Anchieta

Nos passos de Anchieta

Anchieta não tem como herança valiosa apenas suas belíssimas praias, mas também tem como referencial a sua história da qual fazem parte grandes construções, templos, monumentos, estradas e portos. A cidade de Anchieta é uma das mais antigas localidades do Espírito Santo e do Brasil, marcada com uma arquitetura rústica, a cidade possui muitos testemunhos de sua memória histórica.


Já na estrada para Anchieta vamos encontrar alguns atrativos próximo a Lagoa Mãe-Bá que vale a pena parar o carro, apreciar a vista e tirar fotos.

Conheça os pontos turísticos de Anchieta

Para falar da cidade não tem como não falar do padre José de Anchieta, isso porque foi ele quem fundou a cidade em 1569, e também foi um dos fundadores da cidade de SP. José de Anchieta foi um padre jesuíta espanhol, que atuou na catequização dos índios no século XVI. O beato passou parte da vida na Aldeia de Rerigtiba, lugar escolhido pelo sacerdote para viver os últimos dias dos seus 63 anos de vida.

 

Rerigtiba, na língua Tupi, significa “lugar de muitas ostras”, devido a abundância de ostras que servia de alimento, originando, assim, o primeiro nome da cidade: Rerigtiba. O seu segundo nome foi Benevente, denominação do Rio que deságua na cidade. Após sua morte, a aldeia foi renomeada para Anchieta, em sua homenagem.

Santuário de São José de Anchieta é um dos mais antigos patrimônios do Brasil, composto por um conjunto arquitetônico do período colonial formado pela Igreja de Nossa Senhora da Assunção, Praça da Matriz, Museu Nacional São José de Anchieta e a Cela. O conjunto teve grande importância no processo de inculturação religiosa dos índios puris e tupiniquins, conduzido pela Companhia de Jesus no tempo da Colônia. Escavações nos fundos do Santuário revelam parte da história.

Igreja Matriz Nossa Senhora da Assunção, uma das mais antigas do Brasil foi edificada no século XVI na chegada do padre Anchieta com índios catequizados. Os índios construíram a igreja e o quarto do padre – Cela, onde ele morreu. Na obra, usaram pedras e blocos de recife presos com argamassa feita com óleo de baleia. Em 1860, o Imperador Dom Pedro II, ao viajar pelo Espírito Santo, visitou a igreja. Em 1943, o monumento foi tombado pelo patrimônio histórico e em 2015 a Cela foi declarada como lugar santo, inclusive no local se encontra um dos seus ossos. Outra igreja para conhecer é a Igreja da Penha.

Na praça da matriz, encontra-se, desde 1922, o busto de bronze do Padre José de Anchieta, beatificado em 1980, pelo Papa João Paulo II. Já a estátua do padre está na orla.

 

Museu Nacional São José de Anchieta fica dentro da igreja e preserva os móveis e objetos do padre, além de peças arqueológicas, roupas, pinturas históricas, feitas pelo próprio padre e objetos de valor religioso.

Colégio Maria Mattos foi fundado em 1932, por Dom Helvécio Gomes de Oliveira, tornando-se a 1º escola do interior do Espírito Santo. Alunos de todas as partes do Brasil vinham estudar e eram educadas pelas irmãs Carmelitas.

Construída em 1927, a Casa da Cultura é um dos patrimônios histórico-culturais da cidade, com registros da história de Anchieta através de fotos, documentos, cartas, objetos pertencente aos colonizadores da cidade e obras escritas por Anchieta, todas as obras escritas a respeito dele e todas as obras dos jesuítas até 1759.

O prédio do Centro Cultural foi construído em 1940 e antigamente era o Hotel Anchieta, o primeiro hotel da região, onde os eventos da sociedade eram realizados. Suas roupas, prataria e roupas de cama foram importadas da França, o que encantava a todos pelo requinte, beleza e qualidade. Hoje, no espaço são realizadas exposições, aulas de música, arte e dança.

