Marechal Floriano

A cidade das orquídeas

Em 1846 chegaram 39 famílias originárias da Prússia. Em 1858 mais 130 famílias chegaram da Alemanha e a maioria também seguiu para as redondezas deste município. Esses imigrantes trouxeram consigo as tradições, costumes e culturas mantidas até hoje.

 

Por que Marechal Floriano?

Em 1900 a cidade destes imigrantes recebeu o nome de Marechal Floriano, uma homenagem do ex-governador José de Melo Carvalho Moniz Freire ao 1º Vice-Presidente da República, Marechal Floriano Peixoto. Antes, a cidade era chamada de Braço Sul, devido ao Braço Sul do Rio Jucu que corta o município. Em 1991, o município foi emancipado de Domingos Martins.

No caminho para o município, o Posto do Café que na verdade é o Café das Montanhas, pede uma parada quase que obrigatória na subida da serra. Além de um café delicioso tem outras guloseimas e souvenirs da região.

Logo depois avistamos o Portal de entrada da cidade. Não tem nada de especial, mas dá as boas-vindas ao turista.

Cachoeiras

Mais da metade de Marechal Floriano é coberto por mata atlântica, principalmente em suas montanhas que ultrapassam os 1000 metros, entre a mata algumas cachoeiras ficaram mais conhecidas:

 

Cachoeira do Zeca possui diversas quedas d’água com piscinas naturais, de águas refrescantes, límpidas e rasas. O atrativo natural quase intocado tem sombra, área gramada, mata nativa, praia fluvial e plantações de eucalipto nas proximidades. Fica em propriedade particular e para visitar o local é cobrado uma pequena taxa para usufruir do espaço, lá você encontra petiscos, porções, pratos feitos e serviços de bar. As crianças se acabam de divertir no escorregador aquático, gangorra, balaço e frescobol. Permitido a presença de animais.

 

Com aproximadamente 30m de água cristalina, a Cachoeira da bica forma um grande salto sobre uma pedra, e desce sob uma ponte. No local há duas bicas jorrando água para banhos, e duas pequenas pontes de madeira para o usufruto de turistas e pedestres. Essa cachoeira fica à beira da estrada, caminho para outros municípios. Atravessando a rua tem a Casa da Bica que serve uma comida deliciosa e doces divinos, ainda tem roda d’água, parquinho para entreter enquanto faz a digestão.

Estação de Marechal Floriano

Museu Ferroviário ou Casa de Cultura Clara Luíza Hülle Pereira ou ainda Museu da Imigração também abriga a Secretaria de Cultura e Turismo dentro da antiga estação de trem. O local, construído em 1900, além de abrigar exposições, possui um acervo cultural e histórico doado pelos próprios moradores contendo mobiliário, utensílios domésticos antigos, roupas, documentos, recortes de jornais e fotografias das primeiras famílias do município. Um local que preserva as lembranças de seus ancestrais através de mais de 500 peças que contam a história da fundação do distrito que tem forte influência italiana, a cidade até possui um escritório do Consulado Italiano para assuntos referentes a cidadania. Uma das vezes que estive em Marechal, fui com minha amiga e lá ela mostrou fotos dos bisavós dela que fazem parte da história do município. Atrás da estação possui um trem desativado para os curiosos de plantão.

Araguaya

Inaugurada em 2013, Casa do Nono foi o último memorial ao imigrante criado na região, a casa é uma réplica de como eram as moradias dos primeiros imigrantes que chegaram à região. De barro e madeira pintada de azul, a casinha chama a atenção de quem chega em Araguaya, já que está à beira da linha do trem. A casa é pequena e ao entrar vi que o espaço é referente só a cozinha, montada conforme era naquela época.

Sou apaixonada por  itens retrô e adorei encontrar essa bomba de gasolina. A bomba de combustível que está em Araguaya é original, da empresa Texaco datada de 1920 e igual a ela só existem mais três no mundo, mas não descobri onde estão as outras.

A primeira construção do Espírito Santo destinada ao ensino público, na vila de Araguaya é onde hoje sedia o Centro Cultural e Comunitário Ezequiel Ronchi. Funcionando desde 1995, o local possui um rico acervo de peças antigas, fotos, documentos, mobiliários, utensílios como forma da preservação e de contar a vida da cultural local. Eu achei essa construção linda, e nas cores azul e branca chama ainda mais atenção. Dá pra imaginar uma escola ali perfeitamente…

Museu Casa Rosa Ezequiel Ronchi restaurou a casa dos seus pais, estrutura, mobília, vestimentas e utensílios originais da casa, ficando em exposição permanente de todos os cômodos da casa.

Museu do Esporte está localizado em Araguaya, foi inaugurado em junho 1995. Possui acervo esportivo do Esporte Clube Araguaya e do extinto Esporte Clube Santo Antônio, com muitas fotos e objetos do time.

Estação Ferroviária de Araguaya, inaugurada em 1903, fazia parte da antiga Estrada de Ferro Leopoldina. A velha estação hoje guarda exposição de artesanato e produtos do agroturismo.

