Aracruz

Reservas naturais, manguezais, praias, rios, lagoas e aldeias indígenas

Aracruz é uma cidade do litoral norte capixaba, se destaca por ser um local tranquilo e sossegado. Num litoral de 48 km, o município conta com inúmeras praias bucólicas que são verdadeiras imagens de cartões-postais com enseadas, cercadas de árvores de restinga.

 

Na divisa com Nova Almeida, a Praia de Gramuté é totalmente preservada, com águas tranquilas e vegetação diversificada e sem construções nos seu 1,3 km de extensão. Quando a maré está baixa, se formam piscinas naturais no meio das pedra, o que tem levado muitos turistas ao local. O acesso se dá por uma trilha, próxima ao portal da cidade.

A Praia de Putiry possui pouca vegetação, areia grossa, pedras e poucas ondas. É rica em algas e fauna marinha. Sua bucólica enseada é um convite para relaxar e contemplar.

 

Apesar da grande quantidade de rochas, a Praia Formosa de 1,8 km tem águas rasas e tranquilas se tornando excelente opção para banho. Emoldurada por coqueirais, piscinas naturais, areias finas e amareladas, faixa larga de areia, possibilita praticar esportes. A vegetação nos arredores possui características da Mata Atlântica.

A Praia de Santa Cruz fica junto à foz do Rio Piraquê e por isso a mistura das água doce e salgada. De águas limpas e calmas, praticamente uma lagoa, com algumas pedras, a praia é cercado de vegetação e conta com uma vila de pescadores.

 

A praia de Coqueiral de Aracruz ou Praia da Sauna tem poucas ondas, indicada para pessoas de todas as idades. Recifes, belas árvores e coqueiros cercam a orla, tornando num cenário espetacular!

 

A movimentada Praia dos Padres tem cerca de 1 km de extensão, uma pequena faixa de areia, com recifes e uma vegetação de restinga, o local é frequentado por surfistas e oferece uma boa estrutura com restaurantes e quiosques.

A Praia dos Quinze, Praia Virgem, Praia das Conchas, Praia de Comboios, possui base do Projeto Tamar, Praia da Barra do Riacho, Praia do Portal são outras praias que compõe o cenário paradisíaco das praias bucólicas de Aracruz. Cada uma mais linda que a outra.

Quem gosta de uma boa pescaria o point é a Praia do Sauê, seus 800 metros de extensão é cercada vegetação, a mata preservada é onde fica a foz do Rio Sauê, que forma uma lagoa para tomar banho que enfeita o cenário.

 

Em relação as praias anteriores, ela é mais urbana, mas mantendo o lado rústico do município. A Praia Mar azul é de águas claras, rasas e calmas com formações de arrecifes.

 

A Praia da Barra do Sahy tem seus 2,5 de calçadão bem movimentados. Durante o verão e Carnaval, um dos mais populares da região, o número de frequentadores aumentam bastante devido as festas que ocorrem. À noite, o calçadão se transforma em passarela. Possui vila de pescadores e muitas castanheiras.

Alguns sítios para passar o dia e curtir em meio a natureza: Recanto das Águas, Sítio Afontana, Sítio Sabor e Aroma, Sítio Poltronieri, Sítio Tia Marta e Roça do Zé, este possui piscinas com fundo de rochas naturais, área de camping e uma lanchonete.

Único município capixaba com aldeias indígenas

 

Aracruz é uma região privilegiada, é o único município capixaba que possui índios vivendo em aldeias, sendo:

4 aldeias Guaranis: os mais tradicionais, são índios que ainda mantém sua cultura muito forte. Os Guaranis migraram do sul do País por volta da década de 60.

5 aldeias Tupinikins: são os índios remanescentes que devido ao contato com o “homem branco” perderam um pouco das tradições, mas ainda tentam mantê-las.

 

As aldeias estão abertas à visitação, desde que se pague uma taxa, é preciso agendar antes, pois eles recebem os turistas com boa vontade, mas querem se preparar para mostrar sua cultura através das danças, língua, religião, artesanato, comidas típicas e costumes.

 

A Aldeia Temática Piraquê-Açú foi locação do filme “O Eremita, as outras aldeias são: Aldeia Boa Esperança (Tekoá Porã) a aldeia produz uma variedade de bijuterias feitas com sementes coloridas, palha e madeira; cestos e peneiras à base de palha e cipó; e panelas de barro, Aldeia Caieiras Velha, Aldeia Combois, Aldeia Irajá, Aldeia Pau Brasil, Aldeia Tekoá Mirim e Aldeia Três Palmeiras (Boapy Pindo).

