Nova Venécia

Uma joia do Espírito Santo

Foram inúmeras as vezes que a galera do rapel se organizou para subir a Pedra da Fortaleza e eu nunca consegui ir, então peguei a estrada e fui conhecer Nova Venécia, que recebeu este nome em razão do número de italianos residentes, vindo de Veneza.

O primeiro lugar que eu quis conhecer foi a Casa de Pedra do Perletti, a edificação construída pela família Perletti, entre 1925 e 1929, é um raro exemplar da arquitetura popular da imigração italiana, utilizando pedras, ligas de barro, conchas e óleo de baleia. É um dos últimos imóveis da primeira metade do século XX, remanescente no centro da cidade, e que atesta a sua evolução urbana. Tombada em 1999, a Casa de Pedra representou, durante muito tempo, o mais importante ponto comercial da região, hoje o espaço abriga diversas exposições e eventos culturais.

Escadaria Jamilli Daher Rocha é uma obra arquitetônica que liga a Avenida Vitória à Rua Eurico Salles que foi construída em 1957. Seu estilo foi inspirado na Escadaria Maria Ortiz em Vitória. Antes chamava-se Escadaria da Travessa Itapemirim. Em 2003, foi restaurada e rebatizada com o nome da saudosa dona Jamili, então esposa do prefeito. O mirante fica na parte central, dividindo em duas partes iguais o conjunto de degraus para a direita e para a esquerda. 

Paróquia São Marcos é considerada uma réplica da igreja de Vicenza na Itália, sendo construída na década de 60. Já no final da década de 90 foi reformada. Traz dois painéis frontais em azulejo pintado, com retratações bíblicas e as inscrições “Ide ensinai a todo o mundo” e “Bem aventurados os limpos de coração. Na parte interna há vitrais coloridos, quadros, Jesus Crucificado no centro do altar e imagens religiosas, com destaque para o padroeiro São Marcos. A figura do Leão de São Marcos aparece no alto da entrada principal.

Em 08 de dezembro de 1965, na solenidade da Imaculada Conceição, foi inaugurada a Gruta Nossa Senhora de Lourdes. No primeiro sábado de cada mês há uma missa votiva de Santa Maria, às 7h, na Gruta.

A Passarela Giuseppe Dall’orto construída nos meados dos anos 80 foi levada pela enchente que afetou a cidade em 2013 e no ano de 2014 foi reconstruída uma nova passarela com 81 metros de comprimento com 5,80 largura, interligando duas avenidas, facilitando o acesso dos pedestres e ciclistas, também foi construída para ser mais uma atração turística sobre o rio Cricaré e rende lindas fotos ao nascer e pôr do sol.

Praça Adélio Lubiana situada na beira do rio Cricaré é uma das praças mais frequentadas da cidade e conta com quadras poliesportivas, pista de corrida, parques para as crianças, uma enorme área de eventos que nas sextas-feiras a noite ocorre uma feira de artesanato com barracas de comida. E no fim de tarde dar um excelente passeio em família para ver o espetáculo do pôr do sol na beira do rio.

É onde está o Monumento ao Imigrante Italiano, uma escultura que representa a economia e a tradição do povo. O monumento, que já estava no local, ganhou o acabamento com dois leões esculpidos em granito. É uma linda obra feita pelo italiano Giacomo Castiglia, que chegou para completar aquela que já existia, representando a força do município e a força dos venecianos. A peça foi esculpida em um único bloco de granito com cerca de dez toneladas.

Praça do Imigrante fica em frente a Prefeitura e possui o Monumento ao Imigrante, feito em granito.

Praça Jones Santos Neves e a Praça Ivo Lobo, onde está o letreiro da cidade

Saindo um pouco do Centro fui conhecer o Santuário da Mãe Peregrina, fica numa trilha de terra, segue mata à dentro em direção a Pedra do elefante, mas é uma trilha bem aberta, dá pra ir de carro tranquilamente, para chegar no topo do santuário onde tem uma pequena capela é preciso subir cerca de 400 degraus, de onde se tem uma vista exuberante em meio à floresta.

Fechar os olhos, respirar fundo e imaginar um lugar que emana paz, que você possa se conectar com a natureza e celebrar a fé, essa é a vibe das pessoas que procuram a Gameleira, importante ponto turístico religioso da cidade. A Gameleira está localizada na base do Santuário Nossa Senhora Mãe dos Peregrinos, ela é simplesmente maravilhosa, fiquei encantada com sua beleza e tamanho, ela possui mais de 15 metros de altura e suas raízes chegam a 1,80m de altura. A árvore com mais de 100 anos de idade e seus frutos são consumidos por macacos, morcegos, aves e outros animais, que disseminam largamente suas sementes, sendo assim, seus frutos são bastante consumidos também pelos peixes. O nome Gameleira é derivado de sua madeira macia e fácil de trabalhar, utilizada para fazer gamelas (uma espécie de bacia).

