Santa Teresa

A Itália é aqui!

Considerada a mais italiana cidade do estado, Santa Teresa não deixa a desejar quando o assunto é turismo, sendo bastante procurada por quem quer aventura ou mesmo um pouco de romance em plena serra capixaba. Fui algumas vezes a Santa Teresa e ainda não conheço todas as atrações que a cidade oferece.

Assim que chegar já no Centro Histórico você vai ver casarões antigos e bem conservados, é aqui que está a bela Igreja Matriz de Santa Teresa D’Ávila, inicialmente uma capela construída pelos imigrantes, com uma imagem de Santa Teresa D’Ávilla, trazida da Itália, a construção da igreja como está hoje foi inaugurada em 1906. No passado, era ali que os primeiros moradores se reuniam para rezar.

Um verdadeiro polo de lazer e gastronomia, com boas opções para quem quer comer bem e curtir é a Rua Coronel Bonfim Júnior, conhecida como Rua do Lazer com construções coloridas e charmosas e mesas na calçada. Essa rua possui reconhecido valor histórico, arquitetônico, cultural e paisagístico para o município.

A praça Augusto Ruschi construída em 1936 é conhecida pelos teresenses como “jardim”, com referências europeias, todo arborizado, o local encanta com suas flores, é um oásis de tranquilidade com chafariz, um coreto e um busto em homenagem a Ruschi. 

Tombada como Patrimônio Histórico Estadual, a primeira obra arquitetônica do Município, datada de 1875 era residência de imigrantes italianos. A casa é a mais antiga da cidade é conhecida como Casa Virgílio Lambert, feita de estuque ou tabique, taipa ou ainda pau-a-pique. Os irmãos Antônio e Virgílio Lambert vieram do norte da Itália para o Brasil, originários de uma região ao norte da Itália e tem suas histórias contada em forma de cordel nas paredes e também através de moveis antigos, objetos do dia a dia e fotografias. 

Em frente à residência está a Capela de Nossa Senhora da Conceição, também construída pelos irmãos Lambert, em seu interior está uma imagem da santa esculpida em madeira pelo imigrante italiano Antônio Lambert no ano de 1889.

Biblioteca Municipal Orlando Nascimento é da década de 40, seu acervo possui cerca de 7800 livros.

Casa da cultura, um espaço onde acontecem vários eventos turísticos e culturais e fica ao lado a banca de jornal da cidade.

Museu de Biologia Professor Mello Leitão criado em 1949 é uma grande área verde de 77 mil m² de mata preservada com floresta, córrego, árvores e variadas flores e animais como cobras, macacos, borboletas, araras, tucanos, tartarugas e aves. O destaque do Museu fica na varanda dos colibris, onde dezenas de beija-flores bebericam água em potinhos pendurados. Conhecida como Cidade dos Colibris, Santa Teresa é a terra do importante naturalista brasileiro Augusto Ruschi que estudava os beija-flores. O Brasil possui cerca de 80 espécies de beija-flores ou colibris. No Espírito Santo podem ser encontradas mais de 35 espécies, dessas pelo menos 20 são encontradas em Santa Teresa. O nome do museu faz referência a Cândido Firmino de Mello Leitão. Ele era professor e foi esse amigo de Ruschi que iniciou os contatos com o Museu Nacional. No local também funciona um Pavilhão de Ornitologia, onde estão expostos centenas de espécies de animais taxidermizados (“empalhados”). Desde aves pequenas, até corujas, aves de grande porte e onças.

O Museu da Cultura e Imigração Italiana tem a missão de ampliar a interação da sociedade com sua raiz cultural e com os relatos históricos do Município, mostrando a importância da preservação, difusão e apropriação dos bens e a herança cultural. O Museu conta a história da Imigração Italiana em Santa Teresa, a primeira cidade fundada por imigrantes italianos do Brasil em 1875, conta com grande acervo de utensílios datados daquela época. Seu acervo reúne uma pequena biblioteca com livros escritos por habitantes ou sobre a cidade.

 

No térreo, está a Galeria Cultural Virgínia Gasparini Tamanini, um espaço para produtores locais venderem seus produtos: vinhos, biscoitos, doces, massas, produtos do agroturismo ou artesanato.

Fábrica de Biscoitos Claid’s é uma fábrica com mais de 80 opções de biscoitos doces e salgados num espaço gostoso para ficar.

