São Domingos do Norte

Um castelo em São Domingos do Norte!

O município de São Domingos do Norte surgiu como uma vila no início do século XX, quando os colonizadores começaram a desbravar o Norte do Estado. Conta a história que um agrimensor chamado Bortolo chegou com sua equipe na cidade para medir as terras num domingo, razão pela qual batizaram a cidade de São Domingos.

 

São Domingos do Norte é conhecida como a capital do camarão da água doce, tem até um Centro de Aquicultura onde são comercializados estas espécimes de vários aquicultores da cidade.

 

Conhecer as principais atrações turísticas de São Domingos do Norte em um final de semana é perfeitamente possível.

Igreja Matriz São Domingos é uma das principais atrações turísticas da cidade. Fica na rua principal, não tem como passar por ela e não ver. No seu interior, as paredes são verdes (tipo caldo-de-cana) e possui vitrais nas janelas da frente.

Na entrada da igreja, possui um Coreto e em sua lateral está a Gruta Nossa Senhora da Aparecida.

Um castelo, isso mesmo! Em São Domingos do Norte tem um castelo! 

Mauro Damonte, empresário é o responsável pela atração, ele ficou encantado ao ver os castelos em uma viagem ao exterior, e pensou por que não? Retornando ao Brasil, ele comprou o terreno, rascunhou o projeto, construiu o castelo e deu o nome da sua filha Castelo Monte Isa. O local, aberto ao público, é um cerimonial, Mauro aluga o espaço para eventos, especialmente para casamentos.

Passei por duas praças bem cuidadas: a Praça Maria Adão e a Praça Silvestre Vazzoler.

Atração que atrai pessoas de todos os municípios vizinhos é a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, localizada na Fazenda Bruni, a 20 km do centro, dentro de uma mata, cercada por natureza, animais, lago e árvores nativas. Diz a história que um morador teve sua graça alcançada por Nossa Senhora de Lourdes e ele prometeu, que realizaria missas para que outros fiéis também pudessem ter suas preces atendidas. A tradição se mantém viva e todos os sábados, às 15h, as pessoas se reúnem para celebrarem uma missa.

Pela cidade, passei pela Câmara Municipal, Córrego Dúmer, Córrego Santa Helena e pelo Estádio.

Além desses, possui outros pontos turísticos que não fui como Buraco da Cobra, Famoso Lixão, Igreja Cristo Rei, Orelhão (no meio da BR) e a Pedra de Nossa Senhora da Aparecida.

 

E assim, foi minha passagem pelo município de São Domingos do Norte… Fica aqui a minha sugestão. Prontos para a próxima viagem? Continuem acompanhando a coluna e o programa DAQUIPRALI na Rede TV! E quero a participação de vocês através do Instagram @daquipraliviagem. Me conta se você conhece a região e o que você achou da cidade. Até a próxima!

 

FOTOS: DAQUIPRALI, GOVERNO DO ESTADO DO ES E PREFEITURA DE SÃO DOMINGOS DO NORTE

Geylla Sall

SÃO DOMINGOS
DO NORTE

"dominguense"

Um município ainda jovem,  desmembrado de Colatina apenas em 1990. Data o início de sua história por volta do ano de 1920 onde cinco imigrantes provenientes da região de São Gabriel da Palha (Bertolo Malacarne, Francisco Malacarne, José Mesquita, João Francisco e Nelson Pinto da Costa) desceram pela cachoeira da onça, no rio São José, onde encontraram uma afluente (atual rio São Domingos) e resolveram seguir contra a jusante no objetivo de encontrar um bom lugar para erguer um povoado. Num dia sem alimento, comeram Sabiá, fato que deu nome ao atual lugar de Origem: “Sabiá”. Não sabendo que este Córrego já estava batizado de São Gonçalo, batizaram-no de Córrego São Domingos, por ser numa tarde de domingo, em junho de 1926. 

