Ecoporanga

Descubra o que fazer em Ecoporanga

A terra da beleza capixaba, possui em sua extensão territorial muitos atrativos turísticos para serem visitados, alguns deles bem pertinho e que garantem uma diversão a sua família, contemplação da natureza e muito conhecimento, é o caso da primeira atração que eu parei para conhecer.

Igreja Matriz São José Operário, mais que um ponto turístico da cidade, o cartão-postal exala beleza em sua construção. A Igreja fica foi fundada em 27 de fevereiro de 1962.  Além desta tem também a Igreja de São Pedro.

Essa é a Praça João Corsino de Freitas, tem um monumento das bandeiras logo no início dela, e os homens da terceira idade costumam sentar e jogar conversa fora.

A Praça João XXIII é a praça da igreja, muito bem cuidada, com florzinhas e bem verdinha, point da galera após a missa e ainda tem também a Praça do Homero Amante.

O Horto Municipal João Dal’Col Sobrinho está localizado na área rural, quem cuida é um caseiro que reside no parque com sua família, é ele quem abre as portas do horto para gente visitar. Atualmente o espaço verde possui cerca de 200 árvores de seringueiras. O local é perfeito para amantes do ecoturismo, para caminhar e desfrutar do ar puro e fresco. No local há uma pequena trilha que percorre mais ou menos um quilômetro a dentro na floresta para melhor.

Eu não sei o nome desta pedra, ela fica no caminho do Horto e achei maravilhosa.

Outra opção de aventura é a Pedra da Viúva. A pedra fica localizada no distrito chamado Cotaxé, cerca de 33,9km de distância do Centro. O local possui esse nome, pois, segundo moradores locais, no topo da pedra residia um casal de índios que para se alimentarem tinham que descer a pedra pendurados em um “cipó”, porém, um dia o cipó veio a romper e o índio a falecer. A esposa do índio continuou a habitar a pedra por longos anos, dando origem ao nome “Pedra da Viúva”.

Tombado como patrimônio histórico, o Monte Fujiyama é um marco simbólico de Ecoporanga. A montanha que era chamada de Pedra da torre de televisão ou Pedra do Cruzeiro tem o nome atual inspirado pelo monte Fuji no Japão e pela sua similar semelhança de um triângulo. O local tem aproximadamente 1km de distância até o topo e nos proporciona uma linda vista panorâmica de toda a cidade. O local também é muito utilizado para voo livre e trilha, muitos turistas visitam a cidade para subirem o morro no dia de Nossa Senhora da Aparecida para pedir ou agradecer benções.

Destaca-se em Ecoporanga um milenar “Jequitibá Rosa”, também conhecido como “Jequitibá Rei”, localizado a 12 km da sede do município, com 7,85 metros de circunferência e 33 metros de altura, sua copa mede aproximadamente 10 metros. O jequitibá tem entre 500 e 700 anos e é um dos pontos mais visitados. A árvore fica na propriedade da família “Mariano” que sempre lutaram para que a mata fosse preservada, um lugar para que os amantes da natureza e o ar puro possam prestigiar.

Ecoporanga tem muitas cachoeiras, entre elas, a Cachoeira Bonita, uma das cachoeiras mais visitadas, fica a uns 4km da saída, na propriedade dos Maias, e quem curte acampar, o local aceita pessoas querem acampar.

A Cachoeira do Aloísio fica na área rural do município, embora seja propriedade particular, o local é aberto para o público sem restrições de horários, além de entrada franca, o lugar é específico para amantes do ecoturismo. Na propriedade há um pequeno barzinho com opções de lanche rápido. A cachoeira proporciona uma queda d’água de pouco mais de 3 metros, formando uma pequena lagoa para se refrescar e se divertir. Uma pequena ponte cruza o riacho e nos leva até um lago, a galera se pendura num “balanço cipó” para pular no lago.

Uma das maravilhas de Ecoporanga que atrai muitos turistas amantes do ecoturismo é a Cachoeira do Arco-íris, localizada nas terras de Sebastião Luiz Mendes, que ao adquirir as terras deixou intacto o local para continuar sendo uma Reserva Natural. O nome se originou devido à altura da cachoeira onde a queda das águas batem nas rochas e formam brisas, e entre estas brisas é possível ver a formação de um lindo arco-íris.

Conhecida como Cachoeira do Luizão o lugar é mais uma opção para galera se deliciar e se refrescar

Vale a pena dar uma passada também na Província Madre Regina, no Sítio Canaã, ir na Pedra dos Marianos e fazer comprinhas de produtos locais no Mercado Municipal Homero Leandro de Faria.

 

E assim, foi minha passagem pelo município de Ecoporanga… Fica aqui a minha sugestão. Prontos para a próxima viagem? Continuem acompanhando a coluna e o programa DAQUIPRALI na Rede TV! E quero a participação de vocês através do Instagram @daquipraliviagem. Me conta se você conhece a região e o que você achou da cidade. Até a próxima!

