Brejetuba

Cidade com cheirinho de café

A produção de café movimenta a economia do lugar, por isso Brejetuba ficou conhecida como a “Cidade do Café”, quem tiver interesse em ver de perto as lavouras e tomar um café quentinho colhido na hora, é só agendar a visitação para fazer um tour pela plantação e conhecer toda a trajetória do café.

 

Hummm cheirinho de café

O Festival do maior café do mundo, que acontece anualmente, conta com mais de 500 quilos de pó de café arábica e um caminhão com água quente, que são depositados em um coador com 2,70 metros de altura, em seguida, vai para uma xícara gigante, que tem a capacidade para 8.260 litros, que são servidos quentinho para os milhares de visitantes que acompanha toda a preparação de pertinho.

E logo na entrada da cidade, na CASA DO AGRICULTOR LEOGILDO SEVERIANO DE SOUZA, já me deparei com a xícara gigante do festival, logo à frente está o CENTRO DE EVENTOS CAFEZÃO, onde acontece os grandes e badalados agitos da cidade.

Situada ao redor da Mata Atlântica, o turismo de Brejetuba é cheio de belezas naturais, montanhas, vale e chapadas que propiciam atividades de aventura e lindas cachoeiras para o banho, que não podem ficar de fora do roteiro de quem visita a cidade.

IGREJA DE SANTA ANA, IGREJA NOSSA SENHORA DA SAÚDE E A IGREJA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS são as igrejas da cidade e, infelizmente estavam fechadas, não consegui ver o interior, mal deu pra ver a fachada completa, pois a distância do portão para a entrada é considerável.

Fui na igreja da comunidade Santa Catarina, ainda estava em construção, mas, já dá pra ver o quanto vai ficar linda! Tem também a Igreja Nossa Senhora da Saúde e Igreja Sagrado Coração de Jesus, mas estas eu não fui!

 

É na PRAÇA ANTÔNIO SILVÉRIO FILHO que todos se encontram, a criançada se diverte e brinca, jovens tomam sorvetes e conversam e os adultos leem e colocam o papo em dia, mas o diferencial da praça é um banco fofo em forma de xícara que é bastante disputado.

Quando estava na PONTE ANERCINO JOSÉ DA SILVA, encontrei um seguidor com a filhinha, a linda Melina, e daí em diante Fernando me ciceroneou e mostrou o restante da cidade. Me levou numa igreja que está sendo construída, pude conhecer moradores de casarões incríveis, me levou no Recanto das águas e ainda me presenteou com um kit café gourmet com xícara e coador. Muito obrigada Fernando pela recepção.

Bora subir morro 

Além do café, Brejetuba tem muitos atrativos, entre eles está o TOPO DO URUBU, com 1300 metros de altitude é o ponto mais alto do município. A vista como já era de se esperar é espetacular, e na subida você vai encontrar nascentes de águas cristalinas.

E para quem quer pelo menos fazer uma trilha, a PEDRA DA TORRE é o local indicado, pois seu acesso é fácil, são 9 km a pé, por trilha de nível leve a moderado, bem sinalizado e do topo é possível avistar o povoado de Brejaubinha, a Pedra do Submarino e outros picos que se encontram ao redor do município. Especificamente, a Pedra da Torre é perfeita para a prática do voo de parapente, devido a boa altitude do local.

Um dos principais cartões postais de Brejetuba tem 480 metros de altura, no cume sua altitude chega a 1.200 metros acima do nível do mar, a PEDRA DO SUBMARINO é point para quem busca aventura, trilha e trekking, o local propicia caminhadas, passeios de bicicleta, acampamentos, rapel e saltos de parapente. Localizada no povoado de Brejaubinha, a enorme formação rochosa tem formato alongada e arredondada que lembra um submarino atracado.

Opções para quem quer se refrescar

Outro ponto interessante para conhecer é a CACHOEIRA DA RAMPA, é a mais próxima do centro, a que possui o melhor acesso e também uma das mais bonitas. São 93m de queda, ideal para a prática de rapel.

A CACHOEIRA DO ZÉ BERNARDO também é uma ótima opção para se refrescar, uma queda d’água de fácil acesso rodeada da bela vegetação local. Fica em propriedade particular em São Domingos, a cachoeira tem 20 metros de queda d’água e no seu entorno há reserva de Mata Atlântica virgem.

 

Localizada em Barra de Brejetuba, a 22 km do centro está a CACHOEIRA DO NILO OLÍMPIO, para chegar lá, é preciso pegar a estrada de chão.