Sobrevivem ainda casarios e prédios seculares, como o velho casarão da Fazenda São Martinho com suas inúmeras janelas e diversos cômodos, ou as residências térreas, com fachada estreita, duas janelas e portas de acesso

Camping Reduza que fica dentro da Chácara São Judas Tadeu foi a minha opção de hospedagem. Passei o fim de semana por lá. O espaço tem toda infraestrutura para quem quer passar o dia ou se hospedar, pois possui chalés, ampla área verde, piscina, restaurante que inclui petiscos, almoço e bebidas no cardápio, animais inclusive, uma mini vaca, galinhas, campo de futebol, rio, e até um morro (não tão alto) para quem quiser se exercitar… A dona é super atenciosa. Ao redor tem padaria, uma mercearia e algumas lojas rurais, apesar de estar em Anchieta é bem próximo do município de Piúma, dando até pra ver o Monte Aghá.

Praça das Garças se localiza às margens do rio Benevente, um lugar tranquilo para observar o rio e o movimento dos barcos coloridos dos pescadores. É aqui que está o Centro de atendimento ao turista e também de onde saem os passeios de barco, um atrativo inesquecível pelos manguezais e sua enorme diversidade biológica. O passeio dura 2h e termina nas Ruínas históricas de Salinas.

Praça da Sereia, é onde tem uma escultura de uma sereia feita de cimento e sua calda de conchas da praia.

Na época em que a cidade foi catequizada pelos Jesuítas foram feitos vários poços para abastecer os moradores da região com água. Espalhados pela cidade tem mais de 250 poços históricos, entre eles: Poço do CoimbraPoço do Quitiba, Poço Abaré, conhecido como Poço Anchieta ou Poço dos Castelhanos, reza a lenda que o Beato Anchieta ao retornar de uma viagem com os índios, bateu com o seu cajado na pedra e fez jorrar água e esta possuía poderes de cura.

Monte Urubu Pico culminante com 332m, o acesso pode ser feito por carro, bicicleta ou à pé.  

 

manguezal de Anchieta é um dos mais preservados do Estado. Com vários barcos e guias à disposição de turistas e visitantes é possível realizar passeios observando as ilhas de mangue e belas revoadas de garças que frequentam a região.

 

Mercado dos Peixes fica no porto dos pescadores, que chegam todos os dias com pescados frescos, que vão direto para os restaurantes da cidade.

 

Rio Benevente é uma área de preservação permanente, um rio de planície e de águas tranquilas, um viveiro rico em material orgânico. Possui vegetação típica de manguezais, formando igarapés. Os rios Salinas e Árerá completam a bacia hidrográfica da cidade.

 

Parque fluvial é formado pela Reserva de Desenvolvimento Sustentável de Papagaios e pelo manguezal, um dos mais belos e preservados do Espírito Santo. Nos bosques de mangues está o mangue vermelho, branco e negro. Ao entardecer a belíssima revoada das garças migratórias fecham o dia.

Caminhando nos “Passos de Anchieta”

Os Passos de Anchieta é uma caminhada que acontece há vinte anos, sempre no período do feriado de Corpus Christi num trecho de 100 quilômetros compreendidos entre Anchieta e Vitória que o padre percorria regularmente duas vezes por mês, o denominado “caminho das 14 léguas”, na missão de cuidar do Colégio de São Tiago, hoje transformado no Palácio do Governo, na cidade de Vitória.

 

A rota dos Passos de Anchieta é uma das primeiras das Américas e a primeira do Brasil, tanto que o evento atrai milhares de peregrinos do mundo inteiro, uma caminhada de encantos de sítios históricos e paisagens que se oferecem ao andarilho belos quadros da natureza.

A reconstituição do trajeto que os jesuítas andarilhos cobriam longas distâncias pelas praias, valendo-se principalmente das marés vazantes, quando a areia solada oferecia menor dificuldade para caminhar. O roteiro é cumprido em jornadas diárias médias de quatro a cinco horas.