 

FOTOS: DAQUIPRALI, GOVERNO DO ESTADO DO ES, IMAGENS DA INTERNET E PREFEITURA DE ECOPORANGA

Geylla Sall

ecoporanga

"ecoporanguense"

Há três versões para o significado do nome Ecoporanga. A mais tradicional é a indígena, que quer quer dizer local onde se produz o eco do nhambu, ave do tamanho do perdiz, de bico e pés vermelho. Já no dicionário Tupi/Português; de Luiz Carlos Tibiricá, indica que Ecoporanga significada Beleza, Virtude. Segundo os historiadores Renato e Luiz Guilherme Santos Neves, o termo Ecoporanga foi retirado de um dicionário de língua Tupi, significando Terra de Prosperidade.

 

A criação do município teve início no ano de 1937 quando Jacinto Antônio Dias, um dos primeiros colonizadores, doou uma área de terra, com 28 hectares, na qual hoje está instalada a sede da cidade. Inicialmente era denominado Patrimônio do Quinze. Divergências de ordem política conturbaram a vida da região e provocaram um atraso no processo de instalação do município de Ecoporanga.

 

Em 1943, o lugarejo foi elevado a distrito e em 1948 à categoria de povoado de Rubinópolis. Só em 18 de dezembro de 1953 surge o nome Ecoporanga, quando foi elevado à vila e desmembrado do município de Barra de São Francisco, passando a fazer parte do município de Joeirana, instalando-se como sede nesta localidade em 9 de abril de 1955. No início de 1955 a sede do município de Joeirana estava ocupada por autoridades do Estado de Minas Gerais (4 mil soldados). Toda essa região pertencia ao chamado “Contestado”, disputa de terras entre os estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Em função dos conflitos territoriais entre os dois estados na Região do Contestado, após um ano e meio a sede de Joeirana retorna para Minas Gerais.

 

Fonte: Secretaria de Estado do Turismo – SETUR/ES 

SUGESTÃO DE VÍDEO

MAPA DO ES

DISTÂNCIAS CIDADES

Afonso Cláudio
Água Doce do Norte
Águia Branca
Alegre
Alfredo Chaves
Alto Rio Novo
Anchieta
Apiacá
Aracruz
Atílio Vivácqua
Baixo Guandu
Barra de São Francisco
Boa Esperança
Bom Jesus do Norte
Brejetuba
Cachoeiro de Itapemirim
Cariacica
Castelo
Colatina
Conceição da Barra
Conceição do Castelo
Divino de São Lourenço
Domingos Martins
Dores do Rio Preto
Ecoporanga
Fundão

Governador Lindenberg
Guaçuí
Guarapari
Ibatiba
Ibiraçu
Ibitirama
Iconha
Irupi
Itaguaçu
Itapemirim
Itarana
Iúna
Jaguaré
Jerônimo Monteiro
João Neiva
Laranja da Terra
Linhares
Mantenópolis
Marataízes
Marechal Floriano
Marilândia
Mimoso do Sul
Montanha
Mucurici
Muniz Freire
Muqui
Nova Venécia
Pancas
Pedro Canário
Pinheiros
Piúma
Ponto Belo
Presidente Kennedy
Rio Bananal
Rio Novo do Sul
Santa Leopoldina
Santa Maria de Jetibá
Santa Teresa
São Domingos do Norte
São Gabriel da Palha
São José do Calçado
São Mateus
São Roque do Canaã
Serra
Sooretama
Vargem Alta
Venda Nova do Imigrante
Viana
Vila Pavão
Vila Valério
Vila Velha
VITÓRIA

… 138km
… 293km
… 220km
… 198km
… 82km
… 227km
… 81km
… 203km
… 84km
… 148km
… 177km
… 264km
… 282km
… 217km
… 147km
… 135km
… 17km
… 142km
… 135km
… 254km
… 123km
… 234km
… 46km
… 236km
… 320km
… 55km
… 202km
… 210km
… 53km
… 171km
… 71km
… 236km
… 90km
… 202km
… 137km
… 116km
… 127km
… 186km
… 202km
… 170km
… 81km
… 152km
… 138km
… 260km
… 124km
… 47km
… 163km
… 179km
… 340km
… 353km
… 169km
… 162km
… 255km
… 189km
… 271km
… 286km
… 86km
… 357km
… 151km
… 179km
… 105km
… 46km
… 87km
… 83km
… 189km
… 213km
… 239km
… 212km
… 113km
… 28km
… 159km
… 138km
… 104km
… 22km
… 287km
… 238km
… 12km
… 0km

Daquiprali 2022 | Todos os Direitos REservados