Mucurici

Um balneário todinho pra você!

Sabe aquele lugar que você vai sem gerar nenhuma expectativa, aliás é uma dica que dou porque eu sempre faço isso quando viajo, vou sem expectativa alguma para acontecer exatamente o que aconteceu com esta cidade.

Mucurici é uma mistura perfeita para agradar tanto os que procuram descanso, quanto quem quer um pouco de agito. Localizada no extremo norte do Espírito Santo, a 350km de Vitória, o município faz divisa com Minas Gerais e Bahia e não é à toa que os primeiros habitantes do local eram destes dois estados.

Mas, por que Mucurici?

A primeira versão seria que Mucurici está ligada a Mucuri, mucuri do rio mais o ci. A outra versão é que Mucurici se refere a uma árvore que era muito abundante na região Mucuri. Já a terceira versão diz que Mucurici é derivado do termo tupi antigo mukurysy, que significa “fileira de bacurizeiros” (mukury, “bacurizeiro” + ysy, “fileira”).

 

Na entrada da cidade tem um lindo portal de árvores que recebem os visitantes e moradores de forma calorosa.

Passando o portal tem o monumento de boas-vindas que te convida a conhecer a cidade.

A cidade desponta entre lugares turísticos graças às suas atrações e uma delas é o Bosque, que lugar gostoso pra ficar, uma barragem, muito verde, uma área com sombras, parquinho, tem infraestrutura, porém estava fechada no dia em que fui (um bar e banheiros). E uma galera toma banho lá…  

Tudo começou com a construção de uma represa para abastecer a cidade, que sofria com a seca, daí surgiu o Balneário que passou a ser visto com grande potencial turístico, assim vários tipos de esportes foram disponibilizados no local, como canoagem, natação e aos finais de semana o local é bastante frequentado pelos moradores que tomam banhos refrescantes no espaço.

Ao redor da represa tem pista de caminhada, quiosques, bares e restaurantes. Conta também com uma cooperativa de pesca (tilápia), um mirante que dá pra ver o lindo visual do balneário e pedalinhos para curtir a paisagem.

Tem a Praça da Prainha, eu infelizmente passei por ela, mas não vi a chafariz ligada, e por falar em praia, tem a praia do farol e a praia guaxindiba

A cidade possui dois letreiros, o primeiro fica na praça São Sebastião e o outro fica no balneário, isso sem falar do monumento de boas vindas que também tem o nome da cidade.

Além do Balneário, outra atração que chama atenção na cidade pela arquitetura é o Museu do Contestado. O Contestado foi um período litigioso ocorrido na região norte das divisas entre Espírito Santo e Minas Gerais. Nos anos de 1937 a 1963, os dois Estados contestavam as ricas terras da região alegando erros de divisas territoriais.

Por isso, o monumento da Tríplice Fronteira está no meio das três fronteiras dos estados de Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo.

 

A Biblioteca Municipal, o Estádio de Futebol também são atrações da cidade que devem ser visitadas…

Igreja Matriz de Nossa Senhora de Fátima é muito bonitinha, fica ao lado da prefeitura e ainda tem a Igreja de Santa Luzia.

O Casarão Lira é uma residência, e em frente possui um cemitério que só tem um homem enterrado, ele era o dono de todas as terras de Mucurici.

E assim, foi minha passagem pelo município de Mucurici… Fica aqui a minha sugestão. Prontos para a próxima viagem? Continuem acompanhando a coluna e o programa DAQUIPRALI na Rede TV! E quero a participação de vocês através do Instagram @daquipraliviagem. Me conta se você conhece a região e o que você achou da cidade. Até a próxima!

 

FOTOS: DAQUIPRALI, GOVERNO DO ESTADO DO ES E PREFEITURA DE MUCURICI

Geylla Sall

MUCURICI

"MUCURIciense"

Mucurici fica localizado no Extremo Norte do Espírito Santo. Com uma população aproximada de 6 mil habitantes, esta pacada e acolhedora cidade fica próxima ao Sul da Bahia e Leste de Minas Gerais.  O povoamento do território do atual município de Mucurici teve início em princípios deste século, com a chegada de pioneiros vindos da Bahia. Atraídos pelas terras devolutas e férteis, de que se apropriavam, adaptavam-se ao plantio de cereais e à formação de pastagens destinadas à criação de bovinos.

