Ibatiba

Bem vindo a terra dos tropeiros

A região do Caparaó, onde fica o Pico da Bandeira e localidade em que se encontra hoje o município de Ibatiba, foi totalmente coberta pela Mata Atlântica até as primeiras décadas do século XIX, tendo exclusivamente como habitantes os índios Puris e Botocudos, espalhados por diversas aldeias em toda a região. Ibatiba sempre esteve no Caminho dos Tropeiros, sua proximidade com Minas faz com que os ibatibenses tenham um pouco do sotaque mineiro. A economia da cidade era sustentada pelas plantações de café. Hoje é incrementada pelo agroturismo e pela preservação da cultura tropeira.

A rota dos Tropeiros é um caminho turístico e tem o objetivo de reunir tradições, cultura e história dos municípios ao redor de Ibatiba. Na BR na entrada que dá acesso a cidade tem o Monumento ao Tropeiro que não tem como passar por ele sem notar.

Tropeiro era aquele que andava no lombo de burros e mulas, em tropas, levando e trazendo alimentos de várias cidades, como Guaçuí e Alegre, e de alguns municípios de Minas Gerais. Hoje, a profissão de tropeiro não é mais praticada, mas um grupo de pessoas ainda faz a mesma rota que os antigos tropeiros faziam, no intuito de manter viva a história de Ibatiba que é contada no Museu do Tropeiro.

Em Ibatiba você encontra as Igreja Sagrada Família e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário.

Praça David Gomes é onde acontece o encontro entre amigos e famílias com crianças. É nela também que ocorrem apresentações de filmes e eventos da cidade. O que me chamou atenção na praça foram os bancos, que tem pinturas de temas referentes a cavalos.

A cidade também tem o letreiro, não é Eu amo Ibatiba, é um letreiro personalizado escrito IBATIBA, capital capixaba dos tropeiros.

Ibatiba, segundo Gonçalves Dias, é vocábulo tupi que significa pomar. De ybá: árvore, porém com mais propriedade fruta; e tyba: sítio onde há muita abundância de alguma coisa.

A região é repleta de trilhas que levam a cachoeiras, entre elas, Cachoeira do João Gomes, Cachoeira Dico Ribeiro, Cachoeira Véu da Noiva, Cachoeira da Tia Ivete, Cachoeira da Tia Olívia e o Poço do Braulino e também pontos de prática de rapel e voo livre, e com uma vista incrível do Pico da Bandeira.

Para curtir a natureza você vai encontrar várias opções como a Corredeiras da UsinaReserva ambiental, uma mata fechada que fica no Rio Pardo, perto de uma antiga usina hidrelétrica, Horto Florestal MunicipalMata da Onça Lazer e o Rancho NDS, um lugar com uma grande área verde, com criação, adestramento, doma e comércio de cavalos na cidade.

Para avistar a cidade pode ser do Morro do Cruzeiro, da Pedra da Tia Bárbara ou da Pedra da Dorvina.

Ibatiba oferece vários sítios para você passar o dia, entre eles: Sítio Novo Horizonte, Haras Santa LuziaSítio Toinzé, Sítio do Vovô Joaninho, o local tem pedalinho e passeio de Tuc Tuc e o Sítio Morada dos Sonhos, um lugar tranquilo e relaxante, com barulho das águas que correm da cachoeira e redes espalhadas em meio as árvores.

 

Muitos dos sítios da região funcionam em antigas fazendas de café, do século 19 e 20, por isso, você consegue acompanhar a lida diária envolvendo mulas e carros de boi  além disso, antigos tropeiros contam histórias vividas por eles. Os cenários remetem ao passado, tem a mesa farta com comida preparada no fogão à lenha – feijão tropeiro, carne de porco na lata, torresmo, linguiça, couve, angu – usando receitas que passam de geração em geração.

Onde você também vai encontrar uma comida caseira e saborosa é no Restaurante Vovó Rosinha, lá você vai se sentir em casa, os pratos servidos ficaram famosos entre eles feijão tropeiro, frango com quiabo e o biscoito de polvilho assado, este foi parar até no Programa Mais Você. Outro restaurante também conhecido na região é o Passione Restaurante.

Em meio a estrada, às margens da BR-262 você vai encontrar a Casa do Café Teeiro um espaço originalmente italiano onde servem um delicioso e saboroso café da manhã de fazenda, num espaço com decoração rústica, uma entrada com flores coloridas e um ambiente familiar e agradável, além disso, o espaço conta com um mini zoológico com patos, cisnes, arara e pequenos lagos artificias com peixes coloridos e dão charme ao local. Quem te atende é o “Seu” Zé Teeiro, apelido que recebeu por fabricar longos anos telhas de barro na cocha que cobriu diversas casas do município.

Para beber você pode ir na Cervejaria Panzert que oferece um cardápio cheio de cervejas artesanais e produzidas na região, o local é bem frequentado, muitos jovens e também uma opção para um happy hour.

E assim, foi minha passagem pelo município de Ibatiba… Fica aqui a minha sugestão. Prontos para a próxima viagem? Continuem acompanhando a coluna e o programa DAQUIPRALI na Rede TV! E quero a participação de vocês através do Instagram @daquipraliviagem. Me conta se você conhece a região e o que você achou da cidade. Até a próxima!

