Itaguaçu

Grande monumento natural

O que me fez querer conhecer Itaguaçu foi a grande atração da cidade. Os Cinco Pontões, fui para este município especialmente para conhecer o monumento, mas me encantei com todas as atrações naturais que a cidade oferece e que você vai poder conferir comigo.

 

Chegando em Itaguaçu a igreja chama atenção dos turistas e foi lá onde fiz minha primeira parada. Construída em 1953, com seu estilo neogótico, a Igreja Matriz Nossa Senhora Medianeira de todas as Graças destaca-se pela exuberância dos vitrais nas suas altas janelas ilustrando a história de Jesus, pelo estilo da sua construção e suas duas torres de 48m de altura. A bela igreja é um dos maiores monumentos do Estado. É possível subir a torre, onde estão os sinos, de 1941. O cemitério da cidade fica atrás da igreja.

A Igreja Luterana de Palmeira foi fundada em 1902, seu estilo arquitetônico segue um padrão europeu com 01 torre e 03 sinos.

 

Capela de São João Batista e a Capela de Nossa Senhora de Fátima ficam na zona rural da cidade.

 

Parte do roteiro religioso do município, a Gruta Nossa Senhora de Lourdes fica a 12km do centro.

O antigo casarão da Fazenda de Pontal de Santa Joana ganha destaque pelo seu projeto arquitetônico da década de 20 e também pela estrada em paralelepípedo que foi confeccionada por escravos.

Praça Dr. Demócrates Frizzera Coelho está novinha, recentemente foi toda restaurada e está sendo muito bem utilizada pela população que se reúne na praça com amigos e familiares. É nela que está o letreiro da cidade. 

Parte do patrimônio natural, a Pedra dos Cinco Pontões, está na divisa entre os municípios de Laranja da Terra e Itaguaçu, ela possui 1.260m de altitude e recebeu este nome devido ao seu formato constituído de 5 pontas de rocha de granito: Foca, Foquinha, Língua de boi, Pedra rachada e Pontão maior, juntas compõem uma imagem digna de filme!

Para subir os Cinco Pontões me hospedei na Pousada Recanto da Pedra, uma pousada simples, mas com os donos incríveis, muito atenciosos e prestativos

Cheguei após o almoço e passei o dia na pousada, mais à tardinha o dono da pousada, que eu infelizmente não recordo o nome, levou os hóspedes para subir a pedra, foi a primeira subida que usei mosquetão, o sol estava quase se pondo, chegar ao topo a tempo de assistir o sol se por. A subida foi pelo lado de Laranja da Terra, então acesse a minha coluna deste município para você saber como foi a subida.

Rampa de Voo Livre é bem rústica, quando fui, me disseram que ia ser restaurada.

 

Açude de Pontal é onde você vai encontrar uma cascata deliciosa para banho com águas translúcidas está sempre cheio nos fins de semana, onde a galera se reúne para se divertir e curtir o dia.

O Cruzeiro é o ponto mais alto da cidade onde dá pra ter uma visão geral do município, o acesso é bem fácil.

 

Pedra do Barro Preto foi este atrativo natural e turístico que deu origem ao nome do município. Em tupi, língua dos nativos da região, Itaguaçu significa Pedra (Ita) Grande (Guaçu) em referência à esse grande monumento natural.

Pedra Paulista é uma formação rochosa de granito com altura de 600 metros, localizada na zona rural de Itaguaçu.

Teatro Municipal Geraldo Cestari, é muito bem conservado, antes do nome atual, foi cogitado dar ao teatro o nome da jornalista Danuza Leão, nascida em Itaguaçu. O teatro tem elevador de acessibilidade.

O município conta com algumas cachoeiras, destacando a Cachoeira do Christófari, Cachoeira Areia Branca, Cachoeira Tesh e Cachoeira do Cachoeirão.

Corredor ecológico Alto Misterioso, é um lugar propício para ficar à toa, admirando a natureza, e as várias borboletas que tem no local.

E assim, foi minha passagem pelo município de Itaguaçu… Fica aqui a minha sugestão. Prontos para a próxima viagem? Continuem acompanhando a coluna e o programa DAQUIPRALI na Rede TV! E quero a participação de vocês através do Instagram @daquipraliviagem. Me conta se você conhece a região e o que você achou da cidade. Até a próxima!