Um lugar que me surpreendeu foi o RECANTO DAS ÁGUAS, uma área rústica, a 7 km da sede, no distrito de Brejaubinha, é uma mistura de cerimonial, com pousada, chalés, área de camping que vai te receber de braços abertos e ainda com um típico almoço da roça, feito no fogão à lenha. Um lugar aconchegante do tipo que você chega e já vai tirando o sapato, se sentindo à vontade. O espaço ainda possui área para shows com pista de dança, lanchonete, churrasqueira, lagos e piscinas naturais de água das nascentes e trilhas.

Na estrada chegando ou saindo, dependendo da direção que você vai tomar, com certeza você vai se deparar com a FLOR NATIVA, uma lanchonete que vende um pé-de-moleque (não é cocada) de café que você vai se apaixonar.

Um pouquinho de história e cultura
O nome Brejetuba, segundo alguns moradores mais antigos da região, significa bosque de Brejaúbas, em tupi-guarani, que é uma palmeira cheia de espinhos que havia em abundância na região em suas matas verdejantes, a Brejaúba, daí a origem do nome do município. Há quem diga que o nome Brejetuba seria simplesmente uma variação do nome Brejaúba.

Em terras já povoadas por indígenas, Brejetuba foi fundada no ano de 1995, antes era um distrito que pertencia a Afonso Cláudio, um município formado por terras férteis e valorosas, de povo humilde e trabalhador e muito hospitaleiro.

E assim, foi minha passagem pelo município de Brejetuba… Fica aqui a minha sugestão. Prontos para a próxima viagem? Continuem acompanhando a coluna e o programa DAQUIPRALI na Rede TV! E quero a participação de vocês através do Instagram @daquipraliviagem. Me conta se você conhece a região e o que você achou da cidade. Até a próxima!

 

FOTOS: DAQUIPRALI, GOVERNO DO ESTADO DO ES E PREFEITURA DE BREJETUBA

Geylla Sall

Breje tuba

"brejetubense"

Terra fértil, valorosa, de gente humilde e trabalhadora. Povo de garra, que em busca de seu ideal maior, transformou um vilarejo em cidade.

 

Por volta do ano 1880 as terras onde hoje se situa a sede do município de Brejetuba foram doadas pelo Estado do Espírito Santo à companhia Brasileira Torrens, como em todo o território Brasileiro os primeiros habitantes dessa região foram os índios, após a colonização e com o desaparecimento quase que total dos índios que viviam na região sudeste, pessoas de várias regiões que buscavam terras férteis para o cultivo de grãos e cereais, bem como a criação de gado e outros, fixaram residência na região, nessa época a agricultura era na maioria de subsistência.

 

Com a criação do município de Afonso Cláudio em 20 de novembro de 1890, a vila ainda chamada de Brejaúba, passou a integrar o município recém criado. A missa celebrada pelo padre Carlos José Ernesto Leduc é considerada por muitos o primeiro passo para a criação da pequena vila de Brejaúba, não existe uma data correta para este acontecimento, nesse período as famílias Cardoso, Dias, Valeriano, Belarminio, Firmino e Mariano povoavam a vila. A primeira mulher a lecionar na vila foi à professora Dalila, que era esposa do primeiro militar o cabo Alfredo, ambos vieram da cidade de Castelo.

 

Pela lei estadual nº 1739, de 11 de Janeiro de 1930, é criado o distrito de Brejaúba e anexado ao município de Afonso Cláudio, muitos lutaram por essa conquista destacando-se os cidadãos Antônio Silvério Filho, Apolinário Dias Pimenta, Almo Teixeira de Queiros, José Olinto Badaró e João Olinto Badaró. Em 31 de dezembro de 1943 pelo decreto-lei estadual nº 15177, o distrito de Brejaúba, passou a se chamar Brejetuba. No ano de 1931 foi instalado o Cartório de notas e registro civil de propriedade do senhor Manoel Ângelo de Oliveira, o primeiro Juiz Distrital foi o senhor Cassiano José Custódio.

