São Roque do Canaã

A capital estadual da cachaça

São Roque do Canaã é uma típica cidade de interior, povo hospitaleiro, todo mundo se conhece e com toda a beleza da simplicidade recebe os turistas de braços abertos, de cara já você vai se sentir acolhido e em casa.

Os são roquenses são motivados pela fé e pelas tradições cristãs, e conhecendo a cidade o que eu mais vi foi igreja, todas diferentes e bonitas, entre elas: Igreja de São Pedro, Igreja do Sagrado Coração de Jesus, Igrejinha de São Sebastião, Igreja Luterana, Igreja Nossa Senhora Aparecida e a Igreja Matriz, construída no século XIX por imigrantes italianos com uma estrutura moderna que se mistura com antiga.

Andando pelo Centro você vai conhecer a Praça José Regatieri e admirar diversos casarões italianos que vão chamar a sua atenção merecem um olhar mais demorado.

Fui na Fonte de Água Aldevan Fardim, uma pequena fonte que fica na estrada.

Dois fatores contribuíram para que a cidade recebesse o nome de São Roque do Canaã. Os imigrantes desta região vieram do norte da Itália, onde cultuavam o santo protetor das doenças, São Roque e quando o município passou por uma forte peste que assolou a cidade, se apegaram ainda mais ao santo e não tiveram dúvidas na hora de escolher o nome. Porém já existiam várias cidades com nome de São Roque, então complementaram com Canaã homenageando o Vale do Canaã existente no local.

Devido à variedade de alambiques, a cidade ficou conhecida como a “Capital Estadual da Cachaça”, os apreciadores da bebida visitam a cidade para degustar os sabores que agradam os mais diversos paladares nas diversas cacharias existentes, como a Cachaçaria Suprema e a Cachaçaria Caipira, considerada uma das cachaças mais antigas da região.

Nos atrativos que envolvem o ecoturismo, as cachoeiras da cidade são excelentes opções de descanso e lazer. Entre elas: Cachoeira do Alto Misterioso, Cachoeira de São Pedro, Cachoeira do Amor e a Cachoeira do Mellotti.

A Gruta do Militon, um dos principais atrativos da cidade, fica no distrito São Jacinto, aproximadamente 12 km do Centro, uma opção para quem busca se aventurar na cidade.

Quem gosta de subir morro, pode ficar tranquilo porque a cidade possui alguns morros para trilhar, só ter ânimo e disposição para acordar cedo e subir a Pedreira de São Bento, Pedra da Jacutinga ou ainda para a Pedra do Misterioso.

Além das pedras e morros existem dois lugares que proporcionam ver a cidade de cima: uma vista da Mirante vale do Canaã. O belo local ficou famoso pois serviu de fonte de inspiração para o romance Canaã, publicado em 1902, pelo escritor Graça Aranha e da Rampa Amaury Fernandes, de onde a galera pode praticar esportes de aventura como voo livre de parapente.

 

 

Se você gosta de sítio, pode passar o dia relaxando no Sítio Brunow ou na Parada Zanotelli, um espaço que oferece almoço, petiscos e também prepara o peixe que você pescar por lá. Tem ainda a Parada Pedroni, um centro de lazer para passar o dia curtindo debaixo das sombras das árvores. Em todos, a entrada é gratuita, pode levar alimentação, mas a bebida deve ser consumir no local.

Pela cidade parei nesses pontos:

E assim, foi minha passagem pelo município de São Roque do Canaã… Fica aqui a minha sugestão. Prontos para a próxima viagem? Continuem acompanhando a coluna e o programa DAQUIPRALI na Rede TV! E quero a participação de vocês através do Instagram @daquipraliviagem. Me conta se você conhece a região e o que você achou da cidade. Até a próxima!

 

FOTOS: DAQUIPRALI, GOVERNO DO ESTADO DO ES, PREFEITURA DE SÃO ROQUE DO CANAÃ E IMAGENS DA INTERNET

Geylla Sall

são roque
do canaã

"são roquense"

Os primeiros colonizadores foram famílias de imigrantes italianos que desceram o vale do Canaã no século XIX, entre 1837 e 1880, fundando um povoado às margens do Rio Santa Maria do rio Doce. Devido a aspectos de sua cultura, celebraram o nome do povoado de São Roque, santo protetor das doenças devido uma forte peste que assolou a região além do fato dos imigrantes serem da região norte da Itália, onde o culto ao santo protetor das doenças era bastante difundido naquele tempo. Em 1883 criaram um oratório, onde se encontra erguida hoje, a Igreja Matriz. A paróquia no entanto, somente foi criada, oficialmente, no dia 16/08/1953.

