Dores do Rio Preto

Um tesouro do Espírito Santo

O segundo mais alto município do Estado do ES, só superado por Venda Nova do Imigrante, com 770 metros de altitude em sua sede. Os primeiros moradores de Dores do Rio Preto foram imigrantes mineiros, italianos e portugueses. Dores, como é chamada carinhosamente por seus moradores, é um município que pertence à Região Turística do Caparaó, que dá acesso ao Pico da Bandeira – terceiro maior pico do país, com 2.892 metros, no Parque Nacional do Caparaó, ícone do montanhismo brasileiro – pelo lado capixaba, sendo o único a ter uma portaria de acesso no Espírito Santo, que fica no distrito de Pedra Menina, com isso o fluxo de aventureiros na cidade é intenso.

Além do montanhismo, o município oferece diversas opções de roteiros, como Cicloturismo, Observação de aves, conhecida como Birdwatching ou binding e Rota dos cafés especiais.

Uma observação peculiar é o fato da Igreja de Nossa Senhora das Dores não ficar em frente ou dentro da praça principal. A igreja fica no alto de um morro de onde se tem uma visão privilegiada e as badaladas do sino ecoam por toda a cidade.

Outro local curioso para ser visitado é a Igreja de Nossa Senhora Anunciatta, que hoje são ruínas que reservam muitas histórias desde a década de 1930, construída por um antigo morador do local, logo que chegou da Itália. O objetivo dele era agradecer pelo livramento na viagem, já que uma forte tempestade quase afundou o navio.

Na praça principal o que vai chamar sua atenção é um casarão bem antigo.

Projeto Cama & Café se concretizou aqui, foi o primeiro Cama & Café do Estado, ou seja, você se hospeda num clima de agroturismo numa típica casa italiana rústica que recebe visitantes de todos os cantos do mundo, como a Pousada Águas do Caparaó e Paineiras. Mas quem preferir acampar, os campings são bem estruturados, mas lembre-se que em Dores os termômetros chegam a marcar temperaturas abaixo de zero.

O Parque Nacional do Caparaó está na divisa do Espírito Santo com Minas Gerais, e por isso, o acesso ao Pico da Bandeira se dá pelos dois lados, ou seja, você pode fazer a trilha pelo lado mineiro ou pelo lado capixaba. Abrange um território de aproximadamente 31.800 hectares e Cerca de 80% do parque está no território do Espírito Santo. 

Além da disposição para encarar a subida e o frio é preciso ter muito preparo físico: o percurso da trilha capixaba é bastante acidentado e íngreme, já que a caminhada de 4,2 km começa a mais de 2.100 metros de altura. Eu subi e acampei pelos dois lados, e posso dizer que os dois são difíceis, mas que o esforço e sacrifício vai valer cada pensamento de desistência. Confira como foi minha subida na matéria de Ibitirama.

Possui trilhas, mirantes, piscinas naturais, cachoeiras visíveis no meio da caminhada, mas também tem muitas escondidas mata abaixo as cachoeiras selvagens, que não têm sequer trilhas. Em noite de inverno a temperatura pode chegar até a 8 graus negativos. O nome Pico da Bandeira foi dado pelo fato de que, em 1859, D. Pedro II ter determinado que fosse colocada uma bandeira do Império no pico mais alto da Serra do Caparaó.

 

Além do Pico, estão na Unidade de Conservação cinco dos 10 picos mais altos do Brasil como Pedra Menina com seus 2.037 metros de altitude, que se encontra na entrada do Parque, uma serra de grande beleza com várias cachoeiras com belíssimos cenários naturais. Tem ainda o Pico do Calçado.

As principais festas que acontecem na cidade: Carnaval nas Montanhas, com resgate de blocos de rua e marchinhas; Festa do Milho voltada para a gastronomia típica com milho e tem atrações como dança da peneira, dança do milho, quadrilha e atrações musicais; Festa da Comunidade do Cerro que celebra o café e o leite. A festa tem gastronomia típica, artesanato, danças e música, como moda de viola; Festival nas Montanhas de Pedra Menina, Expoagro recebe mais de 20 mil pessoas e tem atrações como shows, artesanato, produtos de agroturismo, motocross, ciclismo, rodeio, entre outros. Maior festa da região, acontece na área de eventos da sede e Natal de Luz quando toda cidade é enfeitada e a programação envolve brincadeira, coral e a chegada do Papai Noel.

Cachoeira Três Estados tem queda d’água com cerca de 25m, com um volume extenso de água que forma uma piscina natural. Tem este nome porque faz divisa entre os Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, Cachoeira do Remanso, Cachoeira Alta tem uma queda d’água com cerca de 15m e forma em seu curso uma corredeira com 10 pequenas quedas e duas piscinas naturais, Cachoeira Carlinhos, Cachoeira da Farofa, Cachoeira de Cambucá sua queda é de cerca de 5m e forma cascatas, piscinas naturais e uma pequena praia e Cachoeira do Aurélio tem quedas e poços, essas são algumas das cachoeiras da região.

