Afonso Cláudio

Pedra dos Três Pontões, símbolo da cidade

138km é a distância da capital do Espírito Santo, Vitória para Afonso Cláudio, ou seja, de carro o trajeto pode ser feito em aproximadamente 2h30. Como sempre, gosto de acordar bem cedo em dia de passeio e desta vez, não foi diferente. Acordei às 6h e carro na estrada seguindo para Afonso Cláudio. O município recebeu este nome como homenagem ao primeiro governador do Estado do Espírito Santo, Afonso Cláudio de Freitas Rosa.

Passar o fim de semana numa pousadinha aconchegante era a proposta do fim de semana, a escolhida foi POUSADA DA VOVÓ DINDINHA. Era quase 11h quando cheguei a Afonso Cláudio, morrendo de fome, não havia tomado café, a intenção era comer pelo caminho, mas acabei não parando. Quando entrei no bairro da pousada, já passei pelas suítes que ficavam dos dois lados da rua e no final ficava uma igrejinha e a sede da pousada, uma entrada bem diferente! Fofa por fora, por dentro as suítes eram bem simples.

No final, optei por ficar lá só para almoçar, o buffet começaria às 12h30, isso significa espera, então fui conhecer o espaço, bem rural, gostoso, tem um museu com algumas peças antigas, tem um galinheiro… enquanto aguardava o almoço fiz hora no refeitório ouvindo as músicas sertanejas que compunham o ambiente. O almoço é buffet liberado, bebida não está incluso e naquele dia, tinha doce de leite e doce de mamão de sobremesa. Comida gostosa, carne assada deliciosa e uma batata frita incrível, com gosto de queijo. Muito boa, ia até pedir a receita.

Na cidade, a IGREJA MATRIZ SÃO SEBASTIÃO é um dos atrativos turísticos com sua arquitetura preservada e a imponência do relógio suíço, importado nos anos 50. Ao fundo da igreja está a GRUTA DE NOSSA SENHORA DE LOURDES

Em frente à igreja fica a PRAÇA ADHERBAL GALVÃO, uma praça muito arborizada. Além disso, possui chafariz, uma pequena ponte e o busto do então prefeito Adherbal Galvão. 

Ainda sobre os atrativos da cidade, o CENTRO CULTURAL JOSÉ RIBEIRO TRISTÃO fica no alto e dá para ter uma vista bacana. O teatro fica dentro deste Centro, que também tem um espaço para exposição, é lá que acontece a vida cultural da cidade.

CASA DA CULTURA EUNICE SIQUEIRA TRISTÃO e a BIBLIOTECA MUNICIPAL ocupam o mesmo espaço

Andando mais 8km, saindo de Afonso Cláudio em direção a Laranja da Terra (outro município capixaba), está o MUSEU DAS GRANDES GUERRAS, fundado por Holf Hofman, um austríaco, cujo avô participou da I Guerra Mundial e o pai da II Guerra. 

São vários cenários de guerra com bonecos vestidos com autênticos uniformes militares, trincheiras, armas, fuzis, jornais, medalhas, rádios de campanha, telégrafo e veículos utilizados nas guerras. Um museu bastante curioso que vale a visita.

Símbolo local e um dos lugares mais bonitos de Afonso Cláudio, a PEDRA DOS TRÊS PONTÕES, com 1.100m de altitude, além de bastante procurada pelos trilheiros, é ponto de salto de voo livre. Além da pedra, a cidade possui 28 cachoeiras que merecem destaque para visitação.

Bastante visitada, a Rampa de Voo Livre da Fazenda Guandu, também conhecida como RAMPA DO GUANDU, fica localizada no distrito de Alto Guandu. O local como o próprio nome diz, é onde as pessoas vão para voar de parapente, mas, também é permitido acampar ou simplesmente contemplar o pôr do sol. Uma viagem gostosa, leve cheia de aventura e história. Um roteiro pra lá de interessante.