Mangueira centenária, a mangueira coco é uma espécie originária da Índia e tem 103 anos. Dizem que a árvore foi plantada pela parteira cearense Josefina, ela foi chamada para fazer o parto, e como naquela época o recém-nascido não tomava banho de imediato ao nascer, a Josefina ficou por lá uns dois dias, esperando para dar o primeiro banho no bebê. A parteira então, levou três mangas para chupar, e plantou os caroços. A muda que vingou foi da nossa exuberante mangueira, a mangueira ‘‘imune de corte’’, sendo tombada em nível municipal.

E o que não falta por aqui é pedra! 

Pedra da Invejada é uma fantástica formação rochosa destacando toda a beleza paisagística em toda sua volta. É o segundo ponto mais alto do Município, ótimo ponto turístico para fazer trilhas, escaladas, rapel entre outros e ótimo lugar para fotos.

 

Pedra da Fortaleza é considerado o ponto mais alto do Município, a destaca-se na paisagem, com seus 964 metros de altitude. A pedra se destaca no horizonte da região, podendo ser vista a vários quilômetros de distância. Não é uma pedra tão destacada como a famosa Pedra do Elefante, mas merece o destaque pela sua importância e beleza. Uma trilha leva o visitante até ao alto de pedra, de onde pode fazer trilha e se tem uma belíssima vista.

Pedra do Elefante é a atração conhecida com o principal cartão-postal da cidade, o local é procurado pelos amantes de ecoturismo para fazer caminhadas, trilhas ecológicas, trekking, enduros e escaladas. O atrativo faz parte de uma cadeia de pedras de formação rochosa da Serra dos Aimorés, com aproximadamente 600 metros de altitude. É tombado como Monumento Paisagístico Natural pelo Conselho Estadual de Cultura.

a Pedra do Cruzeiro fica localizada em três propriedades, e o acesso se dá pela propriedade da família Targa. Em cima da pedra, possui um altar, bancos, o cruzeiro e uma capelinha dedicada a Nossa Aparecida.

Com uma paisagem colorida e surpreendente, o Paraíso das Plantas é perfeito para quem quer fazer um passeio diferente. Poucas experiências são tão incríveis quanto conhecer um lugar recheado por flores e paisagens bonitas. Estar em meio à natureza é uma experiência que acalma e proporciona sensações incríveis. Além de ser uma Floricultura essa propriedade é aberta para visitação com uma variedade enorme de flores exóticas, plantas, muito verde e com uma grande quantidade de lagos naturais trazendo ao local uma incrível paisagem para apreciar, um roteiro que agrada toda a família. Existe ainda uma linda Capela no morro para oração e fotos.

Sabe o que tem bastante por aqui? Sítios

A Fazenda Santa Rita remete uma viagem à história de Nova Venécia, um resgate histórico-cultural que permite o contato dos mesmos com o passado e, consequentemente, a valorização da história da cidade. O passeio é guiado com dia e horário e ainda pode usufruir da piscina natural para se refrescar, trilha ecológica para passeios em meio a mata, um lindo e enorme jardim para apreciar e relaxar a exuberante natureza. Durante o passeio, também poderá desfrutar de um farto café da manhã oferecido, mediante agendamento. Está sendo construído na sede uma associação das bordeiras Dona Fitinha onde são feitas bordados da época do Barão e artesanatos que poderão ser comprados no local.

Sítio Pedra do Elefantinho localizado pertinho da cidade, o sítio contempla uma excelente estrutura como pesca, caiaque, subir a pedra do elefantinho (que fica dentro da fazenda), ir ao curral e tirar leite das vacas, fazer caminhadas em torno do lago. No sítio possui quartos para dormir, uma excelente opção para passar dias incríveis com a família e amigos.

Sítio Recanto das Pedras, um lugar com uma beleza natural muito agradável que possibilita a prática do ecoturismo e aproveitando a bela paisagem em torno da propriedade com trilhas para o principal atrativo turístico de Nova Venécia a Pedra do Elefante, além de contar com algumas opções de lazer com uma agradável piscina natural para banho, um restaurante para apreciar as delícias da terra, um lago natural para contemplação e fotos e ainda conta com uma casa particular que poderá ser alugada para eventos particulares.

Sítio Recanto Encantado possui suítes e chalés, rio, uma grande área verde com jardim, piscina, churrasqueiras, espaço para jogos, lago, pesque-pague, banho e redes para descanso em volta e área para camping.

Sítio Pinafo uma propriedade com muito espaço verde para você e sua família se divertir. Tem suítes, piscina, represa para banho, redes, parquinho, árvores frutíferas com muito espaço para descansar e aproveitar.

Ainda tem os sítios: rochedo, 6 irmãos, sonho realizado, pedra do presidente, pionti, são lucas, da mata, elias e sítio pôr-do-sol e o AABB,  mas este não oferece hospedagem.