Além das atrações acima, Dores do Rio Preto aguarda sua visita no Artesanato Pássaro Caparaó, no Deck Serra da Seriema ou no Recanto do Caparaó, Sítio Vovô Nininho, Sítio Mundo Novo e ainda na RPPN Águas do Caparaó.

 

E assim, foi minha passagem pelo município de Dores do Rio Preto… Fica aqui a minha sugestão. Prontos para a próxima viagem? Continuem acompanhando a coluna e o programa DAQUIPRALI na Rede TV! E quero a participação de vocês através do Instagram @daquipraliviagem. Me conta se você conhece a região e o que você achou da cidade. Até a próxima!

 

FOTOS: DAQUIPRALI, GOVERNO DO ESTADO DO ES, GABRIELA GRUNEWALD, TADEU BIANCONI, PREFEITURA DE DORES DO RIO PRETO E IMAGENS DA INTERNET

Geylla Sall

dores do
rio preto

"rio-pretense"

O começo do povoamento do município de Dores do Rio Preto é do final do século XIX e início do século XX. Seu primeiro nome foi Vila Divisa, cujo terreno foi doado por Firmino Domingos Dias e pertencia ao município de Guaçuí. Em 1912 foi construída a Estrada de Ferro Leopoldina, que ligava Vila Divisa aos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. A ferrovia ajudou muito o desenvolvimento e o progresso local. Entre o período de 1912 e 1950, o distrito viveu seu apogeu comercial com a exportação de madeiras e de cereais.

 

Em 30 de dezembro de 1963 foi criado o município de Dores do Rio Preto, através da Lei nº 1.914, sendo fundado no dia 7 de abril de 1964. Sua denominação foi dada em homenagem à padroeira Nossa Senhora das Dores e ao Rio Preto, que banha a cidade. Dores do Rio Preto foi palco da Guerrilha do Caparaó, instabilidade política ocorrida em 1964, período em que começou a Ditadura Militar no Brasil. Em 1967 as forças armadas montaram um esquema tático para capturar ex-militares que faziam parte do grupo revolucionário e que estavam refugiados no Parque Nacional do Caparaó. O exército usou como base de acampamento todos os municípios vizinhos, assim como Dores do Rio Preto.

 

Fonte: Secretaria de Estado do Turismo – SETUR/ES 

SUGESTÃO DE VÍDEO

MAPA DO ES

DISTÂNCIAS CIDADES

Afonso Cláudio
Água Doce do Norte
Águia Branca
Alegre
Alfredo Chaves
Alto Rio Novo
Anchieta
Apiacá
Aracruz
Atílio Vivácqua
Baixo Guandu
Barra de São Francisco
Boa Esperança
Bom Jesus do Norte
Brejetuba
Cachoeiro de Itapemirim
Cariacica
Castelo
Colatina
Conceição da Barra
Conceição do Castelo
Divino de São Lourenço
Domingos Martins
Dores do Rio Preto
Ecoporanga
Fundão

Governador Lindenberg
Guaçuí
Guarapari
Ibatiba
Ibiraçu
Ibitirama
Iconha
Irupi
Itaguaçu
Itapemirim
Itarana
Iúna
Jaguaré
Jerônimo Monteiro
João Neiva
Laranja da Terra
Linhares
Mantenópolis
Marataízes
Marechal Floriano
Marilândia
Mimoso do Sul
Montanha
Mucurici
Muniz Freire
Muqui
Nova Venécia
Pancas
Pedro Canário
Pinheiros
Piúma
Ponto Belo
Presidente Kennedy
Rio Bananal
Rio Novo do Sul
Santa Leopoldina
Santa Maria de Jetibá
Santa Teresa
São Domingos do Norte
São Gabriel da Palha
São José do Calçado
São Mateus
São Roque do Canaã
Serra
Sooretama
Vargem Alta
Venda Nova do Imigrante
Viana
Vila Pavão
Vila Valério
Vila Velha
VITÓRIA

… 138km
… 293km
… 220km
… 198km
… 82km
… 227km
… 81km
… 203km
… 84km
… 148km
… 177km
… 264km
… 282km
… 217km
… 147km
… 135km
… 17km
… 142km
… 135km
… 254km
… 123km
… 234km
… 46km
… 236km
… 320km
… 55km
… 202km
… 210km
… 53km
… 171km
… 71km
… 236km
… 90km
… 202km
… 137km
… 116km
… 127km
… 186km
… 202km
… 170km
… 81km
… 152km
… 138km
… 260km
… 124km
… 47km
… 163km
… 179km
… 340km
… 353km
… 169km
… 162km
… 255km
… 189km
… 271km
… 286km
… 86km
… 357km
… 151km
… 179km
… 105km
… 46km
… 87km
… 83km
… 189km
… 213km
… 239km
… 212km
… 113km
… 28km
… 159km
… 138km
… 104km
… 22km
… 287km
… 238km
… 12km
… 0km

Daquiprali 2022 | Todos os Direitos REservados