Castelo

Caminhos de natureza, história e esportes radicais

Atração permanente para turistas de todas as partes do mundo com sua rica cultura, patrimônios históricos, belezas naturais com cachoeiras e vales, Castelo recebeu este nome quando um dos exploradores deparou-se com montanhas semelhantes a um castelo de estilo feudal. Para reforçar, o Pico Forno Grande tinha o aspecto de muralhas no entorno de um castelo. Eu adoro dividir essas curiosidades com vocês. Tenho certeza que a próxima vez que você estiver na região vai olhar de forma diferente para essa cadeia montanhosa.

 

A cidade atrai cerca de 60 mil turistas quando é chegada a FESTA DE CORPUS CHRISTI, a maior manifestação de fé e religiosidade e a principal festa de Castelo que ganhou destaque através da confecção artesanal de seus belíssimos tapetes que cobrem as principais ruas da cidade e encanta os olhos de todos que a visitam. A cidade lota, os tapetes são lindos e muito bem produzidos, acredito que seja o melhor do Estado, sempre que vou, gosto bastante.

Ainda falando em religiosidade opções é o que não faltam, como por exemplo: o SANTUÁRIO NOSSA SENHORA APARECIDA, a monumental IGREJA MATRIZ DE NOSSA SENHORA DA PENHA com seus belos vitrais que chamam a atenção pela riqueza de detalhes ou ainda conhecer as inúmeras esculturas no SANTUÁRIO DE ARACUÍ, um local de peregrinação e fé, onde todo dia 13 de cada mês às 15h é celebrada uma missa com mais de 3 mil visitantes.

O CASARÃO DA FAZENDA DO CENTRO é um marco histórico da colonização de Castelo pelos desbravadores portugueses, dos mais de 600 escravos negros que produziam café e arroz e dos imigrantes italianos, o grandioso casarão reflete a imponência dos áureos tempos do café. Erguido em 1845 e tombado pelo Conselho Estadual de Cultura em 1984, o conjunto arquitetônico do casarão engloba uma área de 1.800m², destacando a construção de pedra, madeira e barro, que revela a arquitetura típica da época e da região.

CENTRO CULTURAL e turístico é um espaço multiuso para desenvolvimento das variadas artes, mas o rico artesanato, a beleza, as delícias e os sabores da terra da região se encontram na CASA DO ARTESÃO tudo produzido na região, com todo carinho pelas mãos dos artesãos do município. Muito da história da cidade pode ser conferida na BIBLIOTECA PÚBLICA CIRO VIEIRA DA CUNHA. Sua arquitetura é em forma de castelo, conhecida como Castelinho, uma graça! Ainda não consegui conhecer por dentro, pois fecha nos fins de semana. Vale a pena a visita ao TEATRO MUNICIPAL e ao ESTÁDIO CASTELÃO.

Aproveite e vá a um dos principais atrativos de Castelo, a GRUTA DO LIMOEIRO, patrimônio natural e o mais importante sítio arqueológico da pré-história do Espírito Santo com vestígios e fósseis da presença humana datado de 5 mil anos. A gruta se destaca no cenário natural por sua formação geológica diferente das maiorias das grutas. Uma das histórias contadas sobre a gruta é a batalha sangrenta entre índios puris e o colonizador branco em 1771. Na entrada tem uma recepção e um espaço com exposição, cadeiras, venda de biscoito e salgados… Em uma das pedras, que inclusive caiu um pedaço, quando batemos nela ouvimos o ecoar de sinos. Eu estava sem sapatos apropriados, mas mesmo assim fui conhecer a gruta.

Para quem gosta de aventura Castelo reserva o PARQUE ESTADUAL DO FORNO GRANDE que protege o segundo maior ponto culminante do Espírito Santo com 2.039m, o Pico do Forno Grande, que recebeu este nome devido à sua semelhança a um forno de assar pães. De grande riqueza biológica o espaço abriga espécies de plantas e animais ameaçados de extinção, como a jaguatirica, preguiça-de-coleira, gavião-pega-macaco. Do seu topo é possível visualizar o Pico da Bandeira, o mar e as cidades litorâneas, o clima agradável é um convite a caminhar pelas quatro trilhas que começa sempre e somente às 9h, você ainda pode conhecer a gruta e tomar banho nas piscinas naturais e cachoeiras entre as paisagens espetaculares. Leve protetor solar, água e frutas porque lá não possui infraestrutura. Saída para trilhas somente às 9h, 20 pessoas no máximo, o local não possui infraestrutura.

Mas, se você prefere estar nas alturas, então você precisa experimentar a maravilhosa sensação que é voar de parapente da RAMPA DE UBÁ. A vista é incrível e inesquecível, a vontade é que o voo não acabe nunca pra você ficar ali sentada no vento apreciando uma paisagem montanhosa espetacular, não é à toa que foi considerada como o Havaí de parapente, sagrando-se palco das maiores competições nacionais e internacionais de voo livre realizadas no céu do Espírito Santo.

Aterrissando novamente em terra firme, o ZOOPARQUE BEIRA RIO é ideal para quem busca tranquilidade, lazer e contato com a natureza assim como a FAZENDA E CACHOEIRA DA PRATA ou a CACHOEIRA DO PEDREGULHO que possui uma bela queda d’água, restaurante, área de camping e rapel. Outra opção é o PARQUE ESTADUAL MATA DAS FLORES, o parque ainda preserva a Mata Atlântica. Nele é possível encontrar espécies milenares como o gigante jequitibá rosa, além de delicadas orquídeas, o local é ideal para um dia gostoso curtindo Castelo podendo até ser finalizado com um gostoso piquenique.