 


Bertolo Malacarne, filho de imigrantes italianos, foi um colonizador que atuou por todo o norte do Espírito Santo. Bertolo colonizou todo o vale do córrego São Domingos, desde a atual entrada de Novo Brasil até o Rio São José, onde se instalou as tradicionais famílias de imigrantes italianas, alemãs e principalmente polonesa. Para o núcleo do povoado, Bertolo trouxe na década de 30, muitos aventureiros, se destacam Clário Espíndula, Henrique Santana e Orlando Bortolotti. 

 


Por muitos anos, o lugar mais povoado e mais importante foi o Sabiá mas a antiga estrada para Águia Branca começou deslocar novos imigrantes para onde hoje é a Sede Municipal de São Domingos do Norte que a partir de 1940 teve um rápido crescimento populacional. Em 1956 passou a ser oficialmente distrito da cidade de Colatina, emancipado em 1958, o prefeito de Colatina da época, Raul Gilbert, recorreu à justiça e reverteu a emancipação. Na segunda metade do Século XX, São Domingos foi uma região muito próspera tendo sua economia baseada em colheita e beneficiamento de café, mas após os anos 80, a popularização da estrada que liga Colatina à São Gabriel, dois importantes centros urbanos próximos à são Domingos, tirou a evidência e o crescimento da cidade que conta hoje com um dos menores crescimentos urbanos do Estado do Espírito Santo. Em 1990 o distrito desmembra da cidade de Colatina e se emancipa definitivamente com o nome de São Domingos do Norte.

 

Fonte: Secretaria de Estado do Turismo – SETUR/ES 

SUGESTÃO DE VÍDEO

MAPA DO ES

DISTÂNCIAS CIDADES

Afonso Cláudio
Água Doce do Norte
Águia Branca
Alegre
Alfredo Chaves
Alto Rio Novo
Anchieta
Apiacá
Aracruz
Atílio Vivácqua
Baixo Guandu
Barra de São Francisco
Boa Esperança
Bom Jesus do Norte
Brejetuba
Cachoeiro de Itapemirim
Cariacica
Castelo
Colatina
Conceição da Barra
Conceição do Castelo
Divino de São Lourenço
Domingos Martins
Dores do Rio Preto
Ecoporanga
Fundão

Governador Lindenberg
Guaçuí
Guarapari
Ibatiba
Ibiraçu
Ibitirama
Iconha
Irupi
Itaguaçu
Itapemirim
Itarana
Iúna
Jaguaré
Jerônimo Monteiro
João Neiva
Laranja da Terra
Linhares
Mantenópolis
Marataízes
Marechal Floriano
Marilândia
Mimoso do Sul
Montanha
Mucurici
Muniz Freire
Muqui
Nova Venécia
Pancas
Pedro Canário
Pinheiros
Piúma
Ponto Belo
Presidente Kennedy
Rio Bananal
Rio Novo do Sul
Santa Leopoldina
Santa Maria de Jetibá
Santa Teresa
São Domingos do Norte
São Gabriel da Palha
São José do Calçado
São Mateus
São Roque do Canaã
Serra
Sooretama
Vargem Alta
Venda Nova do Imigrante
Viana
Vila Pavão
Vila Valério
Vila Velha
VITÓRIA

… 138km
… 293km
… 220km
… 198km
… 82km
… 227km
… 81km
… 203km
… 84km
… 148km
… 177km
… 264km
… 282km
… 217km
… 147km
… 135km
… 17km
… 142km
… 135km
… 254km
… 123km
… 234km
… 46km
… 236km
… 320km
… 55km
… 202km
… 210km
… 53km
… 171km
… 71km
… 236km
… 90km
… 202km
… 137km
… 116km
… 127km
… 186km
… 202km
… 170km
… 81km
… 152km
… 138km
… 260km
… 124km
… 47km
… 163km
… 179km
… 340km
… 353km
… 169km
… 162km
… 255km
… 189km
… 271km
… 286km
… 86km
… 357km
… 151km
… 179km
… 105km
… 46km
… 87km
… 83km
… 189km
… 213km
… 239km
… 212km
… 113km
… 28km
… 159km
… 138km
… 104km
… 22km
… 287km
… 238km
… 12km
… 0km

Daquiprali 2022 | Todos os Direitos REservados