As Ruínas do Rio Salinas também chamadas de Ruínas Misteriosas ou Ruínas Jesuíticas são imponentes formas, harmônicas em suas proporções e sequência rítmica do conjunto de pilares e colunas, algumas redondas e outras quadradas, as 32 colunas feitas em alvenaria de pedra, óleo de baleia, argamassa com uma mistura heterogênea, são suposições de que ali seria uma igreja que os jesuítas estivessem construindo, mas não se sabe ao certo.

Anchieta possui 30 Km de extensão litorânea com 23 praias recortadas por enseadas, falésias e manguezais, entre elas: Praia de Santa HelenaPraia da Costa AzulPraia do Tombo, Sapê, e Juca da MataPraia de Marvila e Praia do BalançoPraia dos NamoradosPraia dos Coqueiros, Praia de Iriri, Praia CentralPraia de Ubu e a Praia do Além. 

 

Praia da Areia Preta (areias monazíticas e trilhas pelos costões), Praia de Inhaúma é uma vila de pescadores, com calçadão, pracinha e uma pequena igreja, Praia do Quitiba, a pequena prainha tem apenas 100m e seu acesso se dá por uma curta trilha, Praia Bela Vista e Boca da Baleia são duas pequenas prainhas na ponta de Castelhanos, Praia de Castelhanos possui algumas piscinas naturais entre as pedras, Praia de Guanabara há desova de tartarugas, Praia de Parati possui camping, Praia Mãe Bá, praticamente deserta, de ondas médias e águas verdes, com algumas falésias.

Mas, se você prefere cachoeira, em Alto Joeba estão as Cachoeira da Luz, a Cachoeira do Cafundó e a Cachoeira da Cabeça Quebrada.

O Projeto Tamar também está presente em Anchieta, vale a pena agendar pra ver as tartarugas indo para o mar… 

 

E assim, foi minha passagem pelo município de Anchieta… Fica aqui a minha sugestão. Prontos para a próxima viagem? Continuem acompanhando a coluna e o programa DAQUIPRALI na Rede TV! E quero a participação de vocês através do Instagram @daquipraliviagem. Me conta se você conhece a região e o que você achou da cidade. Até a próxima!

 

FOTOS: DAQUIPRALI, GOVERNO DO ESTADO DO ES, PREFEITURA DE ANCHIETA, VITOR JUBINI, MARCELO MORYAN, FERNANDO MADEIRA, EMERSON SABATINI, HUGO DA SILVA, RENAN ALVES E YURI BARICHIVICH.

Geylla Sall

ANCHIETA

"anchietense"

Localizada no sul do Espírito Santo Anchieta possui uma área territorial de aproximadamente 420 km², o município faz divisa com Guarapari, Alfredo Chaves, Piúma e Iconha.

 

O histórico do povoamento de Anchieta, assim como a do Estado do Espírito Santo, está relacionado à Companhia de Jesus e, principalmente, à figura do Padre José de Anchieta, hoje São José de Anchieta. Seu povoamento iniciou-se em 1565, quando o Padre Anchieta instalou-se na rampa de uma montanhosa defronte ao rio chamado pelos índios de Iriritiba ou Rerigtiba, que, na língua Tupi, significa “lugar de muitas ostras”, devido à abundância de ostras que servia de alimento, originando, assim, o primeiro nome da cidade: Rerigtiba. O seu segundo nome foi Benevente, denominação do Rio que deságua no lugar. A aldeia então recebeu foros de vila pelo alvará de 1º de agosto de 1887, em homenagem ao Padre José de Anchieta, que segundo a tradição teria sido o fundador da cidade. A cidade de Anchieta é uma das mais antigas localidades do Espírito Santo e do Brasil.

 

A data exata da fundação da cidade é incerta. Alguns historiadores falam em 1561, outros em 1567 e outros em 1569 (construção da Igreja), mas todos são unânimes ao afirmar que o dia da fundação da cidade foi 15 de agosto. Como este dia é dedicado a Nossa Senhora da Assunção, ela foi escolhida padroeira da cidade. Anchieta é uma das mais antigas localidades do Espírito Santo e do Brasil.

