Cariacica

Cari-jaci-caá e seus muitos atrativos

“CARI-JACI-CAÁ” era a expressão que os índios usavam para identificar o porto onde desembarcavam os imigrantes, cujo significado é “chegada do homem branco”. Cariacica possui belíssimos mirantes nas montanhas, chácaras, sítios arqueológicos, trilhas em área de Mata Atlântica, quedas d’águas, patrimônio histórico e ambiental. Uma das mais importantes manifestações folclóricas é o Carnaval de Congo de Máscaras de Roda D’água, com origens africanas.

 

Qual é o certo? Mochuara ou Moxuara?

Um detalhe importante sobre as grafias Mochuara e Moxuara é que ambas estão corretas. Dizem que com CH, refere-se ao considerado público: Monte do Mochuara, Parque Natural Municipal Monte Mochuara; com X, os empreendimentos privados como: Apiário Moxuara e Estância Vale do Moxuara.

 

A provável origem da denominação surgiu do termo francês “mouchoir”, significando “lenço”, em português. Nasceu quando colonizadores europeus notaram a montanha tendo todo seu topo tomado por nuvens, como se coberta por um grande lenço branco.

O principal atrativo da cidade

Com 718m de altura, o Monte Mochuara que está no Parque Natural Municipal Monte Mochuara é considerado o principal ponto turístico natural de Cariacica e pode ser visto de vários pontos da Região Metropolitana. O local possui uma biodiversidade preciosa com flora e fauna riquíssimas e diversas espécies ameaçadas de extinção: araçá-do-mato, pau-d’alho, cobi-da-pedra, cobi-da-serra, jeriquitim, pica-paus, lagartos e jeriquitibá.

 

O principal ponto turístico natural da Cidade de Cariacica foi tombado como patrimônio histórico e paisagístico em 1992 e serviu de abrigo para escravos fugitivos da Rebelião de Queimados, ocorrida no Município de Serra, em 1849, com os cativos incendiando uma igreja construída por eles em troca de alforria não concedida.

 

O que diz a lenda?

Diz a lenda que havia na cidade duas tribos indígenas que eram rivais. Mochuara tinha uma filha que era apaixonada por um índio da outra tribo, com receio que ela fugisse com o grande amor da sua vida, ele pediu ao curandeiro da aldeia que lançasse um feitiço sobre os dois.

 

Assim, o curandeiro transformou o jovem casal em pedras, ela como Monte Mochuara e ele como Monte Mestre Álvaro, um de frente para o outro, onde poderiam se olhar sem se tocar.

 

No último dia do ano, a índia é levada pelo pássaro, que repousa na parede de pedra, até o índio transformado no Monte Mestre Álvaro para uma vez ao ano viverem o amor.

Os principais atrativos de Cariacica

Os Arautos do Evangelho está presente em 78 países. Seus membros, predominantemente jovens, praticam o celibato, e dedicam-se integralmente ao apostolado, vivendo em casas destinadas para rapazes ou para moças, os quais alternam a vida de recolhimento, estudo e oração com atividades de evangelização nas dioceses e paróquias, dando especial ênfase à formação da juventude.

Centro Cultural Frei Ubaldo Favagallo da Civitella del Tronto recebeu este nome em homenagem ao religioso católico italiano que entre vários acontecimentos da história capixaba está sua participação na Insurreição do Queimado (Serra), onde escravos ergueram uma igreja, sob a promessa de liberdade na finalização da construção, mas, como isso não ocorreu, revoltaram-se e queimaram o templo.

 

Construído por João Virgílio Lindenberg, em 1872, o Casarão da Fazenda de Ibiapaba é situado numa encosta, sua estrutura foi feita em alvenaria. Naquela época toda a produção era transportada em tropas de burros até trapiches existentes na orla marítima do Município de Cariacica, de lá, era carregada nos navios. Até hoje, o alambique está no mesmo espaço onde localizava-se um antigo engenho de moagem, impulsionado por força motriz gerado por roda d’água, há muito destruída, motivo que deu nome ao bairro.

Avenida Expedito Garcia é a avenida mais movimentada do bairro mais conhecido do município, Campo Grande. O casamento com a capixaba Lilian foi o que trouxe o carioca Expedito Garcia para as terras capixabas, onde montou empresas e comprou loteamentos que ajudaram na fundação do bairro. Por este motivo, o bairro Campo Grande homenageou o empreendedor colocando seu nome na principal rua do bairro. Garcia e sua filha morreram em um acidente de avião.