Igrejas e grutas

A 1º Igreja (Capela) de Santo Antônio foi construída 1891, feita de madeira e com a porta de entrada voltada para o leste, por onde passava a antiga estrada de tropeiros. Resultado da união da fé das famílias Borgo, Ganho, Ronchi e Monteverde. Em 1938, a família Borgo reconstruiu a igreja em pedra e tijolo, ganhando o atual altar.

 

Igreja de Aparecidinha possui um diferencial que é uma bica ao lado da igreja, a Igreja de São José e a Paróquia de São Miguel Arcanjo completam o turismo religioso do local.

 

Gruta de Nossa Senhora de Lourdes era residência do primeiro colonizador do distrito e servia de abrigo para os colonizadores. A gruta, de 1,70m x 2m, guarda a estátua de Nossa Senhora de Lourdes, ao seu lado uma placa diz “Aqui descansavam os heroicos fundadores de Santa Maria”.

Orquidários

O município é conhecido como a “Cidade das Orquídeas” e claro que os orquidários não poderiam faltar entre as atrações.

 

Orquidário Nêgo Plantas comercializa várias espécies de orquídeas. Um pequeno museu com documentos e fotografias antigas fazem parte do orquidário.

 

Se quiser conhecer as belas e raras orquídeas e aprender sobre a produção das flores é no Orquidário Tesch que você deve ir.

 

Aberto à visitação desde 1999, Orquidário Florabela comercializa há mais de 55 anos centenas de espécies de orquídeas.

Me hospedei na Pousada Thomas, conheça esta pousada maravilhosa e cheia de área verde!

No Recanto das orquídeas você também pode visitar e comprar plantas de diversas espécies. Ainda existem alguns sítios e propriedades voltados para criação de animais, com áreas verdes, venda de plantas, alguns com trilhas e cachoeiras como o Sítio Baixa Verde, Recanto das Palmeiras, Recanto da Mata, Sítio Paraíso, Sítio Santos. Abaixo o Sítio Nossa Senhora da Mata Fria

E a Casa Amarela

Diversão

Espaço Aquático e Sítio Esperidião é um espaço com piscina, campo de futebol, toboágua, balde Bob esponja que joga água de 10 em 10 minutos. É quando a criançada se diverte ainda mais.

 

 

ZooPark das Montanhas foi inaugurado em 2012 por Romeu Nunes Vieira, um homem apaixonado pelos animais que tinha como objetivo de vida salvar os animais da crueldade das pessoas, a ideia inicial era tratar e devolvê-los à natureza, mas muitos que ali chegaram não conseguiriam sobreviver sozinhos na natureza, porque alguns já haviam sido domesticados e não saberiam caçar seu alimento. Leões sem garras, araras com asas amputadas. O zoo abriga uma boa diversidade de espécies, são mais de 500 animais, aproximadamente 150 espécies, em ambientes amplos, que simulam seus habitats naturais, hoje a atração sobrevive de doações, da bilheteria, da lojinha, do restaurante e também da pousada dentro o zoológico, que é o primeiro e único do ES. O espaço também conta com serviços voluntários de veterinários.

Veja como foi o meu passeio pelo Zoo Park

Perdido num labirinto

Sereno Rubert, morador de Victor Hugo, distrito de Marechal Floriano, criou Labirinto a partir da ideia das filhas, fãs dos joguinhos de labirinto. Em 2018 desenharam um protótipo. Depois, plantaram mudas de cipreste, seguindo o desenho, e esperaram três anos até ficarem do tamanho ideal. Hoje, o labirinto é diversão da galera que visita o local que ainda conta com a Vinícola Gardin Rubert, onde é possível fazer um tour na produção da vinícola e conhecer o processo dos vinhos, inclusive eles tem uma linha de vinhos próprios, inclusive tinto seco especial Dom Sereno é o especial da casa a começar pelo rótulo que leva a ilustração do dono e quem quiser pode consumir no local ou levar pra casa.

Mirante do Rei e o Mirante do Restaurante Grossmutter são pontos altos que se tem uma vista linda da cidade.

E assim, foi minha passagem pelo município de Marechal Floriano… Fica aqui a minha sugestão. Prontos para a próxima viagem? Continuem acompanhando a coluna e o programa DAQUIPRALI na Rede TV! E quero a participação de vocês através do Instagram @daquipraliviagem. Me conta se você conhece a região e o que você achou da cidade. Até a próxima!

 

FOTOS: DAQUIPRALI, GOVERNO DO ESTADO DO ES E PREFEITURA DE MARECHAL FLORIANO

Geylla Sall

MARECHAL
FLORIANO

"florianense"

A saída dos colonos alemães e italianos de sua terra natal teve como razão a crise pelo qual passava toda a Europa e também o Brasil. Na Europa, pelas consequências das Guerras Napoleônicas: miséria, fome e desemprego. No Brasil, a fase difícil com a mudança da mão de obra escrava pela mão de obra assalariada e livre. Originários da Prússia Renana chegaram 39 famílias a Vitória em 21/12/1846 e seguiram em 27/01/1847, para a Colônia de Santa Isabel, primeiro núcleo de colonização em Terra Capixaba, fundada por Luiz Pereira do Couto Ferraz, presidente da Província do Espírito Santo.