 

O nome Anchieta é uma homenagem a São José de Anchieta, padre jesuíta espanhol, nascido em Tenerife, nas Ilhas Canárias, em 1534. Viveu boa parte de sua vida na cidade de Anchieta, onde faleceu em 9 de junho de 1597. Anchieta ingressou na Companhia de Jesus ainda jovem, quando foi estudar em Portugal.

 

De lá veio para o Brasil na expedição do segundo Governador-Geral, Duarte da Costa, com a missão de catequizar índios. Anchieta, por sua grande dedicação à catequese, passou a ser conhecido como o mais notável jesuíta no Brasil sendo mais tarde chamado de Apóstolo do Brasil. Sua obra de catequista e evangelizador se desenvolveu principalmente na Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e no Espírito Santo.

 

O potencial turístico de Anchieta é incomparável. Além do valioso patrimônio histórico, Santuário Nacional de São José de Anchieta e Museu, é possível também encontrar uma gama de atrativos naturais de grandes encantos e inegável aproveitamento turístico. Em seus belíssimos balneários, praias limpas e convidativas, algumas ainda virgens, estão garantidos lazer e entretenimento para banhistas e adeptos dos mais variados esportes náuticos. O município de Anchieta possui aproximadamente 30 quilômetros de extensão litorânea, de configuração variada e recortado por enseadas, falésias, lagoas e manguezais, os quais enriquecem sua paisagem.

 

Fonte: Secretaria de Estado do Turismo – SETUR/ES 

SUGESTÃO DE VÍDEO

MAPA DO ES

DISTÂNCIAS CIDADES

Afonso Cláudio
Água Doce do Norte
Águia Branca
Alegre
Alfredo Chaves
Alto Rio Novo
Anchieta
Apiacá
Aracruz
Atílio Vivácqua
Baixo Guandu
Barra de São Francisco
Boa Esperança
Bom Jesus do Norte
Brejetuba
Cachoeiro de Itapemirim
Cariacica
Castelo
Colatina
Conceição da Barra
Conceição do Castelo
Divino de São Lourenço
Domingos Martins
Dores do Rio Preto
Ecoporanga
Fundão

Governador Lindenberg
Guaçuí
Guarapari
Ibatiba
Ibiraçu
Ibitirama
Iconha
Irupi
Itaguaçu
Itapemirim
Itarana
Iúna
Jaguaré
Jerônimo Monteiro
João Neiva
Laranja da Terra
Linhares
Mantenópolis
Marataízes
Marechal Floriano
Marilândia
Mimoso do Sul
Montanha
Mucurici
Muniz Freire
Muqui
Nova Venécia
Pancas
Pedro Canário
Pinheiros
Piúma
Ponto Belo
Presidente Kennedy
Rio Bananal
Rio Novo do Sul
Santa Leopoldina
Santa Maria de Jetibá
Santa Teresa
São Domingos do Norte
São Gabriel da Palha
São José do Calçado
São Mateus
São Roque do Canaã
Serra
Sooretama
Vargem Alta
Venda Nova do Imigrante
Viana
Vila Pavão
Vila Valério
Vila Velha
VITÓRIA

… 138km
… 293km
… 220km
… 198km
… 82km
… 227km
… 81km
… 203km
… 84km
… 148km
… 177km
… 264km
… 282km
… 217km
… 147km
… 135km
… 17km
… 142km
… 135km
… 254km
… 123km
… 234km
… 46km
… 236km
… 320km
… 55km
… 202km
… 210km
… 53km
… 171km
… 71km
… 236km
… 90km
… 202km
… 137km
… 116km
… 127km
… 186km
… 202km
… 170km
… 81km
… 152km
… 138km
… 260km
… 124km
… 47km
… 163km
… 179km
… 340km
… 353km
… 169km
… 162km
… 255km
… 189km
… 271km
… 286km
… 86km
… 357km
… 151km
… 179km
… 105km
… 46km
… 87km
… 83km
… 189km
… 213km
… 239km
… 212km
… 113km
… 28km
… 159km
… 138km
… 104km
… 22km
… 287km
… 238km
… 12km
… 0km

Daquiprali 2022 | Todos os Direitos REservados