A PEDRA DA ONÇA é um afloramento rochoso que se destaca na região com rochas cristalinas do embasamento, possui 700metros de altitude, bastante utilizado para prática de esportes radicais, em especial pelos amantes do base jump. A PEDRA DO CABRITO fica a 8 km da sede e possui 850metros de altitude, também é usada para prática de esportes radicais, como: wingsuit.

E assim, foi minha passagem pelo município de Castelo… Fica aqui a minha sugestão. Prontos para a próxima viagem? Continuem acompanhando a coluna e o programa DAQUIPRALI na Rede TV! E quero a participação de vocês através do Instagram @daquipraliviagem. Me conta se você conhece a região e o que você achou da cidade. Até a próxima!

 

FOTOS: DAQUIPRALI, GOVERNO DO ESTADO DO ES E PREFEITURA DE IBIRAÇU

Geylla Sall

castelo

"castelense"

Castelo está localizada no sul do Espírito Santo. Cercada de montanhas e cachoeiras, tem clima ameno, que varia entre 23ºC e 5ºC no inverno. Sua população é formada em sua maioria por descendentes de italianos. 

 

O nome da cidade tem sua origem relacionada aos primeiros aventureiros em busca do ouro. As fontes históricas relatam que o nome surgiu quando um dos exploradores deparou-se com montanhas semelhantes a um castelo de estilo feudal. Para reforçar, a serra ao lado desta formação tinha o aspecto de muralhas no entorno de um castelo. Essa formação rochosa é conhecida atualmente como Pico do Forno Grande. Os primeiros registros da presença europeia em nossas terras datam do inicio do século XVII, com a criação, pelos jesuítas, de um complexo de cinco missões denominadas “Missões de Montes Castello”.

 

Junto com os missionários também vieram os exploradores portugueses em busca do enriquecimento proporcionado pela exploração do ouro. A ausência de mulheres brancas provocou a miscigenação entre os nativos e mineradores, gerando assim, como na maior parte das cidades brasileiras, uma população formada por um mosaico de etnias. A região foi inicialmente povoada pelo colonizador português que, além de se misturar com o nativo, também foi o responsável pela introdução do africano. A participação do imigrante italiano, no final do século XIX, foi primordial para a definição das feições da população castelense. A data de emancipação município é 25/12/1928 e seu primeiro prefeito foi Américo Viveiro Costa Lima.

 

 

Fonte: Secretaria de Estado do Turismo – SETUR/ES 

sugestão de vídeo

MAPA DO ES

DISTÂNCIAS CIDADES

Afonso Cláudio
Água Doce do Norte
Águia Branca
Alegre
Alfredo Chaves
Alto Rio Novo
Anchieta
Apiacá
Aracruz
Atílio Vivácqua
Baixo Guandu
Barra de São Francisco
Boa Esperança
Bom Jesus do Norte
Brejetuba
Cachoeiro de Itapemirim
Cariacica
Castelo
Colatina
Conceição da Barra
Conceição do Castelo
Divino de São Lourenço
Domingos Martins
Dores do Rio Preto
Ecoporanga
Fundão

Governador Lindenberg
Guaçuí
Guarapari
Ibatiba
Ibiraçu
Ibitirama
Iconha
Irupi
Itaguaçu
Itapemirim
Itarana
Iúna
Jaguaré
Jerônimo Monteiro
João Neiva
Laranja da Terra
Linhares
Mantenópolis
Marataízes
Marechal Floriano
Marilândia
Mimoso do Sul
Montanha
Mucurici
Muniz Freire
Muqui
Nova Venécia
Pancas
Pedro Canário
Pinheiros
Piúma
Ponto Belo
Presidente Kennedy
Rio Bananal
Rio Novo do Sul
Santa Leopoldina
Santa Maria de Jetibá
Santa Teresa
São Domingos do Norte
São Gabriel da Palha
São José do Calçado
São Mateus
São Roque do Canaã
Serra
Sooretama
Vargem Alta
Venda Nova do Imigrante
Viana
Vila Pavão
Vila Valério
Vila Velha
VITÓRIA

… 138km
… 293km
… 220km
… 198km
… 82km
… 227km
… 81km
… 203km
… 84km
… 148km
… 177km
… 264km
… 282km
… 217km
… 147km
… 135km
… 17km
… 142km
… 135km
… 254km
… 123km
… 234km
… 46km
… 236km
… 320km
… 55km
… 202km
… 210km
… 53km
… 171km
… 71km
… 236km
… 90km
… 202km
… 137km
… 116km
… 127km
… 186km
… 202km
… 170km
… 81km
… 152km
… 138km
… 260km
… 124km
… 47km
… 163km
… 179km
… 340km
… 353km
… 169km
… 162km
… 255km
… 189km
… 271km
… 286km
… 86km
… 357km
… 151km
… 179km
… 105km
… 46km
… 87km
… 83km
… 189km
… 213km
… 239km
… 212km
… 113km
… 28km
… 159km
… 138km
… 104km
… 22km
… 287km
… 238km
… 12km
… 0km

Daquiprali 2022 | Todos os Direitos REservados