Me hospedei no Hotel Solar dos Colibris que tem um café da manhã conta com várias delícias caseiras, como pães, biscoitos, bolos e geleias.

Antes chamada de Cachoeira do Country Club agora conhecida como Cachoeira do Parque São Lourenço, fica numa propriedade privada e possui duas quedas, para visitar é cobrada uma taxa de visitação. Ainda tem a Cachoeira do Rúdio, do Strutz e Cachoeira Olho D’água.

Santa Teresa se destaca pela sua produção de vinhos, são 50 hectares de área cultivada por uva, a cidade é responsável por mais de 700 toneladas de uva por ano, por isso opções de vinícolas não faltam na cidade e você pode visita e conhecer todo o processo de produção dos vinhos r e ainda fazer uma degustação com direito a petiscos e queijos que são comercializados no local. Entre elas: Cantina Mattiello, Cantina Romanha, Vinícola Ziviani, Vinícola Tabocas, Vinícola Tomazelli, Vinícola Labiata, Vinícola Rassele e Vinícola Melício Montibeller.

À noite fomos conhecer o Haus Café, adorei a comida e o lugar bem aconchegante!

Parque de Exposições e Eventos Frei Estevão Eugênio Corteletti no dia que fui tinha exposição de carros antigos

Circuito Caravaggio é composto por propriedades rurais lindas que abrem suas portas aos visitantes, algumas delas só funcionam aos fins de semana. A estrada que passa por mais alguns lindos pontos, seja para tirar belas fotos ou para degustar vinhos, cachaças, licores e até espumantes deliciosos como na Casa dei Liquori, Casa dos Espumantes e o Restaurante Villagio Zamprogno.

A Rampa do Caravaggio ou Rampa de Voo Livre Amauri Fernandes fica a 983 metros acima do nível do mar, é o visual mais cinematográfico de Santa Teresa, um dos lugares mais bonitos do Circuito com um belo Mirante do Vale Caravaggio que dá pra avistar todas as montanhas dos arredores.

Outras opções de lazer: Restaurante Taberna Lounge, um típico restaurante Medieval Italiano, Laticínios Lorena, Armazém Caravaggio, Manacá Café, Igreja Nossa Senhora do Caravaggio datada de 1912, Vitale Frutti, uma fábrica de polpas de frutas, Cervejaria Teresense, Cervejaria Três Santas, Capitel de Santo Antônio, Escola São Francisco de Assis, Estação Biológica Santa Lúcia, Igreja de São Sebastião, Mata Agroflorestal, Parque Municipal São Lourenço, Quinta do Mendes, Reserva Biologia Augusto Ruschi, Pepe Chocolates, Cachaça Da Mata e os Sítios Vale Canaã, da Família Romanha, Vago e o Floratta.

E assim, foi minha passagem pelo município de Santa Teresa… Fica aqui a minha sugestão. Prontos para a próxima viagem? Continuem acompanhando a coluna e o programa DAQUIPRALI na Rede TV! E quero a participação de vocês através do Instagram @daquipraliviagem. Me conta se você conhece a região e o que você achou da cidade. Até a próxima!

 

FOTOS: DAQUIPRALI, BLOG DA TRIPSZ, GOVERNO DO ESTADO DO ES, PREFEITURA DE SANTA TERESA E IMAGENS DA INTERNET

Geylla Sall

santa teresa

"teresense"

Município cercado pelas montanhas da região serrana do estado é um dos mais importantes destinos turísticos do Espírito Santo. Cultura marcante, meio ambiente preservado, clima agradável e gastronomia são os principais atrativos de Santa Teresa.

 

Com cerca de 40% de seu território coberto por Mata Atlântica preservada, destaca-se por ter uma das mais exuberantes biodiversidades do mundo. Recentemente, por meio da Lei 226/2012, se tornou a Capital Estadual do Jazz e do Blues e é também conhecida como Terra dos beija-flores, das orquídeas e de Augusto Ruschi, Patrono da Ecologia no Brasil.

O município de Santa Teresa é o maior produtor de uva e vinho do Espírito Santo, representando 80% da produção estadual. Berço da colonização italiana no Brasil, teve sua história iniciada em 1874.

