Baixo Guandu

Conheça Baixo Guandu de trem

Você sabia que o trem da vale passa em cinco municípios capixabas? Cariacica, Colatina, Fundão, Ibiraçu e Baixo Guandu, os trilhos do primeiro trem chegaram em 1907 e somente a partir daí as atividades econômicas foram intensificadas, até hoje a linha dos trilhos estão em pleno funcionamento, e foi de trem que fui conhecer Baixo Guandu.

 

TREM DE PASSAGEIROS DA VALE

Para comprar a passagem do Trem de passageiros da Vale, você pode ir direto na estação ou entrar no site tremdepassageiros.vale.com e escolher o destino que além dos capixabas também tem cidades mineiras, o destino final do trem é na capital mineira, Belo Horizonte.

Existem 3 tipos de categorias de vagões: Executivo, Econômico e Cadeirante. Além disso, o trem possui vagão restaurante que oferece serviço de lanchonete e restaurante, para quem quiser almoçar ou jantar. Poltronas confortáveis, TV, tomadas individuais para carregar eletrônicos… O trem sai todos os dias às 7h e retorna pra Vitória às 20h30, independente do destino que você escolher, então a minha sugestão é se você escolher um destino em que você ficaria menos de 3horas no lugar, opte por dormir e voltar dia seguinte no mesmo horário que você chegou, pois o trem vai estar lá… e assim você consegue curtir a cidade, a não ser que o seu passeio seja somente passear de trem…

MEU ROTEIRO

No meu caso, acordei cedinho e fui para estação Pedro Nolasco, em Cariacica de onde sai o trem às 7h. Às 10h20 eu já estava desembarcando na cidade, e fui em busca da Igreja Matriz São Pedro que fica na praça principal da cidade.

Na segunda metade do século XIX, há relatos de que o povoado do Guandu recebeu a visita do padre Francisco de Paula Telles e dos capuchinhos Bento de Búbbio e Miguel do Amor Divino. Logo veio a construção da primeira capela, em 1887, na atual Praça Getúlio Vargas. O padre Aristides iniciou a construção da igreja matriz, em 1942. Muitos criticaram o tamanho do templo, mas ele dizia que eles estavam construindo uma igreja para daqui a 50 anos. Em 1944, padre Alonso Benício Leite assumiu a paróquia, e em 1950, inaugurou a Escola Paroquial.

Mercínio Gobbo, que foi coroinha e hoje é diácono, abriu as portas da igreja e contou toda a história de cada espaço, vitrais e imagens, incluindo a Secretaria Paroquial e o Museu, ambos ficam atrás da igreja, numa área linda verde e aberta, no canto direito tem uma Gruta de Nossa Senhora da Aparecida. O espaço é usado para encontro dos fiéis e orações para santa na gruta.

Igreja São José e a Igreja Adventista do 7º dia são outras igrejas turísticas, a adventista passou por uma reforma moderna e mudou todo o charme de prédio que possuía.

Igreja Nossa Senhora Auxiliadora tem acesso através da estrada para a Rampa do Monjolo e situada a uma altitude de 592 metros, essa construção religiosa é cercada por uma bela paisagem natural.

No projeto da Praça São Pedro foi considerado o clima da cidade trazendo o verde que faltava, incluindo assim, plantação de mudas que ao crescer vão dá sombras aos seus moradores. Na praça possui banheiros, bancos, quadra esportiva e uma Estátua do padre Alonso Benício Leite de 1,70m. Senti falta da Concha Acústica que tinha quando fui a primeira vez lá, era parecida com a concha do Parque Moscoso de Vitória, porém em menor proporção.

 

Almocei num restaurante em frente à praça Rodrigo Barbosa, e depois segui para o Parque da Lagoa, uma área verde linda, com uma lagoa maravilhosa, um deck e um local super agradável para passar o dia e fazer um pic-nic.

É lá que está o Letreiro Baixo Guandu, de quase 2metros de altura e um parapente no meio, fazendo uma referência à prática de voo livre que acontece na cidade. Você sabe o significado do nome do município?

 

Baixo é uma referência o Rio Guandu por estar numa área baixa e Guandu é derivado de nhandú, uma palavra indígena que significa ema. Assim, pela história, Baixo Guandu significaria ema baixa, ema pequena, pequena ema?

A Rampa do Monjolo é muito famosa na cidade, lá se realiza vários campeonatos mundiais de parapente, eu infelizmente não consegui ir, pois o trem sai 17h da estação, e não daria tempo suficiente para ir e voltar… Talvez se eu tivesse ido assim que cheguei, mas fica pra próxima oportunidade de retornar à cidade. Mas, tenho certeza que vista é linda.

 

Mirante do Rosário II é um ponto estratégico para admiração da beleza da cidade. O local possui mesas com jogos para o lazer e é cercado para dar segurança aos frequentadores, além de pontos de iluminação que permitem a frequência 24 horas por dia.

Pedra da Galinha essa formação rochosa se assemelha-se à figura de uma galinha, está localizada no distrito de Ibituba, e é uma ótima escolha para aqueles que gostam de esportes radicais, sendo indicada para a prática de rapel.

Sítio Vô Regina, Sítio da Fantasia e Sítio Raasch são sítios que podem ser visitados como turismo rural e experimentar produtos locais, como cachaça de manga.

 

A Usina Hidrelétrica de Mascarenhas entrou em funcionamento em 1974. A barragem fica no Rio Doce e Projetada pela Companhia Central Brasileira de Força Elétrica, sua construção começou em 1968. No início sua potência efetiva era de 123 MW, a energia gerada foi capaz de tornar o Espírito Santo auto-suficiente.

