Attílio Vivácqua

Conheça Attílio Vivácqua

Cidade “rasga pão”?

Os atilienses antigos contam que a cidade recebeu esta fama porque todas as vezes que os moradores iam a Cachoeiro de Itapemirim, traziam com eles sacolas cheias de pão, na época, a cidade não tinha padaria. E enquanto ficavam no ponto esperando ônibus, eles tinham o costume de “rasgar” pedaços de pão e comer, assim, os moradores de Atílio Vivácqua eram facilmente identificados.

Um dos pontos turísticos de Atílio Vivácqua é a Casa rosa, a primeira casa da região, possui mais de 100 anos e ficou famosa porque por anos ela mantém a tradição e originalidade de ser pintada da mesma cor, a casa é de propriedade particular, ou seja, não é aberta à visitação, mas seu morador faz questão de manter a mobília, piso e louças da época, a casa já inclusive serviu como ponto de apoio e virou referência por ficar em frente à antiga Estação.

As 7 maravilhas da cidade

Por meio de votação popular online no site da Prefeitura, foram escolhidas as Sete Maravilhas Naturais de Atílio Vivácqua. A eleição incluiu 21 pontos turísticos naturais e os 7 escolhidos foram: Pedra do Moitão, Poço das Antas, Cachoeira do Beco, Cachoeira do Maninho, Pedra da Linda Aurora, Cachoeira da Linda Aurora e a Pedra das Caveiras.

Construída em 1903, a Estação Ferroviária da cidade hoje funciona como Casa de Cultura e quem visitar vai conhecer um pouco da história da cidade e da estação.

Pedra das Caveiras, para quem não tem medo de assombração

Reza a lenda que um homem muito rico, dono de um grande tesouro pediu aos seus escravos para encontrarem um lugar seguro onde pudesse escondê-lo. Os escravos esconderam, mas o homem arrependido de ter feito o pedido, ficou cabreiro acreditando que eles pudessem roubar, ordenou que o matassem antes que pudesse acontecer.

 

Os corpos destes escravos foram escondidos numa fenda existente na pedra, anos depois as ossadas foram encontradas, assim se deu a origem do nome Pedra das Caveiras que dizem ser assombrada pelas almas ali perdidas.

Diz a lenda que pessoas ambiciosas não conseguem ter acesso a Pedra das caveiras, pois, a ganância e o desejo de ficar rico perturbam as almas que foram mortas ali devido a essa cobiça, então se você subir pensando em encontrar o tesouro, as almas te empurram pedra abaixo.

 

Outro ponto alto da cidade é a Pedra do Moitão para chegar nela é preciso ter disposição e muito preparo físico, pois a subida é bastante íngreme e leva em torno de 2h até o seu topo, onde tem um cruzeiro. Em junho, o local vira um ponto de peregrinação para a festa do padroeiro da cidade, Santo Antônio de Pádua, reunindo centenas de fiéis.

Piscinas do “Seu Manuel”, é um espaço onde você pode passar o dia se deliciando nas piscinas naturais, além disso, o local tem espaço para camping e estrutura de alimentação. 

 

Poço das Antas fica dentro da Fazenda Oriente, por ser uma propriedade particular requer autorização para ter acesso e se deliciar num maravilhoso banho.

A Igreja Matriz Santo Antônio de Pádua possui uma arquitetura encantadora.

Ponte de ferro é uma construção antiga e virou uma atração à parte na cidade. A linha férrea passa por dentro da ponte e ainda existe o cruzamento férreo que avisava para ter cuidado ao atravessar, pois podia estar vindo um trem.

Na cidade passei por 2 praças: a Praça José Valentim Lopes e a Praça Roberto Carlos Vieira Santana, onde os moradores costumam se encontrar para jogar conversa for a e acriançada para brincar.

Attílio Vivácqua é uma cidade com uma natureza majestosa, além dos pontos turísticos acima a cidade ainda tem outros a ser desvendados como: Alto Niterói, Antiga Pensão, Córrego da Fama, Museu, Pedra da Andorinha, Pedra do Marapé e o Pomar da Dinu.

E assim, foi minha passagem pelo município de Attílio Vivácqua… Fica aqui a minha sugestão. Prontos para a próxima viagem? Continuem acompanhando a coluna, o quadro Daquiprali (programa Elas na TV – sábado, às 8h30). E quero a participação de vocês através do Instagram @daquipraliviagem. Me conta se você conhece a região e o que você achou de Attílio Vivácqua. Até a próxima!

 

FOTOS: DAQUIPRALI, GOVERNO DO ESTADO DO ES E PREFEITURA DE ATTÍLIO VIVÁCQUA.

