Pedro Canário

Conheça a Doce Terra Morena

Conhecida como Doce Terra Morena, Pedro Canário está localizada no extremo norte do Espírito Santo, fazendo fronteira com a Bahia, e o que falta é motivo para você querer conhecer este município encantador.

Entre os atrativos turísticos está a Igreja Matriz Nossa Senhora de Fátima possui arquitetura inspirada em palacetes europeus. No seu interior, o altar da igreja possui um belíssimo afresco em óleo sobre tela produzido pelo artista italiano Fernando Vignolli – que veio ao Brasil em 1998 especialmente para desenhar a obra, a pedido do padre Carlos Faggion. O afresco tem como tema “Cristo Ressuscitado Sobre a Cidade de Pedro Canário”. Belíssima obra de arte que encanta, emociona, consagra e faz refletir. Eu fiquei horas admirando a pintura, é maravilhoso quando você chega num local e tem essas surpresas.

Águas frias e convidativas

Lagoa Augusto Ruschi é a lagoa central, um dos maiores patrimônios hídricos regionais e cartão-postal da cidade. Numa homenagem ao famoso ambientalista capixaba, a Lagoa Augusto Ruschi é um dos lugares mais paradisíacos da cidade. Garças silvestres e tuiuiús fazem do lugar um verdadeiro recanto natural de vida em abundância. O local é ainda o preferido para a prática de caminhadas, ciclismo e bate papo de fim de tarde.

O Município de Pedro Canário conta ainda com 6 cachoeiras: Cachoeira Criminosa, Cachoeira da Serra Verde, Cachoeira da Igreja, Cachoeira do Ubirajara e Cachoeira da Captação. Todas são points da galera durante o verão. Conheça também: Represa Recanto dos Amigos.

 

A sexta está situada na propriedade da Família Norberto, a Cachoeira dos Pretos é rica em flora e fauna exuberantes, trilhas ecológicas e trechos preservados de Mata Atlântica. As quedas d’águas frias, medicinais e revigorantes atraem a galera no verão. Um verdadeiro convite para usufruir de um dia incrível em meio a natureza.

Trilhas ecológicas

Pedro Canário é rico em áreas reservadas para trilhas ecológicas, cercados pela Mata Atlântica e diversas espécies raras da nossa flora/fauna.

Imponente e arrebatador, o Vale do Rio Itaúnas encanta com sua flora e fauna exuberantes, lá é possível encontrar cactos gigantes, bromélias e espécies raras de flores são encontradas em abundância nas margens.

Cercado pela natureza e recanto natural de espécies raras. A Fazenda Barra Mansa está localizada a 15 minutos do centro, é uma propriedade privada aberta ao público, são cerca de 2 mil metros de trilhas ecológicas, tem tatus, ovelhas, cabras e porcos, pacas, jaguatiricas e capivaras; orquídeas, samambaias e bromélias. O local reserva ainda 2 represas e o Córrego do Engano, uma atração à parte com quedas d’água de encher os olhos dos banhistas. Além desta fazenda é possível visitar as fazendas Serra Verde e a do balão (onde está localizada a gruta do balão) e o Sítio Nova Descoberta.

Festas e eventos

O Ginásio de Esportes Osman Santana Moura já consagrou muitos atletas capixabas. Nos anos 2000 recebeu escolinhas de base de clubes cariocas como Vasco, Flamengo e Fluminense. Atualmente é o palco de eventos locais, mas mantém o campo de futebol (gramado), praça de alimentação, arquibancada e estacionamento. A vaquejada, famosa na cidade, acontece no Parque da vaquejada.

Praças

Em Pedro Canário possui várias praças: a Praça Nossa Senhora de Fátima, é em frente a igreja matriz e possui uma estátua da santa, e a Praça Presidente Kennedy, Praça de Cristal, Praça dos Correios (feirinha artesanato), Praça da Rodoviária, Praça da Matriz, Praça do Lazer e Praça do Boa Vista. Seja para ler, namorar ou praticar esportes, as praças são uma ótima pedida para encontrar os amigos.