 

O nome São Roque do Canaã foi adotado, em homenagem ao Vale do Canaã e, para diferenciar-se de outras cidades que possuem o nome de São Roque. Pela lei municipal nº 016/97, ficou instituído o dia 16/08 como feriado municipal do dia do Padroeiro São Roque. Os aspectos geográficos importantes são: a Pedreira de São Bento, Cachoeira do Mellotti, São Pedro e outras, além de possuir várias grutas. Quanto ao aspecto sócio cultural, o povo de São Roque do Canaã é tipicamente motivado pela fé e pelas tradições cristãs, notadamente a igreja católica. Na praça da Igreja Matriz foram realizados espetáculos do Teatro Popular Sacro denominados: vida, paixão e morte de Jesus Cristo, durante quase trinta anos, contando com a presença de artistas renomados nacionalmente.

A principal atividade econômica do município é a agricultura, com o cultivo do café, de hortifrutigranjeiros e o cultivo de cana-de-açúcar, matéria prima necessária à fabricação de aguardente. A indústria é dividida em vários setores: indústria de pisos e revestimentos cerâmicos, olarias, esquadrias de madeira e a fabricação de aguardente com cerca de 30 alambiques na região, são atividades secundárias porém, de grande expressão econômica. A cidade é considerada capital estadual da cachaça. Há ainda pequenas fábricas de produtos caseiros, confecções e oficinas diversas. Possui significativa população de descendentes de italianos, alemães e poloneses.

 

Fonte: Secretaria de Estado do Turismo – SETUR/ES 

SUGESTÃO DE VÍDEO

MAPA DO ES

DISTÂNCIAS CIDADES

Afonso Cláudio
Água Doce do Norte
Águia Branca
Alegre
Alfredo Chaves
Alto Rio Novo
Anchieta
Apiacá
Aracruz
Atílio Vivácqua
Baixo Guandu
Barra de São Francisco
Boa Esperança
Bom Jesus do Norte
Brejetuba
Cachoeiro de Itapemirim
Cariacica
Castelo
Colatina
Conceição da Barra
Conceição do Castelo
Divino de São Lourenço
Domingos Martins
Dores do Rio Preto
Ecoporanga
Fundão

Governador Lindenberg
Guaçuí
Guarapari
Ibatiba
Ibiraçu
Ibitirama
Iconha
Irupi
Itaguaçu
Itapemirim
Itarana
Iúna
Jaguaré
Jerônimo Monteiro
João Neiva
Laranja da Terra
Linhares
Mantenópolis
Marataízes
Marechal Floriano
Marilândia
Mimoso do Sul
Montanha
Mucurici
Muniz Freire
Muqui
Nova Venécia
Pancas
Pedro Canário
Pinheiros
Piúma
Ponto Belo
Presidente Kennedy
Rio Bananal
Rio Novo do Sul
Santa Leopoldina
Santa Maria de Jetibá
Santa Teresa
São Domingos do Norte
São Gabriel da Palha
São José do Calçado
São Mateus
São Roque do Canaã
Serra
Sooretama
Vargem Alta
Venda Nova do Imigrante
Viana
Vila Pavão
Vila Valério
Vila Velha
VITÓRIA

… 138km
… 293km
… 220km
… 198km
… 82km
… 227km
… 81km
… 203km
… 84km
… 148km
… 177km
… 264km
… 282km
… 217km
… 147km
… 135km
… 17km
… 142km
… 135km
… 254km
… 123km
… 234km
… 46km
… 236km
… 320km
… 55km
… 202km
… 210km
… 53km
… 171km
… 71km
… 236km
… 90km
… 202km
… 137km
… 116km
… 127km
… 186km
… 202km
… 170km
… 81km
… 152km
… 138km
… 260km
… 124km
… 47km
… 163km
… 179km
… 340km
… 353km
… 169km
… 162km
… 255km
… 189km
… 271km
… 286km
… 86km
… 357km
… 151km
… 179km
… 105km
… 46km
… 87km
… 83km
… 189km
… 213km
… 239km
… 212km
… 113km
… 28km
… 159km
… 138km
… 104km
… 22km
… 287km
… 238km
… 12km
… 0km

Daquiprali 2022 | Todos os Direitos REservados