Em 1858 o Ministro e Secretário de Negócios do Império, Sérgio Teixeira de Macedo mandou contratar 130 famílias na Alemanha, para as Colônias de Santa Isabel e Santa Leopoldina. A maioria das famílias que vieram para a Colônia de Santa Isabel foi para a região do Braço do Sul.

O Governo Imperial nomeou um novo engenheiro para a Colônia de Santa Isabel, o Sr. Adalberto Jahn, que contratou o agrimensor Hermann Steinkopf para fazer levantamento de terras ao longo das margens do Rio Braço do Sul.

Em 1860, o Ministro da Agricultura Manoel Felizardo de Souza e Mello, em seu relatório, menciona a contratação do engenheiro Pedro Cláudio Soído para demarcação de 100 novos prazos na região do Braço do Sul, onde se projeta um ponto sobre o rio.

Em 1861 começou a ser construída a ponte sobre o Rio Braço do Sul. O local desta ponte hoje é a que está situada no segundo trevo, saindo para Belo Horizonte. O custo da ponte foi de 1.754,260. (Hum mil contos, setecentos e cinquenta e quatro reais).

Conforme relatório da Assembleia Geral Legislativa, datado de 22 de outubro de 1862, feito pelo Ministro e Secretário de Estado dos Negócios da Agricultura, Comércio e Obras Públicas, Coronel e Engenheiro Pedro de Alcântara Bellegarde, consta a inauguração da Vila do Braço do Sul.

Em 13 de maio de 1900 recebeu o nome de Marechal Floriano, uma homenagem do ex-governador José de Melo Carvalho Moniz Freire ao 1º Vice-Presidente da República, Marechal Floriano Peixoto.

O município de Marechal Floriano foi emancipado de Domingos Martins em 31 de outubro de 1991. Conhecido como “Cidade das Orquídeas”, pela grande quantidade de espécies existentes nas matas do município, a cidade era chamada de Braço Sul, devido ao Braço Sul do Rio Jucu que corta o município.

O imigrante trouxe consigo, além das tradições, uma esperança muito grande de uma nova vida. Graças ao otimismo e a força daqueles que aqui chegaram, povoando vilas, multiplicando sua cultura e tradições, que até hoje são mantidas.

Fonte: Secretaria de Estado do Turismo – SETUR/ES 

SUGESTÃO DE VÍDEO

MAPA DO ES

DISTÂNCIAS CIDADES

Afonso Cláudio
Água Doce do Norte
Águia Branca
Alegre
Alfredo Chaves
Alto Rio Novo
Anchieta
Apiacá
Aracruz
Atílio Vivácqua
Baixo Guandu
Barra de São Francisco
Boa Esperança
Bom Jesus do Norte
Brejetuba
Cachoeiro de Itapemirim
Cariacica
Castelo
Colatina
Conceição da Barra
Conceição do Castelo
Divino de São Lourenço
Domingos Martins
Dores do Rio Preto
Ecoporanga
Fundão

Governador Lindenberg
Guaçuí
Guarapari
Ibatiba
Ibiraçu
Ibitirama
Iconha
Irupi
Itaguaçu
Itapemirim
Itarana
Iúna
Jaguaré
Jerônimo Monteiro
João Neiva
Laranja da Terra
Linhares
Mantenópolis
Marataízes
Marechal Floriano
Marilândia
Mimoso do Sul
Montanha
Mucurici
Muniz Freire
Muqui
Nova Venécia
Pancas
Pedro Canário
Pinheiros
Piúma
Ponto Belo
Presidente Kennedy
Rio Bananal
Rio Novo do Sul
Santa Leopoldina
Santa Maria de Jetibá
Santa Teresa
São Domingos do Norte
São Gabriel da Palha
São José do Calçado
São Mateus
São Roque do Canaã
Serra
Sooretama
Vargem Alta
Venda Nova do Imigrante
Viana
Vila Pavão
Vila Valério
Vila Velha
VITÓRIA

… 138km
… 293km
… 220km
… 198km
… 82km
… 227km
… 81km
… 203km
… 84km
… 148km
… 177km
… 264km
… 282km
… 217km
… 147km
… 135km
… 17km
… 142km
… 135km
… 254km
… 123km
… 234km
… 46km
… 236km
… 320km
… 55km
… 202km
… 210km
… 53km
… 171km
… 71km
… 236km
… 90km
… 202km
… 137km
… 116km
… 127km
… 186km
… 202km
… 170km
… 81km
… 152km
… 138km
… 260km
… 124km
… 47km
… 163km
… 179km
… 340km
… 353km
… 169km
… 162km
… 255km
… 189km
… 271km
… 286km
… 86km
… 357km
… 151km
… 179km
… 105km
… 46km
… 87km
… 83km
… 189km
… 213km
… 239km
… 212km
… 113km
… 28km
… 159km
… 138km
… 104km
… 22km
… 287km
… 238km
… 12km
… 0km

Daquiprali 2022 | Todos os Direitos REservados