Cachoeira de Ato Laje, localizada a 800 metros de altitude, na divisa dos municípios de Baixo Guandu e Itaguaçu. É o ambiente ideal para fazer trilhas, em meio a uma área de vegetação remanescente da Mata Atlântica.

E pra fechar com doce de ouro, parei na Doce Presença e pedi um bolo delicioso de chocolate e morango.

Outras atrações turísticas que não visitei: Atelier de Cerâmica do artesão Ailsomar, Capela do Divino, Fábrica Primorosa e Pedra do Souza.

 

E assim, foi minha passagem pelo município de Anchieta… Fica aqui a minha sugestão. Prontos para a próxima viagem? Continuem acompanhando a coluna e o programa DAQUIPRALI na Rede TV! E quero a participação de vocês através do Instagram @daquipraliviagem. Me conta se você conhece a região e o que você achou da cidade. Até a próxima!

 

FOTOS: DAQUIPRALI, GOVERNO DO ESTADO DO ES, PREFEITURA DE BAIXO GUANDU E ALIANÇA GERAÇÃO DE ENERGIA

Geylla Sall

BAIXO GUANDU

"guanduense"

O município está localizado na região Centro-Oeste do Espírito Santo, tem 931 quilômetros quadrados de área e uma população de aproximadamente 30 mil habitantes. Baixo Guandu, com clima tropical megatérmico e subúmido, possui quatro distritos (Alto Mutum Preto, Ibituba, Km 14 do Mutum e Vila Nova do Bananal) e faz parte da região turística de Doce Pontões. Com uma cultura e um povo hospitaleiro, a cidade apresenta deliciosa comida caseira e belezas naturais com lindas paisagens, como a Pedra do Souza, além de belas cachoeiras e um riquíssimo artesanato.

 

A história de Baixo Guandu está diretamente ligada ao pioneirismo que marcou o começo do século XX na região do Vale do Rio Doce. Os trilhos do primeiro trem chegaram em 1907 e somente a partir daí as atividades econômicas foram intensificadas. A madeira abundante era retirada e levada pelos comboios à capital. Segundo depoimento de bandeirantes e viajantes que percorreram o baixo do Rio Doce, desde a segunda metade do século XIX até os meados do século passado, os índios botocudos filhos da terra eram senhores da região compreendida entre o Rio Doce e o Rio São Mateus.

 

Os colonos estrangeiros se estabeleceram no Vale do Guandu e outros no ribeirão do Lage. Em ambas as margens, há, ainda hoje, sinais marcantes da herança europeia no município. Como se tivesse havido o desejo de reparar a supressão do Distrito de Baixo Guandu, o presidente Henrique da Silva Coutinho criou a colônia, em 1905, compreendendo essa área não legítima do Vale do Guandu até os limites com o município de Afonso Cláudio e com Minas Gerais. Repartida e doada a porção em lotes, estes foram vendidos aos colonos italianos, franceses e espanhóis neles lotados.

 

Fonte: Secretaria de Estado do Turismo – SETUR/ES 

SUGESTÃO DE VÍDEO

MAPA DO ES

DISTÂNCIAS CIDADES

Afonso Cláudio
Água Doce do Norte
Águia Branca
Alegre
Alfredo Chaves
Alto Rio Novo
Anchieta
Apiacá
Aracruz
Atílio Vivácqua
Baixo Guandu
Barra de São Francisco
Boa Esperança
Bom Jesus do Norte
Brejetuba
Cachoeiro de Itapemirim
Cariacica
Castelo
Colatina
Conceição da Barra
Conceição do Castelo
Divino de São Lourenço
Domingos Martins
Dores do Rio Preto
Ecoporanga
Fundão

Governador Lindenberg
Guaçuí
Guarapari
Ibatiba
Ibiraçu
Ibitirama
Iconha
Irupi
Itaguaçu
Itapemirim
Itarana
Iúna
Jaguaré
Jerônimo Monteiro
João Neiva
Laranja da Terra
Linhares
Mantenópolis
Marataízes
Marechal Floriano
Marilândia
Mimoso do Sul
Montanha
Mucurici
Muniz Freire
Muqui
Nova Venécia
Pancas
Pedro Canário
Pinheiros
Piúma
Ponto Belo
Presidente Kennedy
Rio Bananal
Rio Novo do Sul
Santa Leopoldina
Santa Maria de Jetibá
Santa Teresa
São Domingos do Norte
São Gabriel da Palha
São José do Calçado
São Mateus
São Roque do Canaã
Serra
Sooretama
Vargem Alta
Venda Nova do Imigrante
Viana
Vila Pavão
Vila Valério
Vila Velha
VITÓRIA

… 138km
… 293km
… 220km
… 198km
… 82km
… 227km
… 81km
… 203km
… 84km
… 148km
… 177km
… 264km
… 282km
… 217km
… 147km
… 135km
… 17km
… 142km
… 135km
… 254km
… 123km
… 234km
… 46km
… 236km
… 320km
… 55km
… 202km
… 210km
… 53km
… 171km
… 71km
… 236km
… 90km
… 202km
… 137km
… 116km
… 127km
… 186km
… 202km
… 170km
… 81km
… 152km
… 138km
… 260km
… 124km
… 47km
… 163km
… 179km
… 340km
… 353km
… 169km
… 162km
… 255km
… 189km
… 271km
… 286km
… 86km
… 357km
… 151km
… 179km
… 105km
… 46km
… 87km
… 83km
… 189km
… 213km
… 239km
… 212km
… 113km
… 28km
… 159km
… 138km
… 104km
… 22km
… 287km
… 238km
… 12km
… 0km

Daquiprali 2022 | Todos os Direitos REservados