E tem pontos turísticos como Parque Santuário dos Grillos, Circuito das Águas, os rios do Norte, Muniz e Santo Antônio do Quinze, Pedra do Dedo e a Pedra do Oratório e Patrimônio de Bis que também precisam ser visitados.


E assim, foi minha passagem pelo município de Nova Venécia… Fica aqui a minha sugestão. Prontos para a próxima viagem? Continuem acompanhando a coluna e o programa DAQUIPRALI na RedeTV!ES E quero a participação de vocês através do Instagram @daquipraliviagem. Me conta se você conhece a região e o que você achou da cidade. Até a próxima!


FOTOS: DAQUIPRALI, GOVERNO DO ESTADO DO ES, PREFEITURA DE NOVA VENÉCIA, CORREIO9 (CACHOEIRAS DA GAMELEIRA) E JOÃO JÚNIOR.

Geylla Sall

nova Venécia

"veneciano"

Os primeiros habitantes que ocuparam o território do atual município de Nova Venécia foram os índios Aimorés. Em 1870, o major Antônio Rodrigues da Cunha, Barão dos Aimorés, chegou nessas terras. Para fugir da seca, em 1878, muitos cearenses também se instalaram na vila; dez anos depois, chegaram os imigrantes italianos. De acordo com o historiador Rogério Frigério Piva, até o ano de 1892, todos imigrantes estabelecidos na região da Serra dos Aymorés, que atualmente compreende o município, se empregavam nas fazendas de café como meeiros e/ou diaristas.

 

Foi neste mesmo ano, 1892, que um sobrinho do Barão dos Aymorés, chamado Dr. Antônio dos Santos Neves, criou o Núcleo Colonial de Nova Venécia. O nome é uma referência à região de Vêneto, na Itália. Mas antes de se emancipar de São Mateus, Nova Venécia recebeu outros dois nomes: Serra dos Aimorés e Vila Aimoreslândia. O município foi criado em 1953 e atualmente possui três distritos: Guararema, Rio Preto e Santo Antônio do Quinze.

Fonte: Secretaria de Estado do Turismo – SETUR/ES 

SUGESTÃO DE VÍDEO

MAPA DO ES

DISTÂNCIAS CIDADES

Afonso Cláudio
Água Doce do Norte
Águia Branca
Alegre
Alfredo Chaves
Alto Rio Novo
Anchieta
Apiacá
Aracruz
Atílio Vivácqua
Baixo Guandu
Barra de São Francisco
Boa Esperança
Bom Jesus do Norte
Brejetuba
Cachoeiro de Itapemirim
Cariacica
Castelo
Colatina
Conceição da Barra
Conceição do Castelo
Divino de São Lourenço
Domingos Martins
Dores do Rio Preto
Ecoporanga
Fundão

Governador Lindenberg
Guaçuí
Guarapari
Ibatiba
Ibiraçu
Ibitirama
Iconha
Irupi
Itaguaçu
Itapemirim
Itarana
Iúna
Jaguaré
Jerônimo Monteiro
João Neiva
Laranja da Terra
Linhares
Mantenópolis
Marataízes
Marechal Floriano
Marilândia
Mimoso do Sul
Montanha
Mucurici
Muniz Freire
Muqui
Nova Venécia
Pancas
Pedro Canário
Pinheiros
Piúma
Ponto Belo
Presidente Kennedy
Rio Bananal
Rio Novo do Sul
Santa Leopoldina
Santa Maria de Jetibá
Santa Teresa
São Domingos do Norte
São Gabriel da Palha
São José do Calçado
São Mateus
São Roque do Canaã
Serra
Sooretama
Vargem Alta
Venda Nova do Imigrante
Viana
Vila Pavão
Vila Valério
Vila Velha
VITÓRIA

… 138km
… 293km
… 220km
… 198km
… 82km
… 227km
… 81km
… 203km
… 84km
… 148km
… 177km
… 264km
… 282km
… 217km
… 147km
… 135km
… 17km
… 142km
… 135km
… 254km
… 123km
… 234km
… 46km
… 236km
… 320km
… 55km
… 202km
… 210km
… 53km
… 171km
… 71km
… 236km
… 90km
… 202km
… 137km
… 116km
… 127km
… 186km
… 202km
… 170km
… 81km
… 152km
… 138km
… 260km
… 124km
… 47km
… 163km
… 179km
… 340km
… 353km
… 169km
… 162km
… 255km
… 189km
… 271km
… 286km
… 86km
… 357km
… 151km
… 179km
… 105km
… 46km
… 87km
… 83km
… 189km
… 213km
… 239km
… 212km
… 113km
… 28km
… 159km
… 138km
… 104km
… 22km
… 287km
… 238km
… 12km
… 0km

Daquiprali 2022 | Todos os Direitos REservados