Sooretama

Um dos últimos refúgios de Mata Atlântica do Espírito Santo

31 de março de 1994, nasceu o município de Sooretama, desmembrado de Linhares, onde a frase “Eu quero Sooretama, quero sim” fez parte de todo esse processo.

 

Sooretama vem do idioma indígena tupi-guarani e significa refúgio dos animais silvestres, não é à toa que Sooretama se destaca internacionalmente por concentrar em seu território a Reserva Biológica de Sooretama que é reconhecida pela Unesco como Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, criada em 1982 para preservar a Mata Atlântica remanescente no Espírito Santo, o local é resultado da união da Reserva Florestal Estadual de Barra Seca com o Parque de Refúgio de Animais Silvestres Sooretama.

A Reserva fica às margens da BR e possui mais de uma entrada, mas quando eu fui só uma estava aberta, apesar de ser aberta à visitação, é necessário autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – Ibama – e atualmente a visita é somente para fins educacionais e de pesquisa. Na entrada possui uma sala com animais empalhados, oriundos de atropelamentos ou de caça ilegal. O espaço é enorme e com vários tipos de plantas, todas catalogadas com uma placa de identificação, entre as plantas, um jequitibá centenário desperta a atenção dos visitantes.

Espécies amazônicas encontradas em Sooretama

Espécies como onça-pintada, tatu-canastra, tartaruga-de-patas-malhadas, surucuá-de-coleira, flautim-marrom, a maior ave de rapina do Brasil, a harpia ou gavião-real e a anta são encontradas na Reserva e também é considerado uma das áreas chaves para a preservação de aves pela organização Birdlife International.

150 espécies diferentes de vertebrados atropelados

Estima-se que mais de 20 mil animais silvestres sejam atropelados anualmente no trecho de aproximadamente 25 km na BR-101, que corta a Reserva e seu entorno. Ao todo já foram contabilizadas cerca de 150 espécies diferentes de vertebrados atropelados, entre anfíbios, répteis, aves e mamíferos. Muitas delas estão ameaçadas de extinção, como a onça-pintada, a onça-parda e a anta.

Para a maioria dos capixabas a Lagoa Juparanã pertence a Linhares, mas Sooretama e Rio Bananal abrigam parte dela. Considerada a maior lagoa em volume de água doce do país, a lagoa também é a segunda em extensão, perdendo somente para a Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul.

Além da reserva e da lagoa, Sooretama ainda conta com a Fundação Bionativa, uma instituição criada pela espanhola Ester Gonzalez Garay, para reprodução de mudas, aula de campo para escolas ensinando como fazer uma horta viveiro. Essas mudas são plantadas na cidade e também nas cidades vizinhas.

Passeando pela cidade encontrei três igrejas, a Igreja Bom PastorIgreja Cristo Rei e a Igreja Nossa Senhora Aparecida. Todas as três infelizmente estavam fechadas.

Fui andando para conhecer a Praça de Bíblia, onde eu esperava encontrar um monumento para fazer sentido a praça ter recebido este nome, mas não tinha nenhum monumento, nenhuma bíblia, nenhuma placa referente, talvez seja porque a praça fica na frente de algumas igrejas, e muitas pessoas passam e se reúnem ali com a bíblia na mão.

Mas, é nesta praça que está o letreiro da cidade escrito Eu amo Sooretama

Uma cidade que vale a pena a atenção das autoridades por se tratar de um dos últimos refúgios de Mata Atlântica do Espírito Santo além da diversidade de animais encontrados no município.

 

E assim, foi minha passagem pelo município de Sooretama… Fica aqui a minha sugestão. Prontos para a próxima viagem? Continuem acompanhando a coluna e o programa DAQUIPRALI na Rede TV! E quero a participação de vocês através do Instagram @daquipraliviagem. Me conta se você conhece a região e o que você achou da cidade. Até a próxima!

 

FOTOS: DAQUIPRALI, GOVERNO DO ESTADO DO ES, PREFEITURA DE SOORETAMA E IMAGENS DA INTERNET

Geylla Sall

sooretama

"sooretamense"

Na década de 40, começou a surgir um pequeno povoado ao norte do município de Linhares. Os primeiros moradores dos quais se tem notícia foram Passos Costa e Manoel Crescêncio dos Santos. Com o passar do tempo, o povoado passou a ser chamado de Córrego Manoel Alves. Em 1950, houve uma grande estiagem que atingiu toda a região Norte do Estado, quando quase todos os córregos secaram, menos o Córrego Manoel Alves , que, por ser um rico manancial, saciava a sede de todos os viventes locais. Foi a partir daí que surgiu o nome Córrego D’água, que passou depois a distrito de Linhares.