O rio Piraquê-Açú, cujo nome significa peixe grande, um dos destaques da natureza preservada da cidade é ideal para pesca e passeios. O Pontal do Piraquê-Açú fica na margem norte da foz do rio, onde tem uma pequena prainha chamada de Praia da Balsa, é daqui que saem os passeios de escuna pelo rio Piraquê-Açú, o manguezal do rio Piraquê-Açú é o 5° maior da América Latina.  A escuna “Princesinha do mar” sai às 10h e o passeio dura 2h, no trajeto você vai se deslumbrar com uma paisagem única e espetacular, passando pelo rio Piraquê-Mirim e toda a biodiversidade do encontro do rio com o mar. A parada para banho é feita num platô com bar cercado de água.

A cidade também tem construções antigas

 

Para chegar na Igrejinha ou Capelinha de Monte Serrat é preciso fazer a trilha do Morro Monte Serrat, pois é no topo do morro que se encontra a igrejinha, eu fui com a equipe Up Rope Adventure.

Veja como foi a nossa subida até a Igreja do Pelado que fica no topo do Monte Serrat

Igreja Matriz São João Batista é a principal da cidade, fica em frente à Praça Monsenhor Guilherme Schmitz onde está o letreiro Eu amo Aracruz, uma pintura de asas de anjo, e a estátua do “dono da praça” sentado no banco.

 

 

Igreja Católica de Santa Cruz, Igreja de São Benedito do Rosário, Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus e a Igreja Nossa Senhora da Penha completam as igrejas do município.

Estação Biológica Marinha Augusto Ruschi é uma reserva natural e particular aberta ao público, que incentiva a educação ambiental, conservar a natureza e fomentar pesquisas. O local possui área de camping, além de diversas trilhas.

Fábrica Aracruz Celulose, que virou Fibria e hoje é a Suzano Papel e Celulose, uma empresa brasileira de papel e celulose. É a maior produtora global de celulose de eucalipto e uma das 10 maiores de celulose de mercado, além de líder mundial no mercado de papel, com cerca de 60 marcas em quatro linhas: cutsize, revestidos, não revestidos e papel-cartão. O Portocel pertence a empresa, é de onde sai a celulose para o mundo.

 

Quando a empresa se chamava Aracruz Celulose, eu tive a oportunidade de trabalhar como Relações Públicas, eu era responsável pelas visitas guiadas nos setores da fábrica, de acordo com cada segmento da visita.

 

Quando era criança, a visita acontecia no “Projeto Cereias” (com c mesmo!), voltado para recuperação de animais encontrados na mata, levava as crianças para almoçar no Clube da Orla, pra elas ficarem mais à vontade e correrem pelo gramado…

 

Visita técnica providenciava um especialista da área, foi uma época muito bacana da minha vida, e muito curtida também. Cada visita aprendia algo a mais. Me lembro da visita de campo, no meio dos eucaliptos com uma faculdade de meio ambiente…  Foi um divisor de águas pra mim, empresa muito boa para trabalhar e pessoas incríveis que conheci e trouxe para minha vida.

SESC – Centro de Turismo Social e Lazer é um parque aquático com hotel próprio, restaurante, bares e lanchonetes. Ao caminhar pelo parque você vai encontrar trilhas e espaços temáticos de outros países. Em frente ao Sesc possui a frente de 1 castelo, que não descobri sua história, quem souber…

 

Museu histórico de Santa Cruz funciona numa antiga construção do século XX, que funcionou como Casa de Câmara e Cadeia. O acervo possui objetos e elementos que representam e contam a trajetória histórica do município.

Tive a oportunidade de ficar em 2 campings: Acampamento Presbiteriano Betel e o Clube dos Pelicanos. Ainda tinha a Arca Camping, mas este eu não acampei, só passei em frente…

Casa de Câmara e Cadeia, Casa de Cultura Angélica Pandolfi, Fonte do caju, Mercado Municipal, Parque Natural Municipal “David Victor Farina” e Parque Natural Aricanga “Waldemar Devens” e o Teatro municipal são alguns atrativos turísticos da cidade.

 

E assim, foi minha passagem pelo município de Aracruz… Fica aqui a minha sugestão. Prontos para a próxima viagem? Continuem acompanhando a coluna e o programa DAQUIPRALI na Rede TV! E quero a participação de vocês através do Instagram @daquipraliviagem. Me conta se você conhece a região e o que você achou da cidade. Até a próxima!

 

FOTOS: DAQUIPRALI, GOVERNO DO ESTADO DO ES E PREFEITURA DE ARACRUZ E CAMINHA GENTE

Geylla Sall

ARACRUZ

"ARACRUZENse"

Aracruz está localizada na região turística Rota do Verde e das Águas do Estado do Espírito Santo, região Sudeste do Brasil e pertencente à Mesorregião Litoral Norte Espírito-Santense e à microrregião de Polo Linhares.