Bica de Água Corrente (Fonte Hidromineral), Cachoeira Bela Vista, Cachoeira Bonita, Cachoeira da Fazenda Milton Dias, Cachoeira de Ibatinga, Cachoeira de Ibicaba, Cachoeira de Santa Luzia, Cachoeira do Guandu, Cachoeira do Rio das Cobras, Cachoeira do Rio São Domingos Grande e Cachoeira Fio de Ouro são as opções de atrações para renovar as energias.

Outras atrações turísticas que não conheci: o famoso Vale do Empoçado, Eco-estação do Rio Peixe e o Rio Guandu, Rio São Domingos, Rio São Domingos Pequeno, Serra Mata Fria e Serra Pelada.


E assim, foi minha passagem pelo município de Afonso Cláudio… Fica aqui a minha sugestão. Prontos para a próxima viagem? Continuem acompanhando a coluna e o programa DAQUIPRALI na Rede TV! E quero a participação de vocês através do Instagram @daquipraliviagem. Me conta se você conhece a região e o que você achou da cidade. Até a próxima!


FOTOS: DAQUIPRALI, GOVERNO DO ESTADO DO ES, PREFEITURA DE AFONSO CLÁUDIO E IMAGENS DA INTERNET

Geylla Sall

AFONSO CLÁUDIO

"afonso-claudense"

Afonso Cláudio integra a região turística Montanhas Capixabas. Localizado em uma região onde a natureza foi prodigiosa, desde a formação do solo e a composição da fauna e flora, o município vive à base da agricultura e despertou vocação para o agroturismo, ecoturismo e a observação de aves, ganhando destaque além-fronteiras graças a suas belezas inigualáveis.

 

Esse é um destino que nos leva ao mundo do homem do campo, com suas tradições e simplicidade. Da cidade ao campo, Afonso Cláudio é um lugar que revela antigos costumes preservados até hoje. Numa volta ao passado, nele se encontra as casas de colonos, os carros de boi, o fogão a lenha, as prosas, as pescarias e a culinária rural.

população

A população de Afonso Cláudio é de maioria descendentes de italianos, sendo que, na Região Serrana, Afonso Cláudio, Venda Nova do Imigrante e Castelo são as cidades com maior número de imigrantes italianos do Estado. Os italianos chegaram na região (maioria) por volta de 1960, quando a cidade já estava fundada e já era a maior da região.

 

Logo depois, mais italianos foram para o município de Venda Nova do Imigrante, onde fundaram a mesma. Além dos italianos, Afonso Cláudio abrigou vários pomeranos e alemães do Estado que vieram de Domingos Martins e Santa Maria de Jetibá. Os índios Botocudos foram os primeiros habitantes dessa região. Diz-se, também, que desbravadores aqui se estabeleceram em busca de ouro, em meados do século XVIII.

vilarejo

Sabino Coimbra de Oliveira foi o primeiro a fundar uma pequena vila juntamente com sua família e outros cidadãos se estabeleceram às margens do córrego Três Pontões, onde construíram alguns casebres, uma capela, um cemitério, e começaram pequenas plantações. Em certas épocas houve necessidade de se suprirem da água do Rio Guandu, principal da região, buscando e levando sobre o lombo de animais. O vilarejo não prosperou porque uma grande seca atacou a região na época.

 

Os habitantes decidiram procurar nas redondezas melhores condições para que pudessem instituir uma outra vila. Esse vilarejo passou a ser chamado de Arrependido. Foi nessa época que começaram a surgir as primeiras casas nas imediações da atual Rua Ramiro de Barros, no centro da cidade.

à procura de ouro

Frederico Wilmer, na primeira metade do século XIX, contraiu febre a amarela e morreu em 1851, andou pela região que mais tarde constituiria o município de Afonso Cláudio, procurando ouro. Encontrou-o efetivamente no lugar denominado Lagoa, na fazenda Santo Antônio do Alto Guandu, pertencente a Antônio de Souza Barros. Pouco tempo depois, outro aventureiro enveredou por aquela região, chegando a construir rancho no local onde hoje está o jardim público da cidade.

