São Gabriel da Palha

Um arcanjo protege a cidade

São Gabriel da Palha me despertou a atenção em querer conhecer devido aos seus ofurôs naturais, sendo assim, peguei um bus e fui em busca desta aventura.

 

O município de São Gabriel da Palha foi desmembrado do município de Colatina em 1963. Para explicar o nome da cidade existem duas versões: a primeira é que um pescador exercia suas atividades no Rio São José, nas proximidades da Cachoeira da Onça, de nome João Gabriel, pessoa boa, que desejava o bem para a comunidade. Com o seu falecimento, a população local homenageou-o carinhosamente.

 

A segunda versão conta que devido à chegada do desbravador Bértolo Malacarne coincidir com o dia em que a Igreja Católica comemora o dia do Arcanjo Gabriel, denominaram o Córrego e o município de São Gabriel.

 

O complemento “da Palha” é uma referência às primeiras casas, erradicas por volta de 1937, que possuíam cobertura de palha de palmito, essas pequenas casas ou palhoças, carinhosamente chamadas por seus moradores, que tinham seus tetos cobertos por palhas.

 

O letreiro com nome da cidade fica um pouco à frente da estátua do Colono.

Fiquei curiosa quando me disseram que a loja Ana Noivas era um point na cidade, na verdade é uma loja de vestidos de noiva e uma casa de festas com uma área muito bonita onde as noivas tiram fotos, fica a dica então… 

As cachoeiras da cidade são Cachoeira do Bley, Cachoeira do Sete e a Cachoeira dos Três Pontões, Cachoeira da Cabra, além dessas tem a Cachoeira da Onça que fica na entrada da cidade, suas águas represadas dão um show de beleza, em especial quando o volume da água aumenta.

Outra opção para relaxar é Córrego São José dá pra passar o dia, não tem infraestrutura.

Queria muito conhecer o Parque Clube da Ilha, foi o atrativo que me levou à cidade, então chamei um táxi, pois me falaram que era longe e só de carro chegaria ao local, a estrada não é asfaltada, mas ainda assim vale a pena conhecer o espaço. Aos fins de semana, o espaço fica sempre cheio ainda mais que possui infraestrutura, o espaço rústico possui um restaurante-bar com almoço, petiscos e bebidas. No local uma cachoeira, dois ofurôs naturais e piscinas de pedra também natural, além de mini tirolesa para a criançada, o espaço também possui quartos para quem quiser dormir por lá. O local não cobra entrada e permite a entrada com alimentos, desde que se consuma a bebida do local. Foi uma delícia passar o dia lá e amei os ofurôs naturais.

Quem for de aventura, São Gabriel reserva a Pedra de Itaúna e a Pedra do Bananal.

Igreja Santa Maria Gorete é pequenina, uma graça.

 

Igreja São Gabriel foi a primeira da região e guarda a imagem do santo padroeiro da cidade e que cedeu parte do nome da cidade, possui ainda uma torre com relógio, uma cruz na frente e uma gruta abaixo, na escada.

Algumas praças se destacam entre elas a Praça Barão do Rio Branco, Praça Vicente Glazar, Praça do Colono, que é onde está a estátua do colono com a peneira de café na mão, pois a cidade é referência quando fala de café conilon, se destaca como a mais importante cooperativa agrária de cafeicultores e conilon do mundo. Além do café ganham atenção o feijão, o milho, a mandioca, o coco e o gado leiteiro.

 

A Praça Aurélio Bastianello, também conhecida como a Praça do café é diferenciada, me remeteu ao Parque Güell de Barcelona devido aos mosaicos de azulejos por todo o parque e um Chafariz.

À noite, as pessoas se reúnem na rua da praça principal para conversar e comer  guloseimas…

E assim, foi minha passagem pelo município de São Gabriel da Palha… Fica aqui a minha sugestão. Prontos para a próxima viagem? Continuem acompanhando a coluna e o programa DAQUIPRALI na RedeTV! E quero a participação de vocês através do Instagram @daquipraliviagem. Me conta se você conhece a região e o que você achou da cidade. Até a próxima!

 

FOTOS: DAQUIPRALI, GOVERNO DO ESTADO DO ES, PREFEITURA DE SÃO GABRIEL DA PALHA E IMAGENS DA INTERNET

Geylla Sall

SÃO GABRIEL
DA PALHA

"GABRIELEnse"

O município de São Gabriel da Palha localiza-se na região Noroeste do Estado do Espírito Santo e limita-se ao norte com Nova Venécia e São Mateus, ao sul com São Domingos do Norte, a leste com Vila Valério e a oeste com Águia Branca. Possui um relevo fortemente ondulado e montanhoso, com uma altitude de 180 metros, possuindo em alguns locais altitudes a 400 metros acima do nível do mar.