Na Praça Presidente Castelo Branco, está a Residência Oficial onde viveu o fundador Pedro Canário Ribeiro tornou-se ponto de parada obrigatória a nativos, turistas e historiadores. O rústico lugar, mantido em arquitetura simplória até os dias atuais, é a maior lembrança da família que originou o nome do Município. Hoje, é abrigo da Casa de Cultura.


Você também pode conhecer a Casa do Comerciante, Duas Torres e o Morro do Piau.

 

E assim, foi minha passagem pelo município de Pedro Canário… Fica aqui a minha sugestão. Prontos para a próxima viagem? Continuem acompanhando a coluna e o programa DAQUIPRALI na Rede TV! E quero a participação de vocês através do Instagram @daquipraliviagem. Me conta se você conhece a região e o que você achou da cidade. Até a próxima!

 

FOTOS: DAQUIPRALI, GOVERNO DO ESTADO DO ES, PREFEITURA DE PEDRO CANÁRIO, AMUNES E IMAGENS DA INTERNET

Geylla Sall

PEDRO CANÁRIO

"CANARIense"

A princípio, a pequena localidade de Morro Dantas, posteriormente conhecida como Morro da Escola, ficava praticamente isolada (E ainda continua), sendo ligada apenas por uma trilha ao Rio Itaúnas. Daí, por via fluvial se estabelecia a conexão ao Povoado de Pai João, no município de Conceição da Barra.

 

No ano de 1942, chega à região a senhora Júlia Bonelar Dutra e instala uma pequena pensão e um comércio de cereais. Ainda neste ano, vindo de São Mateus, chega o senhor Pedro Canário Ribeiro, baiano, para administrar as terras herdadas pela família.

 

Em 1943, com a vinda da Cia. Industrial de Madeira teve início a fase de extração. Abriu-se uma estrada ligando a localidade de Império (onde hoje é o município de Pedro Canário) ao Rio Itaúnas. A madeira seguia pelo rio até o povoado de Pai João e daí, por via férrea, até a serraria da companhia em Conceição da Barra.

 

Em 1944 foi construída a estrada unindo Morro Dantas a Nanuque, passando pela Vila de Taquaras, então sede do distrito. Esta via trouxe maior movimento ao lugarejo na época e ainda hoje, conserva o traçado original. Em 1948, outra estrada é aberta. Desta feita ligando Braço do Rio Preto a Morro Dantas.

 

Na ocasião também foi construída uma ponte de madeira sobre o Rio Itaúnas.  No ano seguinte, 1949, o senhor Pedro Canário Ribeiro abre sua pensão e um pequeno comércio de secos e molhados. O local transformou-se em referencial dos caminhoneiros que se dirigiam a Nanuque ficando conhecido como parada Pedro Canário, de onde originou-se o nome do município. O início dos anos 50 é marcado por violentos processos de expulsão de posseiros da área rural. Como não havia documentação que regularizasse a posse da propriedade, todos que se sentiam agredidos por invasão utilizavam-se de métodos pouco ortodoxos para fazer valer seus direitos.

 

Em 1951, uma ponte de concreto substitui a antiga ponte de madeira sobre o Rio Itaúnas, a qual era constantemente avariada pelas chuvas e enchentes. No ano de 1953 instala-se em Pedro Canário a Fazenda Paulista (posteriormente fazenda Klabim) para desenvolvimento de lavoura cafeeira. A nova atividade agrícola atrai farta mão de obra à região, coloca o café como item de destaque na economia local e responsável direto pela ascensão dos povoados em seu entorno. No mês de julho de 1957, chega ao povoado a empreiteira responsável pela construção do trecho São Mateus-ES/ Mucuri-BA, da atual BR 101, concluído em 1962. Este advento foi o grande propulsor do povoado de Pedro Canário. A terra rural é super valorizada e surgem os primeiros loteamentos urbanos que formaram a sede do município. Nesta época teve início o programa de Erradicação do café, o que provocou o declínio dos povoadores de Nova Canaã e Água Preta.