No Vale das Pedras é possível curtir o dia, usufruindo de piscina, campos de bocha e de futebol, pula-pula, parquinho, corredeira, lagoa e bicas de água corrente. O local oferece alimentação, incluindo no cardápio carnes de cabrito e carneiro de criação própria, mas quem quiser levar sua alimentação, o espaço não interfere na escolha.

 

Vale do Moxuara está situado aos pés do Monte Mochuara. É um espaço onde é possível passar o dia ou até mesmo se hospedar, possui infraestrutura com piscina natural e ionizada, alojamentos e bangalôs, horta medicinal e orgânica, arvorismo, caiaques, escalada, oficina de arte, parquinho para crianças, passeio a cavalo, passeio de charrete, tirolesa pesque-pague, lago com pedalinho, criação de caprinos, ovinos e equinos tornam o vale um ambiente super agradável. Salão de jogos, salão de festas, bares e área para churrasco fazem parte da infraestrutura do local. O restaurante oferece deliciosos pratos feitos no fogão à lenha.

Rancho Pedra Negra é uma excelente opção para passar o dia, situado a 9 km do centro de Cariacica, o rancho possui: turismo rural, agricultura familiar, piscina natural e área de camping, pesque e pague e passeio à cavalo.

Cachoeira ou Corredeira de Maricará é uma corredeira formada em pequeno trecho do Rio Maricará, cuja nascente fica dentro da Reserva de Duas Bocas. Na época dos Jesuítas, foi utilizada para mover engenhos de cana de açúcar.

 

Estádio Engenheiro Alencar Araripe foi inaugurado em 16 de janeiro de 1966, como propriedade do clube de futebol capixaba Desportiva. Em 2014, seus 72 mil m2 foi adaptado ao Padrão Fifa para receber seleções da copa de 2014. Seu espaço também é aproveitado para outros eventos.

 

Estádio Kléber Andrade foi oficialmente aberto em 2010. Hoje, é o maior estádio do ES, com capacidade para receber até 21 mil pessoas. O local recebe os maiores shows do estado e grandes clássicos do futebol.

Pedro Nolasco Pereira da Cunha, um engenheiro de 40 anos foi o responsável pela ferrovia Vitoria x Minas. Inaugurada em 1905, a Estação Ferroviária Pedro Nolasco hoje transporta minério e passageiros. Seus vagões possuem lanchonete, restaurante e serviço de bordo prestado em todos os ambientes.

Santuário Fraternidade Tabajara possui uma arquitetura o formato de uma grande cruz, com cantos arredondados e três cúpulas. No centro do santuário há uma estátua do índio Tabajara. A escultura foi feita com os braços abertos em homenagem ao Monte Mochuara.

Bica de Roda D’água é muito frequentada por trilheiros, o espaço é um dos pontos turísticos mais tradicionais da zona rural de Cariacica. Além da bica, alimentada por nascente que jorra água natural com força capaz de massagear o corpo, o lugar possui restaurante, piscina natural, bar, palco, área de camping, mesas de pic-nic, área para churrasco, mesa de jogos, lanchonete. Quem quiser pode levar o material para churrasco e consumir a bebida no local.

Igreja Santa Maria Goretti foi fundada em 1954 e está localizada no bairro Jardim América. Meados da década de 1960, graças ao padre Félix Inglesi, a igreja ganhou uma torre de 30 metros de altura, de forma que o monumento pudesse ser visto de diversos pontos da cidade. Em seu alto, uma imagem de Jesus Cristo, com os braços abertos, recebendo quem chega à Cariacica. Seu sino toca a “Ave Maria”, todo dia, às seis da manhã e às seis da tarde.

 

Igreja São João Batista, a paróquia foi inaugurada, oficialmente, em 16 de dezembro de 1837, sem igreja e sem padre. A construção é mais antiga que o município. Dois anos depois, sob a orientação do padre italiano frei Ubaldo Civitela de Tento, o povo começou a erguer o templo. Ele criou o programa “Procissão das Pedras”, onde cada devoto doava uma pedra para construção da igreja. A inauguração é 1848, porém sem a torre. Em 1889, a cobertura de palha foi substituída por telhas vindas da cidade francesa Marselha. Em 1948, a obra ganhou uma torre, de 15 metros de altura.

O Santuário do Bom Pastor foi construído em 7 anos, sua inauguração data maio de 2017. Seu perfil arrojado exibe teto em rampa, 30 metros acima do pisco, altura equivalente à de um prédio com 10 andares. O espaço ainda conta com cerimonial para 600 pessoas e um anfiteatro para 400 pessoas.

Praça Marechal Deodoro foi inaugurada em 1892, possui um chafariz.