 

Prosseguindo sua penetração, foi ter à casa de Antônio de Souza Barros, a quem conseguiu entusiasmar com a descrição das terras férteis que percorrera. Seja em razão dessa narrativa, ou porque já tivesse isso em mente, o fato é que, em 1876, Souza Barros foi até às cabeceiras do Rio Guandu, no atual distrito de Boa Sorte.

 

Final de 1883, algumas famílias que residiam às margens do Ribeirão Lagoa se mudaram para o lugar denominado Arrependido, cerca de 5 quilômetros da atual cidade. Iniciaram aí a construção de uma capela e, mais tarde, de um cemitério. Em 1885, Sabino Coimbra, Inácio Lemos, Jorge Gomes e Joaquim Galvão lançaram os fundamentos da povoação, construindo as primeiras casas. Batizaram o povoado com o nome de São Sebastião do Alto Guandu. De 1896 a 1900, os índios foram aos poucos desaparecendo.

progresso

Com o progresso rápido da população, os primeiros caminhos carroçáveis que viriam incrementar desenvolvimento, ligando-a às localidades vizinhas, foram construídas por Inácio Gonçalves com o auxílio dos indígenas. Por essa época, os habitantes do lugar estavam ainda sob jurisdição de Porto do Cachoeiro de Santa Leopoldina. Em 20 de novembro de 1890, foi criado o município. Ao novo município foi dado o nome de um republicano, Afonso Cláudio, jurisconsulto espírito-santense e primeiro governador do Estado.

 

Fonte: Secretaria de Estado do Turismo – SETUR/ES

SUGESTÃO DE VÍDEO

MAPA DO ES

DISTÂNCIAS CIDADES

Afonso Cláudio
Água Doce do Norte
Águia Branca
Alegre
Alfredo Chaves
Alto Rio Novo
Anchieta
Apiacá
Aracruz
Atílio Vivácqua
Baixo Guandu
Barra de São Francisco
Boa Esperança
Bom Jesus do Norte
Brejetuba
Cachoeiro de Itapemirim
Cariacica
Castelo
Colatina
Conceição da Barra
Conceição do Castelo
Divino de São Lourenço
Domingos Martins
Dores do Rio Preto
Ecoporanga
Fundão

Governador Lindenberg
Guaçuí
Guarapari
Ibatiba
Ibiraçu
Ibitirama
Iconha
Irupi
Itaguaçu
Itapemirim
Itarana
Iúna
Jaguaré
Jerônimo Monteiro
João Neiva
Laranja da Terra
Linhares
Mantenópolis
Marataízes
Marechal Floriano
Marilândia
Mimoso do Sul
Montanha
Mucurici
Muniz Freire
Muqui
Nova Venécia
Pancas
Pedro Canário
Pinheiros
Piúma
Ponto Belo
Presidente Kennedy
Rio Bananal
Rio Novo do Sul
Santa Leopoldina
Santa Maria de Jetibá
Santa Teresa
São Domingos do Norte
São Gabriel da Palha
São José do Calçado
São Mateus
São Roque do Canaã
Serra
Sooretama
Vargem Alta
Venda Nova do Imigrante
Viana
Vila Pavão
Vila Valério
Vila Velha
VITÓRIA

… 138km
… 293km
… 220km
… 198km
… 82km
… 227km
… 81km
… 203km
… 84km
… 148km
… 177km
… 264km
… 282km
… 217km
… 147km
… 135km
… 17km
… 142km
… 135km
… 254km
… 123km
… 234km
… 46km
… 236km
… 320km
… 55km
… 202km
… 210km
… 53km
… 171km
… 71km
… 236km
… 90km
… 202km
… 137km
… 116km
… 127km
… 186km
… 202km
… 170km
… 81km
… 152km
… 138km
… 260km
… 124km
… 47km
… 163km
… 179km
… 340km
… 353km
… 169km
… 162km
… 255km
… 189km
… 271km
… 286km
… 86km
… 357km
… 151km
… 179km
… 105km
… 46km
… 87km
… 83km
… 189km
… 213km
… 239km
… 212km
… 113km
… 28km
… 159km
… 138km
… 104km
… 22km
… 287km
… 238km
… 12km
… 0km

Daquiprali 2022 | Todos os Direitos REservados