 

Já na década de 70, com o advento da BR 101 e o desvio do tráfego rodoviário para esta via, efetivou-se o esvaziamento da antiga sede do distrito – a Vila de Taquaras. Em contrapartida no povoado de Pedro Canário instalam-se diversos estabelecimentos comerciais, serrarias, agência bancária, hospital. Cresce o conglomerado urbano atraído pela nova função de entreposto comercial do povoado.  Provocando grande influência na economia regional desenvolvem-se as indústrias de farinha e as usinas produtoras de álcool e açúcar. Também por esta ocasião tem início as atividades de silvicultura com plantio de eucalipto para produção de carvão (Acesita) e posteriormente para produção de papel e celulose (Aracruz). Estas atividades provocaram um processo de concentração fundiária em razão das vastas áreas exigidas pela cultura e consequentemente iniciou o êxodo rural dos pequenos proprietários que negociavam suas terras e instalavam-se na sede na expectativa de melhoria de vida.

 

Como reflexo destes fatores, o distrito de Taquaras passa a ser denominado Pedro Canário pela lei nº 3.383, de 27 de novembro de 1980, publicada no Diário Oficial em 29 de novembro de 1980. Em 23 de dezembro de 1983, Pedro Canário foi emancipado e tornou-se o 58º município do Estado do Espírito Santo.

Fonte: Secretaria de Estado do Turismo – SETUR/ES 

SUGESTÃO DE VÍDEO

MAPA DO ES

DISTÂNCIAS CIDADES

Afonso Cláudio
Água Doce do Norte
Águia Branca
Alegre
Alfredo Chaves
Alto Rio Novo
Anchieta
Apiacá
Aracruz
Atílio Vivácqua
Baixo Guandu
Barra de São Francisco
Boa Esperança
Bom Jesus do Norte
Brejetuba
Cachoeiro de Itapemirim
Cariacica
Castelo
Colatina
Conceição da Barra
Conceição do Castelo
Divino de São Lourenço
Domingos Martins
Dores do Rio Preto
Ecoporanga
Fundão

Governador Lindenberg
Guaçuí
Guarapari
Ibatiba
Ibiraçu
Ibitirama
Iconha
Irupi
Itaguaçu
Itapemirim
Itarana
Iúna
Jaguaré
Jerônimo Monteiro
João Neiva
Laranja da Terra
Linhares
Mantenópolis
Marataízes
Marechal Floriano
Marilândia
Mimoso do Sul
Montanha
Mucurici
Muniz Freire
Muqui
Nova Venécia
Pancas
Pedro Canário
Pinheiros
Piúma
Ponto Belo
Presidente Kennedy
Rio Bananal
Rio Novo do Sul
Santa Leopoldina
Santa Maria de Jetibá
Santa Teresa
São Domingos do Norte
São Gabriel da Palha
São José do Calçado
São Mateus
São Roque do Canaã
Serra
Sooretama
Vargem Alta
Venda Nova do Imigrante
Viana
Vila Pavão
Vila Valério
Vila Velha
VITÓRIA

… 138km
… 293km
… 220km
… 198km
… 82km
… 227km
… 81km
… 203km
… 84km
… 148km
… 177km
… 264km
… 282km
… 217km
… 147km
… 135km
… 17km
… 142km
… 135km
… 254km
… 123km
… 234km
… 46km
… 236km
… 320km
… 55km
… 202km
… 210km
… 53km
… 171km
… 71km
… 236km
… 90km
… 202km
… 137km
… 116km
… 127km
… 186km
… 202km
… 170km
… 81km
… 152km
… 138km
… 260km
… 124km
… 47km
… 163km
… 179km
… 340km
… 353km
… 169km
… 162km
… 255km
… 189km
… 271km
… 286km
… 86km
… 357km
… 151km
… 179km
… 105km
… 46km
… 87km
… 83km
… 189km
… 213km
… 239km
… 212km
… 113km
… 28km
… 159km
… 138km
… 104km
… 22km
… 287km
… 238km
… 12km
… 0km

Daquiprali 2022 | Todos os Direitos REservados