Imaginem uma clareira aberta à foice, machado e facão no meio da mata, perto de um córrego que abastecia de água os primeiros colononizadores. Imaginem ainda as primeiras palhoças construídas nessa clareira, feitas de barro, madeira e cobertas de palha. Era assim, em sua origem, a povoação de São Gabriel da Palha. O nome Palha, quase um sobrenome, foi devido aos tetos de palhoças construídas pelos primeiros colonizadores do lugar.

Bertolo Malacarne foi um deles. E também Anísio Matias (ajudante e imediato de Malacarne) e sua mulher Dona Pequena que colaborou na fiscalização e na distribuição de lotes de terra para os colonos.

Foi por volta de 1920 que as autoridades governamentais sentiram a necessidade de colonizar essa região, onde as terras ainda eram desabitadas pela civilização. A região que pertence ao município de São Gabriel da Palha, pertenceu, até a data de sua emancipação, ocorrida no ano de 1963, ao município de Colatina. No início do atual século, colonos de origem polonesa, alemã e italiana, na busca de terras adaptáveis aos tratos agrícolas, desbravaram a região e nela se fixaram.

 

Em 1927, Bertolo Malacarne fundou no local onde se encontra a cidade gabrielense uma povoação, cujas casas eram cobertas por palha, advindo daí a denominação São Gabriel da Palha. A Lei nº 1837, de 21/02/1963, criou o município de São Gabriel da Palha, com território desmembrado do município de Colatina. Sua instalação se deu no dia 14/05/1963, data em que a cidade comemora a sua emancipação.

Fonte: Secretaria de Estado do Turismo – SETUR/ES 

SUGESTÃO DE VÍDEO

MAPA DO ES

DISTÂNCIAS CIDADES

Afonso Cláudio
Água Doce do Norte
Águia Branca
Alegre
Alfredo Chaves
Alto Rio Novo
Anchieta
Apiacá
Aracruz
Atílio Vivácqua
Baixo Guandu
Barra de São Francisco
Boa Esperança
Bom Jesus do Norte
Brejetuba
Cachoeiro de Itapemirim
Cariacica
Castelo
Colatina
Conceição da Barra
Conceição do Castelo
Divino de São Lourenço
Domingos Martins
Dores do Rio Preto
Ecoporanga
Fundão

Governador Lindenberg
Guaçuí
Guarapari
Ibatiba
Ibiraçu
Ibitirama
Iconha
Irupi
Itaguaçu
Itapemirim
Itarana
Iúna
Jaguaré
Jerônimo Monteiro
João Neiva
Laranja da Terra
Linhares
Mantenópolis
Marataízes
Marechal Floriano
Marilândia
Mimoso do Sul
Montanha
Mucurici
Muniz Freire
Muqui
Nova Venécia
Pancas
Pedro Canário
Pinheiros
Piúma
Ponto Belo
Presidente Kennedy
Rio Bananal
Rio Novo do Sul
Santa Leopoldina
Santa Maria de Jetibá
Santa Teresa
São Domingos do Norte
São Gabriel da Palha
São José do Calçado
São Mateus
São Roque do Canaã
Serra
Sooretama
Vargem Alta
Venda Nova do Imigrante
Viana
Vila Pavão
Vila Valério
Vila Velha
VITÓRIA

… 138km
… 293km
… 220km
… 198km
… 82km
… 227km
… 81km
… 203km
… 84km
… 148km
… 177km
… 264km
… 282km
… 217km
… 147km
… 135km
… 17km
… 142km
… 135km
… 254km
… 123km
… 234km
… 46km
… 236km
… 320km
… 55km
… 202km
… 210km
… 53km
… 171km
… 71km
… 236km
… 90km
… 202km
… 137km
… 116km
… 127km
… 186km
… 202km
… 170km
… 81km
… 152km
… 138km
… 260km
… 124km
… 47km
… 163km
… 179km
… 340km
… 353km
… 169km
… 162km
… 255km
… 189km
… 271km
… 286km
… 86km
… 357km
… 151km
… 179km
… 105km
… 46km
… 87km
… 83km
… 189km
… 213km
… 239km
… 212km
… 113km
… 28km
… 159km
… 138km
… 104km
… 22km
… 287km
… 238km
… 12km
… 0km

Daquiprali 2022 | Todos os Direitos REservados