 

FOTOS: DAQUIPRALI, GOVERNO DO ESTADO DO ES E PREFEITURA DE IBATIBA 

Geylla Sall

IBATIBA

"ibatibense"

Ibatiba é uma cidade próxima da região do Caparaó, onde fica o Pico da Bandeira, com jeito e sotaque típicos de Minas Gerais, além da beleza natural e o friozinho das montanhas. Inserida no Caminho dos Tropeiros, que percorriam as Gerais, a economia da cidade era sustentada pelas plantações de café. Hoje é incrementada pelo agroturismo e pela preservação da cultura tropeira, que se espalha na arquitetura, na gastronomia e nos costumes.

Ibatiba, segundo Gonçalves Dias, é vocábulo tupi que significa pomar. De ybá: árvore, porém com mais propriedade fruta; e tyba: sítio onde há muita abundância de alguma coisa.


Na segunda metade do século XIX, agricultores mineiros e cariocas migraram para a região do Rio Pardo, no Espírito Santo, e lá se estabeleceram com suas famílias, trazendo também alguns escravos, a fim de constituir na região as primeiras propriedades rurais. Aos primeiros colonizadores seguiram imigrantes provenientes do Líbano, que se estabeleceram na região por volta de 1908. Já em 1918, a vila foi promovida à categoria de distrito.


E em 1944, por determinação do IBGE, a Vila do Rosário passou a se chamar Vila de Ibatiba. O distrito de Ibatiba então passou a ter mais acesso à comercialização de produtos e a receber um número maior de migrantes, impulsionando o desenvolvimento na região, o que despertou nos moradores o desejo de emancipação política e administrativa. A criação do município de Ibatiba é de 7 de novembro de 1981, com sua instalação datada de 31 de janeiro de 1983. A região do Caparaó, localidade em que se encontra hoje o município de Ibatiba, foi totalmente coberta pela Mata Atlântica até as primeiras décadas do século XIX, tendo exclusivamente como habitantes os índios Puris e Botocudos, espalhados por diversas aldeias em toda a região.


Antes desse período não há notícias de povoamento realizado pelos colonizadores, apesar de alguns relatos de exploradores, datados dos séculos XVII e XVIII, confirmarem a presença de expedições de exploração nos rios do Caparaó com o objetivo de encontrar ouro e pedras preciosas.


Fonte: Secretaria de Estado do Turismo – SETUR/ES 

sugestão de vídeo

MAPA DO ES

distâncias cidades

Afonso Cláudio
Água Doce do Norte
Águia Branca
Alegre
Alfredo Chaves
Alto Rio Novo
Anchieta
Apiacá
Aracruz
Atílio Vivácqua
Baixo Guandu
Barra de São Francisco
Boa Esperança
Bom Jesus do Norte
Brejetuba
Cachoeiro de Itapemirim
Cariacica
Castelo
Colatina
Conceição da Barra
Conceição do Castelo
Divino de São Lourenço
Domingos Martins
Dores do Rio Preto
Ecoporanga
Fundão

Governador Lindenberg
Guaçuí
Guarapari
Ibatiba
Ibiraçu
Ibitirama
Iconha
Irupi
Itaguaçu
Itapemirim
Itarana
Iúna
Jaguaré
Jerônimo Monteiro
João Neiva
Laranja da Terra
Linhares
Mantenópolis
Marataízes
Marechal Floriano
Marilândia
Mimoso do Sul
Montanha
Mucurici
Muniz Freire
Muqui
Nova Venécia
Pancas
Pedro Canário
Pinheiros
Piúma
Ponto Belo
Presidente Kennedy
Rio Bananal
Rio Novo do Sul
Santa Leopoldina
Santa Maria de Jetibá
Santa Teresa
São Domingos do Norte
São Gabriel da Palha
São José do Calçado
São Mateus
São Roque do Canaã
Serra
Sooretama
Vargem Alta
Venda Nova do Imigrante
Viana
Vila Pavão
Vila Valério
Vila Velha
VITÓRIA

… 138km
… 293km
… 220km
… 198km
… 82km
… 227km
… 81km
… 203km
… 84km
… 148km
… 177km
… 264km
… 282km
… 217km
… 147km
… 135km
… 17km
… 142km
… 135km
… 254km
… 123km
… 234km
… 46km
… 236km
… 320km
… 55km
… 202km
… 210km
… 53km
… 171km
… 71km
… 236km
… 90km
… 202km
… 137km
… 116km
… 127km
… 186km
… 202km
… 170km
… 81km
… 152km
… 138km
… 260km
… 124km
… 47km
… 163km
… 179km
… 340km
… 353km
… 169km
… 162km
… 255km
… 189km
… 271km
… 286km
… 86km
… 357km
… 151km
… 179km
… 105km
… 46km
… 87km
… 83km
… 189km
… 213km
… 239km
… 212km
… 113km
… 28km
… 159km
… 138km
… 104km
… 22km
… 287km
… 238km
… 12km
… 0km

Daquiprali 2022 | Todos os Direitos REservados