A formação do atual município de Mucurici se deu no início do século 20 pela ocupação de terras férteis de litígio entre Bahia, Espírito Santo e Minas Gerais. Na época, a região era ainda coberta pela Mata Atlântica, que acabou sendo devastada pelo comércio de madeiras de lei, causando uma resposta rápida do meio ambiente. Hoje, é o município possui o menor índice de chuvas do estado. O estado da Bahia enfrentava uma seca que ocasionava uma crise econômica. Muitos baianos e mineiros, também atingidos pela seca, esperavam tempos melhores nestas terras.

Segundo moradores, o local da atual praça São Sebastião já foi cenário de caçadas de pacas, tatus, veados e outras espécies. Alguns relatam o surgimento desses animais nos quintais de suas casas, disputando a comida da criação doméstica. O primeiro morador, Manoel Pereira Sena, veio admirado pela beleza e fartura da região. Comprou posse nas proximidades do Rio Itaúnas. Porém, a febre malária atingia a região, e ele regressou à sua terra de origem. Um ano depois, retornou e vendeu parte das terras para baianos e doou 5 alqueires para que fosse feito “comercinho”.

Os moradores da região tinham que enfrentar dias de viagem no lombo de animais, embrenhando-se em trilhas nas matas para chegar à cidade mais próxima, Nanuque, para comprar combustível para os lampiões e sal para conservar as carnes. As casas eram feitas de adobe e cobertas de “tabuinha’, dada a dificuldade de trazer materiais de construção e a inviabilidade então de se construir com matérias-primas que não fossem provenientes da região. Devido à isso, a região ficou conhecida como “Comercinho da Tabuinha”.

Conceição da Barra, município ao qual pertenciam oficialmente as terras de Mucurici, era muito cobiçada por Minas Gerais, pois significaria uma oportunidade de acrescentar uma saída para o mar ao território. Sendo assim, Espírito Santo e Minas Gerais brigaram pela posse de suas terras. Nesse intervalo de tempo, deu-se a formação e emancipação de Mucurici em 1953.

Fonte: Secretaria de Estado do Turismo – SETUR/ES 

SUGESTÃO DE VÍDEO

MAPA DO ES

DISTÂNCIAS CIDADES

Afonso Cláudio
Água Doce do Norte
Águia Branca
Alegre
Alfredo Chaves
Alto Rio Novo
Anchieta
Apiacá
Aracruz
Atílio Vivácqua
Baixo Guandu
Barra de São Francisco
Boa Esperança
Bom Jesus do Norte
Brejetuba
Cachoeiro de Itapemirim
Cariacica
Castelo
Colatina
Conceição da Barra
Conceição do Castelo
Divino de São Lourenço
Domingos Martins
Dores do Rio Preto
Ecoporanga
Fundão

Governador Lindenberg
Guaçuí
Guarapari
Ibatiba
Ibiraçu
Ibitirama
Iconha
Irupi
Itaguaçu
Itapemirim
Itarana
Iúna
Jaguaré
Jerônimo Monteiro
João Neiva
Laranja da Terra
Linhares
Mantenópolis
Marataízes
Marechal Floriano
Marilândia
Mimoso do Sul
Montanha
Mucurici
Muniz Freire
Muqui
Nova Venécia
Pancas
Pedro Canário
Pinheiros
Piúma
Ponto Belo
Presidente Kennedy
Rio Bananal
Rio Novo do Sul
Santa Leopoldina
Santa Maria de Jetibá
Santa Teresa
São Domingos do Norte
São Gabriel da Palha
São José do Calçado
São Mateus
São Roque do Canaã
Serra
Sooretama
Vargem Alta
Venda Nova do Imigrante
Viana
Vila Pavão
Vila Valério
Vila Velha
VITÓRIA

… 138km
… 293km
… 220km
… 198km
… 82km
… 227km
… 81km
… 203km
… 84km
… 148km
… 177km
… 264km
… 282km
… 217km
… 147km
… 135km
… 17km
… 142km
… 135km
… 254km
… 123km
… 234km
… 46km
… 236km
… 320km
… 55km
… 202km
… 210km
… 53km
… 171km
… 71km
… 236km
… 90km
… 202km
… 137km
… 116km
… 127km
… 186km
… 202km
… 170km
… 81km
… 152km
… 138km
… 260km
… 124km
… 47km
… 163km
… 179km
… 340km
… 353km
… 169km
… 162km
… 255km
… 189km
… 271km
… 286km
… 86km
… 357km
… 151km
… 179km
… 105km
… 46km
… 87km
… 83km
… 189km
… 213km
… 239km
… 212km
… 113km
… 28km
… 159km
… 138km
… 104km
… 22km
… 287km
… 238km
… 12km
… 0km

Daquiprali 2022 | Todos os Direitos REservados