Reserva Biológica de Duas Bocas foi inaugurada por Getúlio Vargas, em 1950. O espaço de preservação foi o primeiro manancial de água potável canalizada para o abastecimento da população da capital, nos primeiros anos do século XIX. Sua área é de aproximadamente 70% de mata primária abrigando espécies da fauna ameaçadas de extinção, como a onça-parda (Puma Concolor) e a Jaguatirica (Leopardus pardalis).

Casa de Congo Mestre Prudêncio oferece serviço de bar e mirante com uma vista privilegiada para a região Metropolitana da Grande Vitória.

 

Casa Sol abriga a Associação Costumes Artes, com a produção e comercialização de artesanato feito com fibra de bananeira, papel reciclável e customização de tecidos.

Sítio Colibri possui trilha ecológica, mirante, piscinas naturais, bar, churrasqueira, espaço confortável para jogos de mesa, lanchonete, parquinho, quadra de futebol e quadra de vôlei.

 

Fazenda Terra Santa desenvolve atividade de ecoturismo, educação ambiental e trilhas pela Mata Atlântica. Possui cachoeiras, bica, pesque e pague, piscina, tirolesa e mirante.

Inaugurada em 12 de outubro de 1981, o Carmelo de Nazaré é onde as irmãs da Ordem das Carmelitas Descalças têm uma vida voltada à oração, e mantendo-se em clausura monástica.

 

Parque Linear de São Conrado ocupa uma área de preservação permanente, onde antes era lixão, hoje possui uma nascente que enche duas pequenas lagoas.

 

É no Centro de Memória Águia Branca que está todo o acervo histórico que retrata a trajetória da Viação Águia Branca desde os anos 1940. Em meio século, a humilde companhia de ônibus do Norte do Estado do Espírito Santo tornou-se o embrião de um dos maiores complexos empresariais do nosso País. O local possui show-room institucional, maquetes, painéis e vídeos, mais de 14 mil documentos impressos e 35 mil imagens digitais resumem o empreendedorismo de seus controladores, a Família Chieppe, apresentando toda a atual corporação através da evolução dos seus negócios.

 

No Centro Histórico Eduartino Silva é uma construção de dois andares, do início do século XX, anos 1900, é um dos imóveis listados como de interesse para preservação histórica. Seu auditório recebe espetáculos de dança, peças de teatro e shows de música. O local já foi sede da prefeitura.

Aldeia do Coco é um espaço verde ideal para relaxar. Quem quiser pode se hospedar em chalés ou na área de camping que o local oferece ou simplesmente passar o dia no local que normalmente é fechado para realização de casamento.

Reserva de Desenvolvimento Sustentável Municipal dos Manguezais (740 hectares); e o Parque Natural Municipal Manguezais do Itanguá (32 hectares) juntas somam a maior reserva de manguezal da Região Metropolitana da Grande Vitória.

 

Cachoeira do Gonring fica no braço do Rio Mangaraí. Está localizada já no limite com o município de Santa Leopoldina. Tem também a Cachoeira de Maricará.

 

Museu da Polícia Militar traz em seu acervo mais de 600 objetos, fotografias, uniformes utilizados em várias épocas; boinas, capacetes, gorros e quepes; bustos esculpidos em gesso; estatuetas; antigos instrumentos da Banda de Música da Polícia Militar; rádios comunicadores; equipamentos das tropas de choque; e, armas. Há, também, um Jeep de 1966 e um ônibus Mercedes Benz, que transportava policiais para locais de patrulhamento.

 

E depois de visitar todas essas atrações eu parei num lugar que eu adoro que é o Grand Dukes Café, o difícil vai ser você decidir o que comer porque delías é o que não faltam por lá. 

Conheça outras atrações turísticas de Cariacica: APIÁRIO, ATELIÊ DE ARTES HIPPÓLITO ALVES, ARENA ALTO LAGE, BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL MADEIRA DE FREITAS, BICA DO LUÍS, CACHAÇA JOIA E MARICARÁ, ESTÂNCIA SÃO JORGE, ORLA, POUSO DO CRISTÃO, TERREIRÃO CIA CUMBY, VALE DAS PEDRAS, VILA CAJUEIRO, ESTÂNCIA AREIA BRANCA, PARQUE PORTO DAS PEDRAS, SEGUNDA PONTE, E OS SÍTIOS: CANTO VERDE, JUNATO, COLÍRIO, PEDRA À VISTA, QUINELATO E UM SONHO A MAIS.