 

FOTOS: DAQUIPRALI, GOVERNO DO ESTADO DO ES, PREFEITURA DE ITAGUAÇU

Geylla Sall

ITAGUAÇU

"itaguaçuense"

A comunidade de Boa Família, atual Itaguaçu, iniciou seu processo de formação por volta dos anos de 1875 a 1880, com a expansão de propriedades agrícolas e, contou como os primeiros desbravadores o português, José Theodoro de Andrade, que se localizou como proprietário em Sobreiro, atual fazenda “Boa Sorte” e, Francisco José da Silva Coutinho, que adquiriu uma propriedade no local denominado “Passagem”, às margens do rio Santa Joana, bem próximo da atual cidade de Itaguaçu. Posteriormente, José Theodoro de Andrade deslocou-se do Sobreiro até às margens do referido rio, onde mandou construir um pequeno e tosco casebre e uma igrejinha, na qual introduziu uma imagem esculpida em madeira, representando Nossa Senhora do Menino Jesus. Estava assim iniciado um povoado que deu origem à atual cidade, que nesta ocasião pertencia ao atual Município de Afonso Cláudio.


O tempo foi passando e, do ano de 1882 em diante, começou a chegar na região, a imigração italiana e tempos depois teve início a imigração alemã. Esses imigrantes fixaram-se às margens do rio Santa, Joana e seus afluentes.



Anselmo Frizzera, imigrante italiano, radicado na região, foi rever sua longínqua Itália e, quando voltou, trouxe consigo uma imagem de São José que foi doada à igrejinha do povoado e, devido a existência da imagem de Nossa Senhora, antes referida, que traz nos braços o Menino Jesus, o povoado passou a ser chamado Nossa Senhora da Sagrada Família; depois, Nossa Senhora da Boa Família e, por fim Boa Família. (Cabe aqui citar que as imagens mencionadas ainda existem e encontram-se na Igreja Matriz).



Segundo o historiador Luciano Venturim em Itarana (1882-1964),a origem do nome está no fato de aquele assentamento reunir famílias de maiores recursos financeiros. Os moradores eram de “boa família”. Já o ex professor da UFES Carlos Henrique Aurich registrou em sua monografia – Introdução à História de Itaguaçu, que a origem do nome está ligada às imagens expostas na capelinha do antigo povoado.

Fonte: Secretaria de Estado do Turismo – SETUR/ES 

SUGESTÃO DE VÍDEO

MAPA DO ES

DISTÂNCIAS CIDADES

Afonso Cláudio
Água Doce do Norte
Águia Branca
Alegre
Alfredo Chaves
Alto Rio Novo
Anchieta
Apiacá
Aracruz
Atílio Vivácqua
Baixo Guandu
Barra de São Francisco
Boa Esperança
Bom Jesus do Norte
Brejetuba
Cachoeiro de Itapemirim
Cariacica
Castelo
Colatina
Conceição da Barra
Conceição do Castelo
Divino de São Lourenço
Domingos Martins
Dores do Rio Preto
Ecoporanga
Fundão

Governador Lindenberg
Guaçuí
Guarapari
Ibatiba
Ibiraçu
Ibitirama
Iconha
Irupi
Itaguaçu
Itapemirim
Itarana
Iúna
Jaguaré
Jerônimo Monteiro
João Neiva
Laranja da Terra
Linhares
Mantenópolis
Marataízes
Marechal Floriano
Marilândia
Mimoso do Sul
Montanha
Mucurici
Muniz Freire
Muqui
Nova Venécia
Pancas
Pedro Canário
Pinheiros
Piúma
Ponto Belo
Presidente Kennedy
Rio Bananal
Rio Novo do Sul
Santa Leopoldina
Santa Maria de Jetibá
Santa Teresa
São Domingos do Norte
São Gabriel da Palha
São José do Calçado
São Mateus
São Roque do Canaã
Serra
Sooretama
Vargem Alta
Venda Nova do Imigrante
Viana
Vila Pavão
Vila Valério
Vila Velha
VITÓRIA

… 138km
… 293km
… 220km
… 198km
… 82km
… 227km
… 81km
… 203km
… 84km
… 148km
… 177km
… 264km
… 282km
… 217km
… 147km
… 135km
… 17km
… 142km
… 135km
… 254km
… 123km
… 234km
… 46km
… 236km
… 320km
… 55km
… 202km
… 210km
… 53km
… 171km
… 71km
… 236km
… 90km
… 202km
… 137km
… 116km
… 127km
… 186km
… 202km
… 170km
… 81km
… 152km
… 138km
… 260km
… 124km
… 47km
… 163km
… 179km
… 340km
… 353km
… 169km
… 162km
… 255km
… 189km
… 271km
… 286km
… 86km
… 357km
… 151km
… 179km
… 105km
… 46km
… 87km
… 83km
… 189km
… 213km
… 239km
… 212km
… 113km
… 28km
… 159km
… 138km
… 104km
… 22km
… 287km
… 238km
… 12km
… 0km

Daquiprali 2022 | Todos os Direitos REservados