Cachoeiro de Itapemirim

Meu pequeno Cachoeiro

Cachoeiro de Itapemirim também é conhecida como a Princesa do Sul e a Capital Secreta do Mundo, é responsável por 80% do mercado nacional de mármore.

 

A cidade se tornou nacionalmente conhecida por ser a terra natal de Roberto Carlos, e também por causa da música “Meu Pequeno Cachoeiro”, cantada por ele, Cachoeiro também foi berço do maior cronista da língua portuguesa, Rubem Braga.

Entre os espaços mais concorridos para turistar está a Casa de Cultura Roberto Carlos, onde nasceu e viveu o cantor até os 13 anos de idade, o local abriga discos, fotos, quadros, piano e outros objetos que contam a trajetória do artista. No mês de abril, aniversário do rei, é possível realizar o “City tour afetivo do rei” que possibilita conhecer locais que marcaram a trajetória de Roberto Carlos na cidade. Os degraus das escadas que dão acesso à casa azul é decorada com notas musicais, tem também um violão feito de planta no jardim e um quadro azul que eu fiquei encantada com referências dos grandes sucessos do rei.

Outro destaque da região é a Fábrica de Pios Maurílio Coelho, a única da América Latina que produz pios artesanais, os mais de 40 modelos, que imitam fielmente o canto de aves. A fábrica foi fundada por Maurílio Coelho, em 1903. As peças são esculpidas em madeira nobre e, desde 1972, são exportadas para muitos países. Antigamente eram utilizados para caça, hoje, por estudiosos, biólogos, ambientalistas e observadores de pássaros ou ainda para enfeitar melodias de músicas.

Na Praça da Poesia são realizados vários eventos culturais, além de ponto de encontro dos cachoeirenses.

 

Localizada à beira do Rio Itapemirim, a Praça de Fátima é um dos principais espaços de lazer. O local é arborizado, possui parquinho, locais para descanso, pista de skate e academia popular. Há também um espaço coberto, chamado de Circo da Cultura, que eventualmente recebe atrações culturais.

 

Praça Jerônimo Monteiro é a principal praça da cidade, foi a praça que eu mais gostei, além de ser um dos principais pontos de encontro, a praça possui um chafariz, adoro quando a cidade tem chafariz  em funcionamento. A famosa canção: “a mesma praça, o mesmo banco, as mesmas flores, o mesmo jardim” foi criada por Carlos Imperial, filho ilustre de Cachoeiro, em referência a esta praça, que inclusive, você vai ver um busto que homenageia o escritor cachoeirense.

Inaugurada em 1910, a Ponte Demisthóclides Baptista fazia parte da ferrovia Vitória x Cachoeiro de Itapemirim. Sua estrutura foi construída na Inglaterra, em blocos para ser montada na cidade. Recebeu este nome em homenagem a um importante líder sindical da cidade.

Construído em 1906, a Casa dos Braga, um casarão em estilo colonial português, foi tombado em 1985, como Patrimônio histórico municipal, declarada de utilidade pública, por ali terem vivido os irmãos Newton e Rubem Braga, filhos do Coronel Francisco de Carvalho Braga, primeiro prefeito da cidade, hoje abriga a biblioteca municipal com mais de 20.000 livros.

Murais urbanos trata-se de diversas pinturas culturais, musicais, celebridades, personagens do folclore local e pedaços marcantes da história da cidade. Um dos artistas responsável pelos grafites é Rudson Costa. Me lembrou o Beco do Batman, em São Paulo, em suas cores e temas variados.

Palácio Bernardino Monteiro é onde atualmente funciona a sede da prefeitura e abriga a Sala de Exposições Levino Fanzeres e o Arquivo Público do município. A edificação, em estilo eclético, é um patrimônio histórico, tombado pelo Conselho Estadual de Cultura mas já foi um renomado Colégio, o Grupo Escolar Bernardino Monteiro, o primeiro do Sul do Estado e o segundo grupo escolar do Espírito Santo.

Inaugurada em 1930, a Estação Ferroviária transportava café e passageiros do Rio de Janeiro ao Espírito Santo. Hoje, o espaço abriga o Museu Ferroviário Domingos Lage com um acervo de registros fotográficos, documentos, mobília e objetos que contam a trajetória da antiga linha férrea Leopoldina Railway. É uma imersão ao passado ficar ali observando cada item do acervo.

A Igreja Nosso Senhor dos Passos foi inaugurada em 1882 a mando do Capitão Francisco de Souza Monteiro, também conhecida como “Matriz Velha”, símbolo da religiosidade local, o prédio foi tombado como Patrimônio Histórico Material.

 

A Catedral de São Pedro, igreja matriz foi inaugurada em 1949, após 10 anos de construção. Sua fachada em estilo gótico destaca-se por seus belíssimos vitrais retratando São Pedro, padroeiro do município, em passagens bíblicas.

