Irupi

A princesinha do Caparaó

O município de Irupi está localizado no Estado do Espírito Santo, na região do Caparaó, e limita-se com as cidades de Ibatiba e Iúna.

 

Com o trânsito de pedestre, tropas e carros de boi, na segunda metade do século passado a então Fazenda da Cachoeirinha, de propriedade do Sr. Hydário Tomaz, se transformou num pequeno arraial, com cemitério, capela e pequenos comércios, até que desapareceu seu primitivo nome e ficou conhecida como “Cachoeirinha do Rio Pardo”, por ficar às margens de um dos afluentes desse rio.

 

Em 1943, “Cachoeirinha do Rio Pardo” teve novamente o nome substituído por “Irupi” cuja origem é indígena e que tem os seguintes significados: amigo belo e águas branquinhas pequenas.

 

Conheci Irupi em dois dias, cheguei na sexta à noite e passei o fim de semana lá. E foi lá que eu coloquei o primeiro adesivo do daquiprali, aqueles que as pessoas colam nos campings, hotéis e beira de estrada, ou seja, quem for lá no hotel Hotel Pousada Caminhos do Caparaó vai ver minha carinha lá colada.

Cheguei já era de tardinha, então à noite só saí pra comer e dormir, mas no dia seguinte já fui rodar a cidade e comecei pela Praça Cantídio Roberto de Moraes onde está a Igreja São João Batista, na praça tem um coreto, um chafariz, o monumento à Bíblia e várias estátuas, a praça é uma graça e muito bem cuidada. Quando vai se aproximando datas comemorativas, a prefeitura decora a praça com o tema e fica encantadora, é possível que você chegar lá e ver a praça decorada com tema natalino, primavera, páscoa, entre outros…

Igreja São João Batista na sua entrada tem escrito o século que foi construída MCMXI, que em algarismos romanos corresponde a 1911, ou seja, 111 anos, mais de um século de história e missas. A cidade ainda tem mais 2 igrejas católicas: Igreja Nossa Senhora da Penha e Paróquia Nosso Senhor Jesus Cristo Luz dos Povos.

igreja presbiteriana que dá pra ver da praça também é bem bonita.

Museus para quem é de museus

No Museu do Zé estão guardados objetos não catalogados da história do município, possui mais de 1500 peças sendo objetos antigos de colecionadores e documentos preservados ao longo dos anos.

 

Museu do Centro Espírita São João possui peças utilizadas pelos primeiros moradores da região, há pelo menos 120 anos.

Aventure-se em Irupi

Quem quiser se aventurar e subir o monumento rochoso conhecido como Pedra da Tia Velha é só subir os 1.140 metros, o percurso até o topo pode durar até duas horas. O local é ideal para a prática de esportes radicais. Na subida da pedra há uma Capela Nossa Senhora de Aparecida que pode ser uma opção de pausa para descansar.

Pedra da Torre é um ponto bastante procurado para a prática de esportes de aventura, como o rapel e o voo livre, dos seus 1.160 metros de altura é possível contemplar a bela vista da cordilheira do Caparaó e do Pico da Bandeira.

Cachoeira do Chiador está a 22 quilômetros da sede, possui uma grande laje que todos costumam escorregar chegando até o poço, a cachoeira possui duas grandes piscinas naturais de águas cristalinas e uma queda de cerca de 9m de altura. É só escorregar de bunda na piscina natural e se refrescar. Outra opção é a Cachoeira da Pedra.

Do alto do Mirante do Cruzeiro é possível avistar toda a cidade incluindo alguns pontos marcantes como a Pedra da Tia Velha que é um dos lugares marcantes da cidade. A subida é ultra leve, na verdade eu nem consideraria um morro, é uma ladeira fácil de subir.

Orquidário Caparaó é onde você vai encontrar os mais variados tipos de orquídeas, cada uma mais linda que a outra.

 

 Sítio 2 irmãos é uma propriedade que cultiva morangos sem agrotóxicos que você vai se deliciar e adorar o espaço.

 

A cidade tem bastante casa antiga, que deixa a paisagem ainda mais bonita.

Gruta do Quirino foi o que achei mais difícil de chegar, fica mais afastada, é um morro e a estrada é de chão, não tem sinalização no percurso.

Já saindo da cidade parei para almoçar no Casarão dos lagos, uma fazenda grande com casarão antigo que chama atenção à beira da estrada. O lugar remete te transporta para o passado, cheio de histórias para contar, o restaurante é gostoso e aconchegante, ideal para uma pausa tanto para curtir a comida feita no fogão à lenha quanto para aproveitar o local. Este foi o meu lugar preferido de Irupi.​

Outras atrações turísticas que não visitei: Cachoeira da Pedra, Cachoeira do Chiador (rala bunda), Capela Nossa Senhora de Aparecida, Casarão dos Lagos, Cruzeiro, Gruta São Quirino, Igreja Nossa Senhora da Penha, Museu do Centro Espírita São João, Museu do Zé, Orquidário Caparaó, Paróquia Nosso Senhor Jesus Cristo Luz dos Povos, Pedra da Tia Velha, Praça Cantídio Roberto de Moraes, Restaurante Maria Mena e Sítio 2 irmãos (plantação morangos).