 

Com a expansão da lavoura cafeeira que cobriam vales, morros e chapadas com o verde de suas folhas, o branco de suas flores, o vermelho e amarelo de seus frutos, e os corações dos proprietários cheios de esperança de um futuro cada vez melhor a pequena vila se desenvolveu, tornando-se um dos principais produtores de café do Estado, o distrito de Brejetuba inicia a luta pela sua emancipação. Desde a criação do distrito de Brejaúba em 1930, o sonho de tornar Brejetuba município pairava na cabeça de seus moradores, com a criação do distrito de São Jorge do Oliveira em 30 de novembro de 1992 esse sonho se fortalecia, em 15 de Dezembro de 1995 o sonho tornou-se realidade, Brejetuba se desmembrou do município de Afonso Cláudio, juntamente com o distrito de São Jorge através da lei estadual nº 5146, nasceu assim à cidade de Brejetuba. Muitos que lutaram para esse acontecimento infelizmente não puderam ver o sonho realizado, mais seus filhos e netos presenciaram a criação da cidade do café, como é conhecido o município de Brejetuba.

 

O nome Brejaúba foi herdado de uma palmeira cheia de espinhos típica da região, já Brejetuba que é o atual nome do município segundo alguns moradores mais antigos da região em tupi-guarani quer dizer bosque de Brejaúbas, mais há controversas, outras versões para o nome Brejetuba é que seria uma variação do nome Brejaúba.

 

O município de Brejetuba é constituído de três distritos que são eles: Brejetuba, Santa Rita de Brejetuba e São Jorge de Oliveira. Existem outras curiosidades a respeito da história de Brejetuba, uma delas é a criação da Primeira Igreja Batista do Estado do Espírito Santo, a história dos Batistas Capixabas teve o seu início em 21 de agosto de 1903, data em que os missionários Zacarias Clay Taylor e A. L. Dunstan dois dos cinco primeiros missionários batistas a pisarem em solo brasileiro fundaram, com 60 pessoas, o que hoje é a Primeira Igreja Batista em Alto Firme, o local de fundação da igreja hoje é chamado de Marapé e fica distante da sede de Brejetuba cerca de 8km.

 

Fonte: Secretaria de Estado do Turismo – SETUR/ES 

SUGESTÃO DE VÍDEO

MAPA DO ES

Distâncias cidades

Afonso Cláudio
Água Doce do Norte
Águia Branca
Alegre
Alfredo Chaves
Alto Rio Novo
Anchieta
Apiacá
Aracruz
Atílio Vivácqua
Baixo Guandu
Barra de São Francisco
Boa Esperança
Bom Jesus do Norte
Brejetuba
Cachoeiro de Itapemirim
Cariacica
Castelo
Colatina
Conceição da Barra
Conceição do Castelo
Divino de São Lourenço
Domingos Martins
Dores do Rio Preto
Ecoporanga
Fundão

Governador Lindenberg
Guaçuí
Guarapari
Ibatiba
Ibiraçu
Ibitirama
Iconha
Irupi
Itaguaçu
Itapemirim
Itarana
Iúna
Jaguaré
Jerônimo Monteiro
João Neiva
Laranja da Terra
Linhares
Mantenópolis
Marataízes
Marechal Floriano
Marilândia
Mimoso do Sul
Montanha
Mucurici
Muniz Freire
Muqui
Nova Venécia
Pancas
Pedro Canário
Pinheiros
Piúma
Ponto Belo
Presidente Kennedy
Rio Bananal
Rio Novo do Sul
Santa Leopoldina
Santa Maria de Jetibá
Santa Teresa
São Domingos do Norte
São Gabriel da Palha
São José do Calçado
São Mateus
São Roque do Canaã
Serra
Sooretama
Vargem Alta
Venda Nova do Imigrante
Viana
Vila Pavão
Vila Valério
Vila Velha
VITÓRIA

… 138km
… 293km
… 220km
… 198km
… 82km
… 227km
… 81km
… 203km
… 84km
… 148km
… 177km
… 264km
… 282km
… 217km
… 147km
… 135km
… 17km
… 142km
… 135km
… 254km
… 123km
… 234km
… 46km
… 236km
… 320km
… 55km
… 202km
… 210km
… 53km
… 171km
… 71km
… 236km
… 90km
… 202km
… 137km
… 116km
… 127km
… 186km
… 202km
… 170km
… 81km
… 152km
… 138km
… 260km
… 124km
… 47km
… 163km
… 179km
… 340km
… 353km
… 169km
… 162km
… 255km
… 189km
… 271km
… 286km
… 86km
… 357km
… 151km
… 179km
… 105km
… 46km
… 87km
… 83km
… 189km
… 213km
… 239km
… 212km
… 113km
… 28km
… 159km
… 138km
… 104km
… 22km
… 287km
… 238km
… 12km
… 0km

Daquiprali 2022 | Todos os Direitos REservados