Geylla Sall

attílio vivácqua

"atiliense"

Attílio Vivácqua é um município do sul do Estado de Espírito Santo e seus habitantes se chamam attílio-vivacquenses. Estende-se por 226,8 km² e contava com 9.840 habitantes no último censo. A densidade demográfica é de 43,4 habitantes por km². Vizinho dos municípios de Muqui, Cachoeiro de Itapemirim e Presidente Kennedy, Attílio Vivácqua se situa a 11 quilômetros a sul-oeste de Cachoeiro de Itapemirim, a maior cidade nos arredores. Situado a 86 metros de altitude, Atílio Vivácqua possui as seguintes coordenadas geográficas: Latitude 20° 54′ 50” Sul e Longitude 41° 11′ 32” Oeste.

 

A cultura é preservada, com os blocos de boi pintado, as quadrilhas, as folias de reis e a festa expo-pecuária, entre outras. Um município com costumes típicos de cidade do interior, onde é possível encontrar artesanatos locais, com incentivo da associação de artesões. As famílias são numerosas e geralmente moram perto. Na paisagem urbana, destacam-se as casas antigas conservadas.

A história do município de Attílio Vivácqua está ligada à colonização de Cachoeiro de Itapemirim. As primeiras investidas de desbravamento aconteceram nos primórdios do século XVIII, quando chegaram os primeiros aventureiros atraídos pelo ouro existente nas Minas de Castelo, então dominadas pelos índios Puris. Até o ano de 1963, o atual município de Attílio Vivácqua foi distrito cachoeirense, com a denominação de Marapé. A Lei Estadual nº 1916, de 30/12/1963, criou o município com a denominação de Atílio Vivácqua, em homenagem ao grande jurisconsulto e senador capixaba, Dr. Attílio Vivácqua. Foi emancipado em 10 de abril de 1964 e recebeu o nome atual em homenagem ao Senador Attílio Vivácqua.

 

Fonte: Secretaria de Estado do Turismo – SETUR/ES 

sugestão de vídeo

MAPA DO ES

DISTÂNCIAS CIDADES

Afonso Cláudio
Água Doce do Norte
Águia Branca
Alegre
Alfredo Chaves
Alto Rio Novo
Anchieta
Apiacá
Aracruz
Atílio Vivácqua
Baixo Guandu
Barra de São Francisco
Boa Esperança
Bom Jesus do Norte
Brejetuba
Cachoeiro de Itapemirim
Cariacica
Castelo
Colatina
Conceição da Barra
Conceição do Castelo
Divino de São Lourenço
Domingos Martins
Dores do Rio Preto
Ecoporanga
Fundão

Governador Lindenberg
Guaçuí
Guarapari
Ibatiba
Ibiraçu
Ibitirama
Iconha
Irupi
Itaguaçu
Itapemirim
Itarana
Iúna
Jaguaré
Jerônimo Monteiro
João Neiva
Laranja da Terra
Linhares
Mantenópolis
Marataízes
Marechal Floriano
Marilândia
Mimoso do Sul
Montanha
Mucurici
Muniz Freire
Muqui
Nova Venécia
Pancas
Pedro Canário
Pinheiros
Piúma
Ponto Belo
Presidente Kennedy
Rio Bananal
Rio Novo do Sul
Santa Leopoldina
Santa Maria de Jetibá
Santa Teresa
São Domingos do Norte
São Gabriel da Palha
São José do Calçado
São Mateus
São Roque do Canaã
Serra
Sooretama
Vargem Alta
Venda Nova do Imigrante
Viana
Vila Pavão
Vila Valério
Vila Velha
VITÓRIA

… 138km
… 293km
… 220km
… 198km
… 82km
… 227km
… 81km
… 203km
… 84km
… 148km
… 177km
… 264km
… 282km
… 217km
… 147km
… 135km
… 17km
… 142km
… 135km
… 254km
… 123km
… 234km
… 46km
… 236km
… 320km
… 55km
… 202km
… 210km
… 53km
… 171km
… 71km
… 236km
… 90km
… 202km
… 137km
… 116km
… 127km
… 186km
… 202km
… 170km
… 81km
… 152km
… 138km
… 260km
… 124km
… 47km
… 163km
… 179km
… 340km
… 353km
… 169km
… 162km
… 255km
… 189km
… 271km
… 286km
… 86km
… 357km
… 151km
… 179km
… 105km
… 46km
… 87km
… 83km
… 189km
… 213km
… 239km
… 212km
… 113km
… 28km
… 159km
… 138km
… 104km
… 22km
… 287km
… 238km
… 12km
… 0km

Daquiprali 2022 | Todos os Direitos REservados