 

Já na década de 80, surgiram os primeiros rumores de uma possível emancipação. Mas somente em 1990 um pequeno grupo, muito insistente, resolveu formar uma comissão para que tivesse início o processo. No dia 18 de março desse mesmo ano aconteceu o primeiro plebiscito, que não foi válido, pois o número de eleitores que compareceram as urnas foi inferior a 50%. Menos de 30 dias depois, foi realizado o segundo plebiscito e mais uma vez o povo não compareceu  às urnas. O pequeno grupo insistia, pois acreditava que o desmembramento de Córrego D’Água do município de Linhares só poderia trazer benefícios.

 

Após muitas idas e vindas da comissão à Assembléia Legislativa, na capital, houve a tão esperada modificação na lei, permitindo que o próximo plebiscito tivesse validade independente do número de eleitores que comparecessem às urnas. A partir daí, toda a população, a favor, mobilizou-se e trabalhou inspirada na frase que ficou na história: “Eu quero Sooretama, quero sim”.

 

No dia 13 de março de 1994, foi realizado o terceiro e último plebiscito para a emancipação e no dia 31 de março de 1994, através da Lei Estadual nº 4.693, sancionada pelo Governador Albuíno Azevedo, nasceu o Município de Sooretama, desmembrado de Linhares.

 

Em 03 de outubro de 1996, realizou-se a primeira eleição para prefeito, vice- prefeito e vereadores. Foram eleitos o Prefeito Esmael Nunes Loureiro, o Vice – Prefeito Antônio Maximiano dos Santos e os Vereadores Paulino Irineu Broedel, Nelcy Correia, David Hupp, Geraldo do Livramento, Luiz Fernando Gouvêa, Francisco de Assis Bittencourt, Jair Fabres Pinto, José Elias Ferreira e Moacir Camiletti. 

Fonte: Secretaria de Estado do Turismo – SETUR/ES 

SUGESTÃO DE VÍDEO

MAPA DO ES

DISTÂNCIAS CIDADES

Afonso Cláudio
Água Doce do Norte
Águia Branca
Alegre
Alfredo Chaves
Alto Rio Novo
Anchieta
Apiacá
Aracruz
Atílio Vivácqua
Baixo Guandu
Barra de São Francisco
Boa Esperança
Bom Jesus do Norte
Brejetuba
Cachoeiro de Itapemirim
Cariacica
Castelo
Colatina
Conceição da Barra
Conceição do Castelo
Divino de São Lourenço
Domingos Martins
Dores do Rio Preto
Ecoporanga
Fundão

Governador Lindenberg
Guaçuí
Guarapari
Ibatiba
Ibiraçu
Ibitirama
Iconha
Irupi
Itaguaçu
Itapemirim
Itarana
Iúna
Jaguaré
Jerônimo Monteiro
João Neiva
Laranja da Terra
Linhares
Mantenópolis
Marataízes
Marechal Floriano
Marilândia
Mimoso do Sul
Montanha
Mucurici
Muniz Freire
Muqui
Nova Venécia
Pancas
Pedro Canário
Pinheiros
Piúma
Ponto Belo
Presidente Kennedy
Rio Bananal
Rio Novo do Sul
Santa Leopoldina
Santa Maria de Jetibá
Santa Teresa
São Domingos do Norte
São Gabriel da Palha
São José do Calçado
São Mateus
São Roque do Canaã
Serra
Sooretama
Vargem Alta
Venda Nova do Imigrante
Viana
Vila Pavão
Vila Valério
Vila Velha
VITÓRIA

… 138km
… 293km
… 220km
… 198km
… 82km
… 227km
… 81km
… 203km
… 84km
… 148km
… 177km
… 264km
… 282km
… 217km
… 147km
… 135km
… 17km
… 142km
… 135km
… 254km
… 123km
… 234km
… 46km
… 236km
… 320km
… 55km
… 202km
… 210km
… 53km
… 171km
… 71km
… 236km
… 90km
… 202km
… 137km
… 116km
… 127km
… 186km
… 202km
… 170km
… 81km
… 152km
… 138km
… 260km
… 124km
… 47km
… 163km
… 179km
… 340km
… 353km
… 169km
… 162km
… 255km
… 189km
… 271km
… 286km
… 86km
… 357km
… 151km
… 179km
… 105km
… 46km
… 87km
… 83km
… 189km
… 213km
… 239km
… 212km
… 113km
… 28km
… 159km
… 138km
… 104km
… 22km
… 287km
… 238km
… 12km
… 0km

Daquiprali 2022 | Todos os Direitos REservados