Aracruz era primitivamente habitado pelos índios temiminós. Em 1556, os padres Brás Lourenço e Diogo Jácome fundaram um núcleo de catequese de Aldeia Nova, atraindo várias tribos, entre elas a do cacique Maracaiaguaçu. Posteriormente, em 1957, com a fundação da Aldeia dos Reis Magos, hoje Nova Almeida, o núcleo passou a denominar-se Aldeia Velha. Em 1948 a sede do município foi transferida para localidade de Sauaçu, que, em 1953, teve denominação alterada, em definitivo, para Aracruz. A freguesia criada com a denominação de Aldeia Velha, pela Resolução Provincial de 1837, era subordinada ao município de Nova Almeida. Em abril de 1848, a Resolução Provincial cria o município de Santa Cruz, hoje Aracruz.

 

O novo município tinha sede na Vila de Santa Cruz. Em 1860 Santa Cruz recebeu a visita do Imperador D. Pedro II e de sua comitiva, que pernoitaram na vila Santa Cruz, onde o Imperador inaugurou o chafariz público e deixou como lembrança de sua passagem seis medidas para líquidos feitas de bronze. Seguindo sua viagem, a Comitiva Imperial atravessou a foz do Rio Piraquê-Açu e visitou a aldeia indígena Tupinikim, em Caieiras Velha, seguindo para a Vila do Riacho. Em 1873 Pietro Tabacchi traz 70 famílias da Itália para trabalharem em sua Colônia Nova Trento. Os primeiros 386 imigrantes italianos saíram do Porto de Gênova em janeiro de 1874 no navio francês Sofia.

 

O navio chegou à Baía de Vitória em fevereiro, e, em março, os imigrantes seguiram para Santa Cruz no vapor Presidente, onde de lá partiram em canoas, através do Rio Piraquê-Açu, para a colônia Nova Trento na fazenda do Morro das Palmas, em Córrego Fundo. Em 1891 a Vila de Santa Cruz é elevada à cidade por Decreto Estadual, tornando-se uma vila próspera e seu porto fluvial o mais movimentado e por onde escoavam as riquezas da região e do produto do trabalho dos imigrantes italianos, principalmente café e outros produtos agrícolas. Em 1943, a Resolução da Comarca Municipal de Aracruz transfere a sede do município para o povoado de Sauaçu.

 

Fonte: Secretaria de Estado do Turismo – SETUR/ES 

sugestão de vídeo

MAPA DO ES

DISTÂNCIAS CIDADES

Afonso Cláudio
Água Doce do Norte
Águia Branca
Alegre
Alfredo Chaves
Alto Rio Novo
Anchieta
Apiacá
Aracruz
Atílio Vivácqua
Baixo Guandu
Barra de São Francisco
Boa Esperança
Bom Jesus do Norte
Brejetuba
Cachoeiro de Itapemirim
Cariacica
Castelo
Colatina
Conceição da Barra
Conceição do Castelo
Divino de São Lourenço
Domingos Martins
Dores do Rio Preto
Ecoporanga
Fundão

Governador Lindenberg
Guaçuí
Guarapari
Ibatiba
Ibiraçu
Ibitirama
Iconha
Irupi
Itaguaçu
Itapemirim
Itarana
Iúna
Jaguaré
Jerônimo Monteiro
João Neiva
Laranja da Terra
Linhares
Mantenópolis
Marataízes
Marechal Floriano
Marilândia
Mimoso do Sul
Montanha
Mucurici
Muniz Freire
Muqui
Nova Venécia
Pancas
Pedro Canário
Pinheiros
Piúma
Ponto Belo
Presidente Kennedy
Rio Bananal
Rio Novo do Sul
Santa Leopoldina
Santa Maria de Jetibá
Santa Teresa
São Domingos do Norte
São Gabriel da Palha
São José do Calçado
São Mateus
São Roque do Canaã
Serra
Sooretama
Vargem Alta
Venda Nova do Imigrante
Viana
Vila Pavão
Vila Valério
Vila Velha
VITÓRIA

… 138km
… 293km
… 220km
… 198km
… 82km
… 227km
… 81km
… 203km
… 84km
… 148km
… 177km
… 264km
… 282km
… 217km
… 147km
… 135km
… 17km
… 142km
… 135km
… 254km
… 123km
… 234km
… 46km
… 236km
… 320km
… 55km
… 202km
… 210km
… 53km
… 171km
… 71km
… 236km
… 90km
… 202km
… 137km
… 116km
… 127km
… 186km
… 202km
… 170km
… 81km
… 152km
… 138km
… 260km
… 124km
… 47km
… 163km
… 179km
… 340km
… 353km
… 169km
… 162km
… 255km
… 189km
… 271km
… 286km
… 86km
… 357km
… 151km
… 179km
… 105km
… 46km
… 87km
… 83km
… 189km
… 213km
… 239km
… 212km
… 113km
… 28km
… 159km
… 138km
… 104km
… 22km
… 287km
… 238km
… 12km
… 0km

Daquiprali 2022 | Todos os Direitos REservados