Teatro Municipal Rubem Braga, um espaço para apresentações artísticas foi inaugurado em 28 de abril de 2000, sua capacidade é para 292 pessoas. O teatro recebeu este nome para homenagear o grande cronista local, Rubem Braga. Tive a oportunidade de assistir a ópera Cosí fan tutte, de Mozart neste teatro, normalmente não coincide estar na cidade e ter programação no teatro.  

Construção histórica datada de 1920, a Casa da Memória foi tombada como patrimônio histórico em 1996. Atualmente abriga o Centro de Atendimento ao Turista apresentando o melhor de Cachoeiro aos visitantes.

Pedra da Penha, considerado o ponto mais alto do município, a atração natural, é também religiosa. Por volta de 1930, o Sr. Ernesto Pancini construiu um altar com a imagem de Nossa Senhora da Penha, padroeira do Espírito Santo, aos pés da pedra, com isso, há 90 anos os moradores da região, sobem a pedra após a Páscoa. A trilha tem 2 km de subida e o topo da pedra fica 1200m de altitude. O morro da Pedra também é propício para prática de esportes radicais e conta com um mirante para apreciar ainda mais a bela vista.

 

Na área urbana de Cachoeiro está a Pedra do Caramba e a Pedra do Índio. No local há um mirante a cerca de 700 metros de altitude que dá para ver até o litoral.

Parque Natural Municipal do Itabira com cerca de 160 hectares e 175 metros de altitude foi criado em 1988 e preserva o patrimônio natural da região, sua principal atração é o Pico (ou Pedra) do Itabira cujo nome vem do tupi-guarani significa “pedra empinada”, possui aproximadamente 700 metros de altitude e seu formato se assemelha a um dedo indicador apontado para o céu, é uma pedra muito bonita para ser admirada. O entorno do pico foi tombado como Parque Municipal em 1988.

 

A Pedra da Ema fica no bucólico Distrito de Burarama e desperta atenção e curiosidade pois de acordo com a posição do sol (entre 14 e 15h30), uma saliência da pedra forma a figura de uma ema, que pode ser observado no mirante. Dizem que junho e setembro são os melhores meses para ver a ema. Infelizmente não vi a pedra de pertinho e ainda tem a Pedra do Cruzeiro e a Pedra da Igrejinha.

O monumento natural Frade e a Freira pode ser visto de longe em vários pontos da cidade, até mesmo da estrada, passando na rodovia é possível admirar o cartão postal da cidade. A pedra do Frade e a Freira é uma formação rochosa com dois picos a 683 metros de altitude. São duas rochas gigantescas que lembram as formas de um frade e uma freira como se tivessem sido esculpidas. 

Apesar de estar localizada entre os municípios de Itapemirim, Vargem Alta, Cachoeiro de Itapemirim e Rio Novo do Sul, o acesso até a pedra só é possível pelo município de Itapemirim. Para subir o monumento, me hospedei na pousada Chalés do Frade, assim, ficou bem tranquila a minha subida, pois a pedra era praticamente dentro da pousada, a subida bem fácil, mas isso você confere no artigo sobre Itapemirim.

Entre as inúmeras cachoeiras da região, a Cachoeira Alta é a que mais chama a atenção. Com uma queda de 100 metros de altura e águas cristalinas, possui uma flora diversificada, local para recreação e piscinas naturais. As fendas na cachoeira são moradas de andorinhas que à noite passam entre as águas para se abrigarem e dormir. A cachoeira fica em propriedade privada, dependendo da época a entrada é gratuita. Lá você vai encontrar barzinho e apesar de não ter uma área de camping, (possui banheiros) o espaço permite acampar cobrando uma pequena taxa.

 

Cachoeira do Kiko, também conhecida por Cachoeira de Forquilha, é pequena, sua queda deságua num poço de águas cristalinas. Fica em propriedade particular, mas não há cobrança alguma ou restrição de horário para entrar.

 

Cachoeira de Bom Jardim tem apenas 9 metros de altura, mas oferece área para banho, espaço para piquenique e churrasco e conta também com um bar, onde tem comidinhas. A cachoeira fica numa uma área privada, porém é aberta à visitação. Ainda tem também a Cachoeira Abundância, Cachoeira da Prata e a Cachoeira do Centro.

Na Reserva Cafundó é possível fazer trilhas e passeios à cavalo, possui restaurante com cozinha caipira e muita área verde para passar um dia descansando e curtindo a natureza.

 

Atrações turísticas que não fui: Floresta Nacional de Pacotuba, Mirante Alto Formoso, Morro das andorinhas,  Bacia do Rio Itapemirim, Bravo Poker Clube, Comunidade Quilombola de Monte Alegre, Ilha do Meirelles, Museu de Ciência e Tecnologia e a Rampa de Parapente do Mirante.

 

E assim, foi minha passagem pelo município de Cachoeiro de Itapemirim… Fica aqui a minha sugestão. Prontos para a próxima viagem? Continuem acompanhando a coluna e o programa DAQUIPRALI na Rede TV! E quero a participação de vocês através do Instagram @daquipraliviagem. Me conta se você conhece a região e o que você achou da cidade. Até a próxima!