Segundo o sociólogo italiano Renzo M. Grosselli, a Expedição de Pietro Tabacchi, foi o primeiro caso de partida em massa de imigrantes da região norte da Itália para o Brasil. A primeira viagem de imigrantes aconteceu no dia 3 de janeiro de 1874 do Porto de Gênova, em um navio a vela, o “La Sofia”, na expedição Tabacchi, e a segunda pelo “Rivadávia”, ambos de bandeira francesa. O “La Sofia” chegou ao Brasil em 17/02/1874, com 386 famílias para as terras de Pietro Tabacchi, em Santa Cruz.

Contudo, oficialmente, a imigração teve início no Brasil com a chegada do navio “Rivadávia”, que aportou em 31 de maio de 1875, com 150 famílias italianas, encaminhadas para Santa Leopoldina, dentre as quais 60 famílias seguiram para Timbuí, onde no dia 26 de junho de 1875 foram contempladas com lotes territoriais, fundando assim Santa Teresa, denominada então, a primeira cidade de Colonização italiana do Brasil. Consta que uma devota, no início da colonização, possuía um quadro de Santa Teresa de Ávila, em torno do qual os moradores se reuniam para rezar à hora do Angelus. Embora haja outras hipóteses, esta é a mais aceita pelos locais para explicar a origem do nome Santa Teresa.

As correntes migratórias provenientes da Itália continuaram e, em 1877 chegaram os primeiros alemães, suíços e poloneses. Os colonos se dedicaram à agricultura, tendo de início, além da cultura do café e cereais, realizado algumas experiências bem sucedidas, semelhantes às culturas do Trentino, tais como a videira e o bicho da seda.

A pequena Vila rapidamente se desenvolveu e já em 1891 foi criado e instalado o Município de Santa Teresa. Em 1895 foram criadas a Comarca e a Paróquia. Em 1995 foi desmembrado o Distrito de São Roque do Canaã, dando origem a um novo Município.

 

Fonte: Secretaria de Estado do Turismo – SETUR/ES 

SUGESTÃO DE VÍDEO

MAPA DO ES

DISTÂNCIAS CIDADES

Afonso Cláudio
Água Doce do Norte
Águia Branca
Alegre
Alfredo Chaves
Alto Rio Novo
Anchieta
Apiacá
Aracruz
Atílio Vivácqua
Baixo Guandu
Barra de São Francisco
Boa Esperança
Bom Jesus do Norte
Brejetuba
Cachoeiro de Itapemirim
Cariacica
Castelo
Colatina
Conceição da Barra
Conceição do Castelo
Divino de São Lourenço
Domingos Martins
Dores do Rio Preto
Ecoporanga
Fundão

Governador Lindenberg
Guaçuí
Guarapari
Ibatiba
Ibiraçu
Ibitirama
Iconha
Irupi
Itaguaçu
Itapemirim
Itarana
Iúna
Jaguaré
Jerônimo Monteiro
João Neiva
Laranja da Terra
Linhares
Mantenópolis
Marataízes
Marechal Floriano
Marilândia
Mimoso do Sul
Montanha
Mucurici
Muniz Freire
Muqui
Nova Venécia
Pancas
Pedro Canário
Pinheiros
Piúma
Ponto Belo
Presidente Kennedy
Rio Bananal
Rio Novo do Sul
Santa Leopoldina
Santa Maria de Jetibá
Santa Teresa
São Domingos do Norte
São Gabriel da Palha
São José do Calçado
São Mateus
São Roque do Canaã
Serra
Sooretama
Vargem Alta
Venda Nova do Imigrante
Viana
Vila Pavão
Vila Valério
Vila Velha
VITÓRIA

… 138km
… 293km
… 220km
… 198km
… 82km
… 227km
… 81km
… 203km
… 84km
… 148km
… 177km
… 264km
… 282km
… 217km
… 147km
… 135km
… 17km
… 142km
… 135km
… 254km
… 123km
… 234km
… 46km
… 236km
… 320km
… 55km
… 202km
… 210km
… 53km
… 171km
… 71km
… 236km
… 90km
… 202km
… 137km
… 116km
… 127km
… 186km
… 202km
… 170km
… 81km
… 152km
… 138km
… 260km
… 124km
… 47km
… 163km
… 179km
… 340km
… 353km
… 169km
… 162km
… 255km
… 189km
… 271km
… 286km
… 86km
… 357km
… 151km
… 179km
… 105km
… 46km
… 87km
… 83km
… 189km
… 213km
… 239km
… 212km
… 113km
… 28km
… 159km
… 138km
… 104km
… 22km
… 287km
… 238km
… 12km
… 0km

Daquiprali 2022 | Todos os Direitos REservados