 

E assim, foi minha passagem pelo município de Cariacica… Fica aqui a minha sugestão. Prontos para a próxima viagem? Continuem acompanhando a coluna e o programa DAQUIPRALI na Rede TV! E quero a participação de vocês através do Instagram @daquipraliviagem. Me conta se você conhece a região e o que você achou da cidade. Até a próxima!

 

FOTOS: DAQUIPRALI, GOVERNO DO ESTADO DO ES E PREFEITURA DE CARIACICA

Geylla Sall

cariacica

"cariaciquense"

Cariacica reflete a miscigenação brasileira e sua formação agrega povos indígenas, negros e imigrantes europeus. Segundo os antigos habitantes, o nome surgiu da expressão “Cari-jaci-caá”, utilizada pelos índios para identificar o porto onde desembarcavam os imigrantes. Sua tradução é “chegada do homem branco”.

Embora o município de Cariacica tenha sido criado pelo Decreto Nº 57, em 25 de novembro de 1890, apenas na década de 40 do século passado sua população observou aumento considerável. A característica rural do município também começou a ser alterada de forma importante nesta mesma época, até se tornar um município urbano.

A cidade reúne o urbano e o rural em plena harmonia e de forma sustentável. O centro urbano abriga grande área comercial e cerca de 96% da população, mas a região rural se estende por uma ampla área do território e é marcada pela diversidade natural, principalmente aos pés do Monte Mochuara.

Embora a sede do município esteja localizada à 15,8 Km da capital, trata-se de uma sede histórica de característica rural. Desde o início do século passado, as atividades estritamente agrícolas foram sendo substituídas por atividades de apoio à comercialização a transporte de mercadorias e, consequentemente, localizando-se nas regiões próximas às instalações da VALE. Cerca de 96% da população cariaciquense está concentrada na área urbana, mas por outro lado, possui 56% de suas terras localizadas na área rural onde reúne boa parte do interesse ambiental e turístico, como o imponente Mochuara, símbolo do município de Cariacica.

 

Fonte: Secretaria de Estado do Turismo – SETUR/ES 

sugestão de vídeo

MAPA DO ES

DISTÂNCIAS CIDADES

Afonso Cláudio
Água Doce do Norte
Águia Branca
Alegre
Alfredo Chaves
Alto Rio Novo
Anchieta
Apiacá
Aracruz
Atílio Vivácqua
Baixo Guandu
Barra de São Francisco
Boa Esperança
Bom Jesus do Norte
Brejetuba
Cachoeiro de Itapemirim
Cariacica
Castelo
Colatina
Conceição da Barra
Conceição do Castelo
Divino de São Lourenço
Domingos Martins
Dores do Rio Preto
Ecoporanga
Fundão

Governador Lindenberg
Guaçuí
Guarapari
Ibatiba
Ibiraçu
Ibitirama
Iconha
Irupi
Itaguaçu
Itapemirim
Itarana
Iúna
Jaguaré
Jerônimo Monteiro
João Neiva
Laranja da Terra
Linhares
Mantenópolis
Marataízes
Marechal Floriano
Marilândia
Mimoso do Sul
Montanha
Mucurici
Muniz Freire
Muqui
Nova Venécia
Pancas
Pedro Canário
Pinheiros
Piúma
Ponto Belo
Presidente Kennedy
Rio Bananal
Rio Novo do Sul
Santa Leopoldina
Santa Maria de Jetibá
Santa Teresa
São Domingos do Norte
São Gabriel da Palha
São José do Calçado
São Mateus
São Roque do Canaã
Serra
Sooretama
Vargem Alta
Venda Nova do Imigrante
Viana
Vila Pavão
Vila Valério
Vila Velha
VITÓRIA

… 138km
… 293km
… 220km
… 198km
… 82km
… 227km
… 81km
… 203km
… 84km
… 148km
… 177km
… 264km
… 282km
… 217km
… 147km
… 135km
… 17km
… 142km
… 135km
… 254km
… 123km
… 234km
… 46km
… 236km
… 320km
… 55km
… 202km
… 210km
… 53km
… 171km
… 71km
… 236km
… 90km
… 202km
… 137km
… 116km
… 127km
… 186km
… 202km
… 170km
… 81km
… 152km
… 138km
… 260km
… 124km
… 47km
… 163km
… 179km
… 340km
… 353km
… 169km
… 162km
… 255km
… 189km
… 271km
… 286km
… 86km
… 357km
… 151km
… 179km
… 105km
… 46km
… 87km
… 83km
… 189km
… 213km
… 239km
… 212km
… 113km
… 28km
… 159km
… 138km
… 104km
… 22km
… 287km
… 238km
… 12km
… 0km

Daquiprali 2022 | Todos os Direitos REservados