 

FOTOS: DAQUIPRALI, GOVERNO DO ESTADO DO ES E PREFEITURA DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

Geylla Sall

CACHOEIRO DE
ITAPEMIRIM

"cachoeirense"

Cachoeiro de Itapemirim possui uma área de 892 km², com uma população aproximada de 201.259 habitantes, segundo dados do IBGE para o ano de 2009. Faz limites com os municípios de Vargem Alta, Castelo, Alegre, Muqui, Presidente Kennedy, Jerônimo Monteiro, Atílio Vivácqua e Itapemirim.


O clima é o tropical quente úmido, com temperatura média anual de 23°C e estação chuvosa no período do verão. A cidade também é conhecida como a Princesa do Sul e a Capital Secreta do Mundo e atualmente destaca-se economicamente nos setores de extração mineral, agricultura, indústria e pecuária. Possui um forte polo industrial e comercial, sendo responsável pelo abastecimento de 80% do mercado nacional de mármore.

Nossa história tem início no ano de 1812, quando o donatário da capitania do Estado, Francisco Alberto Rubim, teve a tarefa de desenvolver o povoamento em nosso Estado. A região era dominada pelos temidos índios Puris que, porém, não chegaram a ser obstáculo aos primeiros desbravadores, atraídos pelo ouro nas minas descobertas nas regiões compreendidas por Castelo.


Em 1864, Cachoeiro deixa de pertencer a Itapemirim. A cidade, apesar de não ser a capital, foi pioneira no Estado em vários aspectos. Um deles, por exemplo, era que Cachoeiro teve acesso por ferrovia ao Rio de Janeiro, então capital brasileira, antes mesmo de Vitória. A partir da década de oitenta até os dias de hoje, o ramo de maior desenvoltura na economia municipal é de extração de minerais, classificando o município de Capital do Mármore e Granito.


Hoje, o município de Cachoeiro de Itapemirim é o núcleo urbano mais importante do Sul do Estado do Espírito Santo, estando situado na sua parte central a uma distância de 136 quilômetros de Vitória, beneficiado por boas rodovias que permitem a concentração e a distribuição de bens e serviços para municípios vizinhos. Cachoeiro de Itapemirim polariza econômica e politicamente um conjunto de 20 municípios, que formam a região macrosul, onde residem 15,7% da população capixaba, ocupando 17,7% do território estadual.


Fonte: Secretaria de Estado do Turismo – SETUR/ES 

sugestão de vídeo

GUIA TURÍSTICO

MAPA DO ES

DISTÂNCIAS CIDADES

Afonso Cláudio
Água Doce do Norte
Águia Branca
Alegre
Alfredo Chaves
Alto Rio Novo
Anchieta
Apiacá
Aracruz
Atílio Vivácqua
Baixo Guandu
Barra de São Francisco
Boa Esperança
Bom Jesus do Norte
Brejetuba
Cachoeiro de Itapemirim
Cariacica
Castelo
Colatina
Conceição da Barra
Conceição do Castelo
Divino de São Lourenço
Domingos Martins
Dores do Rio Preto
Ecoporanga
Fundão

Governador Lindenberg
Guaçuí
Guarapari
Ibatiba
Ibiraçu
Ibitirama
Iconha
Irupi
Itaguaçu
Itapemirim
Itarana
Iúna
Jaguaré
Jerônimo Monteiro
João Neiva
Laranja da Terra
Linhares
Mantenópolis
Marataízes
Marechal Floriano
Marilândia
Mimoso do Sul
Montanha
Mucurici
Muniz Freire
Muqui
Nova Venécia
Pancas
Pedro Canário
Pinheiros
Piúma
Ponto Belo
Presidente Kennedy
Rio Bananal
Rio Novo do Sul
Santa Leopoldina
Santa Maria de Jetibá
Santa Teresa
São Domingos do Norte
São Gabriel da Palha
São José do Calçado
São Mateus
São Roque do Canaã
Serra
Sooretama
Vargem Alta
Venda Nova do Imigrante
Viana
Vila Pavão
Vila Valério
Vila Velha
VITÓRIA

… 138km
… 293km
… 220km
… 198km
… 82km
… 227km
… 81km
… 203km
… 84km
… 148km
… 177km
… 264km
… 282km
… 217km
… 147km
… 135km
… 17km
… 142km
… 135km
… 254km
… 123km
… 234km
… 46km
… 236km
… 320km
… 55km
… 202km
… 210km
… 53km
… 171km
… 71km
… 236km
… 90km
… 202km
… 137km
… 116km
… 127km
… 186km
… 202km
… 170km
… 81km
… 152km
… 138km
… 260km
… 124km
… 47km
… 163km
… 179km
… 340km
… 353km
… 169km
… 162km
… 255km
… 189km
… 271km
… 286km
… 86km
… 357km
… 151km
… 179km
… 105km
… 46km
… 87km
… 83km
… 189km
… 213km
… 239km
… 212km
… 113km
… 28km
… 159km
… 138km
… 104km
… 22km
… 287km
… 238km
… 12km
… 0km

Daquiprali 2022 | Todos os Direitos REservados