 

E assim, foi minha passagem pelo município de Irupi… Fica aqui a minha sugestão. Prontos para a próxima viagem? Continuem acompanhando a coluna e o programa DAQUIPRALI na Rede TV! E quero a participação de vocês através do Instagram @daquipraliviagem. Me conta se você conhece a região e o que você achou da cidade. Até a próxima!

 

FOTOS: DAQUIPRALI, GOVERNO DO ESTADO DO ES, CAMINHA GENTE E PREFEITURA DE IRUPI

Geylla Sall

irupi

"irupiense"

O território que hoje constitui o município de Irupi pertencia, inicialmente ao município de Vitória. Com a criação do distrito de Viana, foi anexado ao mesmo, e nele permaneceu, após a sua elevação r categoria de município, como território do distrito de Sao Pedro de Alcântara do Rio Pardo, criado pela lei ns 10, em 14 de junho de 1859. Todo o território do distrito de Rio Pardo foi anexado ao município de Cachoeiro de Itapemirim, em 1867.

 

O município de Rio Pardo foi criado em 1890, quando da promulgação da primeira Constituição Republicana do Estado do Espírito Santo, sendo dividido em tres distrito. A sede, o distrito de Sao Manoel do Mutum e o distrito de Santa Cruz.

 

Com o trânsito de pedestre, tropas e carros de boi, na segunda metade do século passado, a entao Fazenda da Cachoeirinha, de propriedade do Sr. Hydário Tomaz, foi se transformando num pequeno arraial, com cemitério capela dedicada a Sao Joao Batista e pequenos entre postos comerciais, até que desapareceu seu primitivo nome e ficou conhecida como “Cachoeirinha do Rio Pardo”, por ficar rs margens de um dos afluentes desse rio.

 

Com o progresso da pequena Vila de Cachoeirinha do Rio Pardo e a estagnação da Vila de Santa Cruz, a sede do distrito foi transferida para Cachoerinha, integrando o município de Rio Pardo. Em 1943, pelo decreto lei estadual ns 15177, de 31-12-1943, o nome do distrito “Cachoeirinha do Rio Pardo” foi substituído pelo topônimo “Irupi” de origem indígena e que tem os seguintes significados “amigo belo” e “águas branquinhas pequenas”, e o município de Rio Pardo a denominar-se Iúna.

 

Elevado à categoria de município com a denominação de Irupi, pela lei estadual no. 4520, de 16-01-1991, e desmembrado de Iúna, foi instalado em 01-01-1993.

Fonte: Secretaria de Estado do Turismo – SETUR/ES 

SUGESTÃO DE VÍDEO

MAPA DO ES

DISTÂNCIAS CIDADES

Afonso Cláudio
Água Doce do Norte
Águia Branca
Alegre
Alfredo Chaves
Alto Rio Novo
Anchieta
Apiacá
Aracruz
Atílio Vivácqua
Baixo Guandu
Barra de São Francisco
Boa Esperança
Bom Jesus do Norte
Brejetuba
Cachoeiro de Itapemirim
Cariacica
Castelo
Colatina
Conceição da Barra
Conceição do Castelo
Divino de São Lourenço
Domingos Martins
Dores do Rio Preto
Ecoporanga
Fundão

Governador Lindenberg
Guaçuí
Guarapari
Ibatiba
Ibiraçu
Ibitirama
Iconha
Irupi
Itaguaçu
Itapemirim
Itarana
Iúna
Jaguaré
Jerônimo Monteiro
João Neiva
Laranja da Terra
Linhares
Mantenópolis
Marataízes
Marechal Floriano
Marilândia
Mimoso do Sul
Montanha
Mucurici
Muniz Freire
Muqui
Nova Venécia
Pancas
Pedro Canário
Pinheiros
Piúma
Ponto Belo
Presidente Kennedy
Rio Bananal
Rio Novo do Sul
Santa Leopoldina
Santa Maria de Jetibá
Santa Teresa
São Domingos do Norte
São Gabriel da Palha
São José do Calçado
São Mateus
São Roque do Canaã
Serra
Sooretama
Vargem Alta
Venda Nova do Imigrante
Viana
Vila Pavão
Vila Valério
Vila Velha
VITÓRIA

… 138km
… 293km
… 220km
… 198km
… 82km
… 227km
… 81km
… 203km
… 84km
… 148km
… 177km
… 264km
… 282km
… 217km
… 147km
… 135km
… 17km
… 142km
… 135km
… 254km
… 123km
… 234km
… 46km
… 236km
… 320km
… 55km
… 202km
… 210km
… 53km
… 171km
… 71km
… 236km
… 90km
… 202km
… 137km
… 116km
… 127km
… 186km
… 202km
… 170km
… 81km
… 152km
… 138km
… 260km
… 124km
… 47km
… 163km
… 179km
… 340km
… 353km
… 169km
… 162km
… 255km
… 189km
… 271km
… 286km
… 86km
… 357km
… 151km
… 179km
… 105km
… 46km
… 87km
… 83km
… 189km
… 213km
… 239km
… 212km
… 113km
… 28km
… 159km
… 138km
… 104km
… 22km
… 287km
… 238km
… 12km
… 0km

Daquiprali 2022 | Todos os Direitos REservados